TUTOR - O COACH À SERVIÇO DA EDUCAÇÃO



TUTOR - O COACH À SERVIÇO DA EDUCAÇÃO: UM PERCURSO DA FACULDADE ENIAC

 

Não sei porque razão, mas quando me refiro a coaching e mentoring sempre penso em você.  Diz CHIAVENATO  (2002) à sua secretária.

 

Prestes a completar 25 anos, o Colégio e Faculdade Eniac, é uma das maiores e mais importantes instituições de ensino particular da cidade de Guarulhos.O Eniac é a número 1° no ranking do MEC, seus cursos são reconhecidos e certificados  com conceitos que variam de bom a muito bom.

O desempenho da instituição é atribuído a uma série de inovações tecnológicas, além de ter o primeiro prédio sustentável da cidade de Guarulhos, o que é um motivo de orgulho para todos da instituição. Mas, não é só a parte estrutural e tecnológica da instituição que faz a n°1 no conceito do MEC, o seu sucesso está diretamente ligado aos seus colaboradores, dentre eles a equipe da tutoria.

Tutoria Segundo AURÉLIO (2001:693), é o indivíduo legalmente incumbido de tutelar alguém; protetor; estaca com que se ampara um arbusto ou árvore flexível. Em Espanhol: Tutor, em Inglês é; Guardian, em Francês é Tuteur, em Alemão é Vormund e em Italiano é Tutore.

Muito além desses significados o tutor é uma figura singular que atua nas bases da instituição, uma liderança nas várias áreas da Faculdade, atendendo a professores e alunos nas salas de aula e/ou na biblioteca.  O tutor é uma espécie de trainee de professores, são profissionais que estão sendo capacitados para assumir salas de aula num futuro próximo, daí a necessidade desses profissionais atuarem nas bases, frente a frente com os alunos dentro e fora da sala de aula. A equipe da tutoria é composta por profissionais de diversas áreas do conhecimento, dentre elas informática, logística, finanças, recursos humanos, entre outras, o efetivos de tutores atualmente tem 16 profissionais.

“Tutoria no contexto da Wikipédia (2009), é também chamada de mentoring, um método muito utilizado para efetivar uma interação pedagógica. Os tutores acompanham e comunicam-se com seus alunos de forma sistemática, planejando, dentre outras coisas, o seu desenvolvimento e avaliando a eficiência de suas orientações de modo a resolver problemas que possam ocorrer durante o processo. Uma de suas aplicações, por exemplo, pode ser dentro do processo pedagógico aplicado em instituições educacionais, onde exista a tendência de desistência do aluno frente aos desafios encontrados. Neste caso, o contato com o aluno começa pelo conhecimento de toda a estrutura do curso e é necessário que o acompanhamento ocorra com freqüência regular, de forma rápida e eficaz”.

 

Na Faculdade Eniac, o tutor trabalha como uma espécie de coaching acadêmico. Para CHIAVENATO, (2002:41) o coaching é um relacionamento, onde o coach, neste caso o tutor, se compromete a apoiar e ajudar o aprendiz para que ele possa atingir o seu objetivo. O aprendiz é o aluno que está em busca de galgar os degraus rumo a sua formação profissional. É imprescindível que o tutor tenha a máxima sensibilidade para entender as necessidades do aluno e transformar tais necessidades em competências e habilidades.

Ainda considerando o pensamento de CHIAVENATO (2002:41) o coaching é um relacionamento que produz novas competências. Isso vale tanto para o aprendiz quanto para o próprio coaching.

Pensando o coach acadêmico, o tutor não dá as respostas paras perguntas do aluno, ao contrário o tutor reforça positivamente o aprendizado que o aluno obteve em sala de aula, levando-o a fazer as perguntas certas. Isso é uma troca de informações muito rica que agrega valor a todos, alunos, professores, faculdade e ao tutor.

O tutor é o mensageiro de novos paradigmas, ele traz sempre uma perspectiva de mudança. É muito comum alguns alunos ainda se assustarem com o grande volume de atividades que lhes é proposta, e algumas vezes ficam perdidos em meio a tantas responsabilidades. Isso porque os alunos desta instituição em sua maioria, trabalham para custear os seus estudos. (BOOG,1999:04) afirma que trazer novos paradigmas é fazer abandonar idéias velhas e abraçar idéias novas, o tutor então é quem convida o aluno a migrar do mundo velho para o mundo novo. Embora os alunos tenham a consciência que isso é um requisito mínimo para chegar ao seu objetivo é, ou seja, o diploma universitário e ao mercado de trabalho alguns ainda tem dificuldades, cabe então ao tutor motivá-los e os direcioná-los rumo ao seu objetivo. Isso remete a BOOG (1999:08) Quando este diz que vencer as resistências internas a essa mudança é o desafio gerencial a ser superado por aqueles que tem posições de liderança nas organizações.

 O tutor é um orientador que atende a vários tipos de ocorrências que vão de coisas simples como uma troca de senha do ambiente virtual, e desempenha tarefas, as mais complexas como auxiliar e orientar indiretamente a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC’s e Trabalho de conclusão de Módulo - TCM’s. Ele auxilia diretamente na elaboração do Projeto Integrador, que é um projeto em que o aluno desenvolve uma empresa de acordo com a sua área de formação.

O que é preciso para se tornar um Tutor na Faculdade Eniac?

O requisito mínimo para se tornar um tutor, é ter concluído ou estar cursando a Pós-Graduação. Além desses requisitos mínimos, o tutor precisa de uma vasta experiência profissional e faz uso dos conhecimentos funcionais para auxiliar os alunos, o tutor é ágil e pró-ativo está sempre pronto a atender as dúvidas dos alunos e dar suporte aos professores para que todos atinjam os seus objetivos.

Segundo a professora Tânia Marak (2009) da Uninter, ser tutor não é inventar a roda, mas utilizar os conhecimentos que existem ao seu favor. Portanto, o tutor deve ser multidisciplinar englobando competências pessoais e tecnológicas que vão além dos conhecimentos acadêmicos especializados. Ele atua como mediador do processo de aprendizagem que ocorre entre os atores (professor-aluno e aluno-aluno) corroborando no pensamento de Perrenoud, “mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender”. Segundo Laino Schneider (2002), o mercado da educação apresenta um enorme crescimento para o consumo deste profissional e que dele será exigido cada vez mais qualificação

O tutor é um profissional com alto nível de conhecimentos, habilidades e atitudes – CHA. Segundo OROSCO (2006:31) o CHA se traduz em: C que é o  conhecimento, a bagagem profissional e acadêmica que um individuo acumula ao longo da sua vida. H é a habilidade, ou seja, a capacidade de por em prática o seu conhecimento acumulado em prol da organização e de si mesmo, e A é a atitude, ou seja, a postura pró-ativa que faz a diferença no trabalho, que o individuo faz além das suas obrigações.

Fazendo uma conexão com o cenário de atuação do tutor, podemos dizer que o CHA do tutor se resume em: conhecimentos profissionais em diversas áreas do conhecimento. Habilidades acadêmicas, a serviço dessa comunidade. Capacidade de se adaptar as mudanças, pois é necessário estar atendo as necessidades do corpo docente e discente da faculdade e atitude positiva  para atuar nos vários cenários, pois precisa ter a máxima sensibilidade para atender a diferentes tipos de pessoas em suas necessidades.

Acrescido ao CHA ao tutor se faz necessário à empatia e a percepção e a atenção para atender a todos de maneira pró-ativa superando as expectativas inclusive as próprias. A pró-atividade permite ao tutor ir além para atingir a sensação do dever cumprido que é a sua melhor recompensa. A figura do tutor é o que as organizações necessitam, pessoas comprometidas com o objetivo comum à missão da empresa.

 Na faculdade Eniac o tutor atua com foco na sua missão que é educar e formar cidadãos para obter sucesso na vida, sendo competentes no mercado de trabalho, responsáveis socialmente e atuantes na preservação do meio-ambiente, tendo como referência a ética, o diálogo e o respeito com as gerações futuras. (Site Eniac:2009).

Com base nessas premissas o tutor orienta e direciona o comportamento dos alunos, levando-os ao sucesso acadêmico, profissional e pessoal.  Isso é possível porque o mediador atua na resolução de conflitos e solução problemas entre alunos e professores a respeito de notas e avaliações, ou algum ou outro tipo de divergência, embora o método de avaliação seja de inteira responsabilidade do docente o tutor ouve as partes e minimiza os ânimos entre ambos, ou seja, o tutor atua na área, chuta e depois agarra no gol. Segundo OROSCO (2006: 32) o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas é o diferencial competitivo das organizações.

Para conclusão deste trabalho foi colhido na comunidade acadêmica depoimentos de professores e alunos que foram assistidos mais de seis meses pelos tutores, tanto em orientação de trabalhos quanto em assistência tecnológica.

 

RELATOS DA COMUNIDADE ACADÊMICA ENIAC ACERCA DO TRABALHO DOS TUTORES:

 

Considero o trabalho dos tutores verdadeiros guias tanto para alunos quanto para professores, principalmente nos períodos iniciais no processo de adaptação à cultura quanto ao sistema ENIAC.

Professora: Mônica Maria Martins de Souza – Graduação e Pós-Graduação.

 

Minha experiência como Coordenador da tutoria durante dois anos foi fundamental para o meu desenvolvimento profissional no âmbito pedagógico e didático. Durante este período tive oportunidades para atuar em sala de aula orientando os alunos quanto a utilização do portal eletrônico, através de aulas de inclusão digital. Em alguns momentos, na ausência dos professores do módulo básico, pude entrar em sala para ministrar a aula através dos slides e aula atividade, adquirindo experiências com um público bem diferente do qual já tinha trabalhado no colégio técnico.

 

 Acredito que o trabalho dos tutores faz muita diferença para os alunos da faculdade, pois muitos alunos apresentam certas dificuldades no início do curso em relação à utilização do portal e também das disciplinas, como  inglês e matemática. É importante ressaltar também o apoio aos alunos no Projeto Integrador, onde a experiência dos tutores com seus próprios projetos e a vivência profissional, contribuem muito para o auxílio dos alunos.  Com este apoio extra-aula, os alunos vão aprimorando o conhecimento adquirido em sala, vencendo seus medos e quebrando paradigmas. Desta forma, entendo que a idéia da tutoria na faculdade é imprescindível para o desenvolvimento dos alunos durante todo o curso.

Professor: Renato José (ex-tutor/coordenador) – Ensino técnico e Graduação.

 

O Tutor é uma pessoa necessária dentro da Faculdade Eniac, sempre que tenho dúvidas sobre livros, computadores peço ajuda ao tutor que sempre nos recebe de bom humor  e atenção , tenho certas limitações e o tutor me apóia com ótimas orientações. Enfim, que a instituição mantenha os tutores dentro da organização.

Aluna: Claudete M. Gama Santos – Gestão em Recursos Humanos.

 

Gostaria de parabenizar a Faculdade pelo trabalho dos tutores. Toda e qualquer dúvida que tive em relação a softwares e/ou livros me foram esclarecidas de forma que não há como deixar de reconhecer o valor e a boa vontade desses profissionais.

Aluno: Renato Prado – Gestão em Recursos Humanos.

 

Os tutores desenvolvem um ótimo trabalho, são profissionais no que fazem, tiram as nossas dúvidas com nitidez satisfazendo a todos, portanto eles estão de parabéns.

Aluno: Vitor Charles Vieira de Oliveira – Processos Gerenciais.

 

É de extrema importância o tutor na faculdade, ele auxilia o aluno nos trabalhos com informações novas que o aluno recebe diariamente. O tutor com empenho e dedicação contribui para a formação do aluno.

Aluna: Sheila Miranda Cabral – Gestão em Recursos humanos.

 

O jornal Folha dirigida vinculou uma matéria intitulada “Tutor, o mediador “, nesse artigo a professora Tânia Marak ,diz que mediar o ensino aprendizagem é ser a ponte entre alunos e professores. Segundo a professora, o tutor atua como mediador do processo de aprendizagem que ocorre entre os atores (professor-aluno e aluno-aluno) corroborando no pensamento de Perrenoud , “mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender”. Segundo Laino Schneider, o mercado da educação apresenta um enorme crescimento para o consumo deste profissional e que dele será exigido cada vez mais qualificação. Na opinião de Marak existe uma escassez de tutores no mercado de trabalho em função da sua alta qualificação. Uma vez que não basta ser um professor de uma disciplina, é necessário dominar várias disciplinas, ter competência interrelacional  e ser um conhecedor de tecnologia da informação e idiomas. Como se pode observar um tutor custa muito mais caro que um professor     

 

A primeira equipe de tutores da Faculdade Eniac foi criada em meados de 2007 e foi montada a partir de uma seleção entre os ex-alunos da instituição. A instituição saiu na frente em relação as outras instituições da região. Este trabalho foi interrompido logo depois e a pedido dos alunos retornou em 2009 com a equipe “UP GRADE 2009”.

Hoje, Os alunos consideram o tutor como uma referencia que segundo FLUSER (1998) conduz o aluno pela mão a caminho do seu objetivo. A cada vitória de aluno o tutor se sente um vencedor, por ser um multiplicador do conhecimento. BEZERRA (2009).

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BOOG,Gustavo Gruneberg. Manual de treinamento e desenvolvimento. Ed  São Paulo. 1999.

CHIAVENATO, Idalberto. Construção de talentos. Ed Campus. 2002.

FERREIRA, Aurélio. Mini-dicionário Aurélio.  Ed. Nova Fronteira. 2002.

FLUSER, Vilem. Naturalmente, Anablume,São Paulo, SP. 1998.

MARTINS, Marcelo. Jornal Folha dirigida. Guarulhos novembro 2009.  Caderno especial pg 17.

OROSCO, Luciano. O novo perfil profissional. Ed São Paulo, SP. 2006

PERRENOUD, P. Avaliação: da Excelência à Regulação das Aprendizagens. Porto Alegre. 1999.

.SCHNEIDER, Laino. Psicopedagogia, Ludicidade e Processos de Ensinar e Aprender. ULBRA – RS. 2002.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tutoria acessado às 11:12 do dia19/11/2009

http://www.eniac.com.br/faculdade/Institucional.asp acessado às 10:29 do dia 25/11/2009

 


Autor: Itamar Bezerra dos Santos


Artigos Relacionados


Menina Danada

Avis Rara

CrenÇa Na Ingenuidade

Novos Tempos

Doce Arma Feminina

Questionamentos Sobre Você

Ipanema