Cultura Organizacional



         Sua Organização pode representar um supermercado, uma loja, uma indústria, um posto de combustível, uma sorveteria, uma companhia de seguros, não importa, o referencial que sempre fará a diferença nos resultados será a qualidade dos profissionais envolvidos.

         Qualificação profissional é tão importante quando o bom relacionamento entre todos. Nisso consiste apenas um agente fundamental: o ser humano.

         O ser humano produtivo é, por coincidência, o profissional mais feliz, o bem resolvido consigo mesmo e com a vida. O qual sabe avaliar o que pode fazer de melhor de sua parte e procura enxergar o melhor para os resultados de sua Organização, não é aquele que se profissionaliza em apontar erros nos demais ou a puxar o saco do patrão.

         A cultura de uma Organização é de valor estratégico, já foi à época onde a sorte ou o azar guiava o humor dos ambientes corporativos. As Organizações Inteligentes não podem mais importarem da rua, da cultura social, os hábitos, as conversas, os ideais, os valores etc. Um contexto social onde o entretenimento é confundido com conhecimento é um contexto pobre onde encontramos um governo ausente.

         Ambiente produtivo possui dois ingredientes fundamentais: idéias produtivas e relacionamentos produtivos. Isso não acontece por acaso. E quanto maior o número de profissionais envolvidos, maior a responsabilidade se apresenta na coordenação desses espaços internos culturais.

         Por mais rotineira e simples que pareçam algumas tarefas, as pessoas não podem ser tratadas como “pernas e braços” no exercício de suas funções. Este profissional deve se sentir evoluindo, participando dos resultados de seu ambiente de trabalho.

         O patrão inteligente não deixa a sensação de insignificância, de depreciação e rotina invadir o espírito de seus profissionais, de sua equipe. A evolução de todos representa a evolução organizacional.

          A mente, seja a de quem for, precisa ser abastecida com conteúdos que melhorem a interpretação do seu sentido de existir, evoluir, participar, de ser útil, reconhecida, comprometida, produtiva etc.

         Ninguém trabalha feliz, ninguém produz além da mínima obrigação, quando se compromete apenas com seus salários no final do mês. Muitas Organizações ainda exigem mais comprometimento, motivação e espírito de equipe, mas não sabem apresentar essas opções de integração.

         Há um conjunto de fatores importantes e um necessário monitoramento competente para otimizar o ambiente de trabalho. Fingir se preocupar não resolve, é necessário implantar uma visão nova e sustentável, coerente a todas as posições na hierarquia.

         É um trabalho de coordenação direta, que pede atenção aos detalhes, que sabe orientar as pessoas para o melhor que há nelas. Treinamentos, reuniões e diálogos individuais são fatores fundamentais para manter a coerência da missão, da visão e dos valores que ali todos devem compartilhar.

ARRENIUS.COM

Coordenação Cultural & Gestão de Pessoas

Autoconhecimento & Desenvolvimento Pessoal

E-mail / MSN: [email protected]

Vídeos YOUTUBE: http://br.youtube.com/results?search_query=arrenius7&search_type=&aq=f


Autor: Alexandre Arrenius Elias


Artigos Relacionados


"amo Você."

Maior LiÇÃo De Vida

SolidÃo...

Longe De Ti

Faces

"amor E Vida"

Parto Ou Aparto