A Necessidade de Orientação Informática na Formação de Professores



*Keith Aparecida Santos Cardoso

A partir da finalidade de discutir o papel das tecnologias da comunicação e da informação, este ensaio justifica-se na eminente abordagem do fenômeno tecnológico por qualidade da educação, assim como a enfática tese de concepção de uma formação a ser empreendida nos cursos de preparação ao exercício docente, cuja articulação deva estar atenta à urgência de atender a demanda social, logo, que esta formação seja capaz de imprimir metabolização ao uso das novas tecnologias no âmbito escolar.

Após a Revolução Industrial no século XVIII, o mundo passou por transformações jamais imaginadas nos períodos arcaicos da História, o que sob forma de aumentar a produção e geração de capital, propiciou uma fase de novas descobertas e invenções tecnológicas, que de fato viabilizou o modo de vida do homem moderno. Eis que no século XXI configura-se o fenômeno Globalização, caracterizado pelo paradoxo de aproximação e separação entre os povos. Este processo, além de interferir na dinâmica social, implica no contexto de sala de aula e nas ramificações que envolvem a aprendizagem.

Em função do processo de globalização, a nova ordem mundial é categórica ao interferir no sistema educacional em todas as suas dimensões. Neste contexto, surge uma nova adaptação de seres exalantes dos ares tecnológicos, cujos olhares e linguagens refletem a vigência da era digital. É fato que os educadores devem estar atentos a estas disposições, afinal, os moldes tradicionais de condução do ensino ficaram no passado, as mentalidades mudaram e os alunos contemporâneos vivem o apogeu do período informacional.

Na era da informação, a educação apresenta uma linguagem televisiva e informática, essencialmente impregnada nos eixos da internet. A nova geração já nasce inserida numa cultura digital, só não se sabe até onde vai esta digitalização do ensino, informar ou alienar mentes. Nesta perspectiva, cabe aos educadores o desafio de elaborarem em suas ações didáticas, metodologias efetivas para a utilização da internet como meio de concepção de conhecimento, não apenas informações e, sobretudo, desenvolverem a partir de ferramentas tecnológicas, capacidade crítica e imunidade à alienação.

Hoje se fala em termos inimagináveis aos nossos antepassados. Segundo os recentes parâmetros de ensino, não são mais cabíveis, apenas a mera utilização de fala e giz para atender as exigências educacionais, são necessários e daqui a pouco tempo imprescindíveis os recursos tecnológicos para a veiculação do conhecimento e engajamento do estudante moderno. A este respeito é possível citar os recursos audiovisuais, como o computador, o data show e todas as suas aplicações multimídias, capazes de proporcionar facilidades ao trabalho pedagógico e atrativos aos alunos. Em todo o caso, á válido salientar que as máquinas foram desenvolvidas pelos homens e, é inadmissível o controle maquinário sobre os próprios criadores, logo, subtende-se, não há recurso mais eficiente do que o humano.

Sob esta proporção, surge um paradigma no meio docente. Como lidar com as novas gerações? De que forma o educador deve atrelar conhecimento e tecnologia? Eis um desafio para os cursos de graduação e formação continuada de professores. Assim, é a partir deste paradigma que se desencadeia a proeminente figura de um professor disposto a correr riscos, empreendido em atualização de saberes e aberto a reinvenção da escola, norteado por eixos universalmente definidos de acordo com os parâmetros vigentes de potencialização na qualidade de ensino.

Como chave mestra do conhecimento, o educador é o canal de indução das novas tecnologias, é, portanto responsável em conceber a operacionalização do saber, não apenas informativo, mas crítico e traduzido nas vertentes da formação de seres sociais. Esta abordagem trata de remeter à educação um sentido complexo de qualidade que abrange desde questões relacionadas ao trabalho pedagógico, à gestão escolar, ao currículo e à formação docente, como também se refere ao substancial resgate de valores condicionados à vida de cada ser que abarca a escola.



*Estudante do 3 0semestre curso de Pedagogia da ENEB situada na cidade de Feira de Santana- Ba .


Autor: KEITH APARECIDA SANTOS CARDOSO


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