O Uso das TIC na Educação: Tenologia de Informação e Comunicação



Uso das TIC na Educação

Iêda de Jesus Tagliati ¹

É notória, na história da humanidade, uma grande preocupação com a forma de se repassar o conhecimento adquirido para a geração futura.

A intrigante pergunta, que jamais se calou, é: como fazê-lo? De forma a propiciar uma educação de qualidade e que permita tornar realidade para os alunos, professores e pais, uma escola prazerosa, criativa, democrática e competente, promovendo o desenvolvimento do cidadão crítico, autônomo, produtivo e participativo na sociedade. Foi através da investigação que várias tecnologias foram surgindo e impedindo que o saber se perdesse.

Desde os mais remotos tempos vem o homem aprendendo, descobrindo e repassando seus conhecimentos.

Com as novas tecnologias de informação e comunicação a sociedade passou a ter uma nova postura para lidar com esses meios tecnológicos.

O nosso cotidiano está inserido totalmente na nova era tecnológica, TVs digitais, celulares, máquinas fotográficas digitais, bancos on-line, computadores portáteis, internet, pendrives, mp3, mp4, mp5, mp6..., enfim temos contatos com essas e outras tecnologias que permitem que a vida fique cada vez mais prática e que as informações cheguem com a maior velocidade. Tanta praticidade requer conhecimento para lidar com aparelhos e sistemas o que às vezes faz as pessoas da geração anterior a essa geração tecnológica, ter certos receios em dominar os novos aparelhos, tem medo das novidades e preferem ficar a margem desse novo momento. Só que para educadores essa não é uma boa postura, porque nós precisamos, é uma questão de necessidade, de aprendermos constantemente o que nos está sendo oferecido em relação às novas tecnologias porque nossos alunos lançam mão dessas tecnologias com a maior rapidez.

______________________

¹ Aluna do curso de Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação para o Ensino Fundamental do NEAD/ UFJF e Professora de Geografia da Prefeitura de Juiz de Fora.

Para que o processo de ensino aprendizagem ganhe novo dinamismo já estamos buscando (nós educadores) novas formas de ensinar e aprender com as TIC.

Devemos estar em permanente aprendizado para expandirmos esses conhecimentos aos nossos alunos já que esses aparatos tecnológicos estão nos servindo no cotidiano.

Várias são as possibilidades do uso do computador como mais uma ferramenta para atingirmos os objetivos educacionais de nossas escolas. Mas para que realmente esses objetivos sejam alcançados é preciso planejar bem as aulas, usando o computador como ferramenta e, objetivando as atividades para o conteúdo programático sem se perder em distrações.

Os jogos computacionais interativos são sem dúvida uma forma lúdica de facilitar a aprendizagem. Com eles podemos aguçar a criatividade de nossos alunos com a interatividade e também atrairmos sua concentração para atingirmos o objetivo educacional desejado.

Os vídeos e as fotografias poderão ser trabalhados em sala de aula, onde os alunos podem construir seus próprios vídeos relacionados com o conteúdo, além disso, podem ser usados os filmes que retratam situações ligadas ao conteúdo para melhor exemplificação.

E a foto digital, certamente, é um instrumento que amplia as possibilidades criativas dos alunos e que estimulam a construção do saber, isso se essa experimentação for bem conduzida e levá-los ao objetivo educacional proposto.

Os próprios alunos poderão compor suas letras e musicá-las, poderão fazer pesquisas gravadas sobre assuntos do bairro onde a escola se localiza com o objetivo de procurar melhorias para a população e para o bairro. Através de programas como o Audacity poderão também criar rádios escolares onde os alunos poderão gravar notícias recentes e transmiti-las aos colegas no horário do recreio.

O uso da internet pode ampliar os recursos que já utilizamos e auxiliar o processo de ensino aprendizagem desde que bem orientado.

Precisamos nos despir dos preconceitos tecnológicos e acreditar que a educação e essas tecnologias de informação e comunicação devem andar juntas criando possibilidades que permitam otimizar o processo de ensino e aprendizagem.

Não devemos nos esquecer que quem cria condições de aprendizado é o professor e que o uso do computador provoca mudanças quando usado como uma ferramenta pedagógica.

Referência Bibliográfica:

  • TAKAKURA, Flávio Iassuo. Educação por Internet. JF: NEAD/UFJF, 2009?. Apostila apresentada no curso de Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação para o Ensino Fundamental.
  • JÚNIOR, Waldir Azevedo. Computadores em Sala de Aula. JF: NEAD/UFJF, 2009?. Apostila apresentada no curso de Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação para o Ensino Fundamental.
  • BATISTA, Deniele Pereira. Técnicas e Métodos de Uso das TIC em Sala de Aula. JF: NEAD/UFJF, 2009?. Apostila apresentada no curso de Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação para o Ensino Fundamental p.11-12.

Autor: Ieda Tagliati


Artigos Relacionados


O Salmo 23 Explicitado

Pra Lhe Ter...

Minha Mãe Como Te Amo

Eu Jamais Entenderei

Tudo Qua Há De Bom Nessa Vida...

Soneto Ii

Exemplo