Inteligência EmocionalI



        Refere-se à capacidade de identificarmos nossos próprios sentimentos e dos outros, de motivar a nós mesmos, de gerenciar bem as emoções dentro de nós e de nossos relacionamentos. Ela envolve cinco pontos a serem resumidos abaixo:

Autoconhecimento:

        Ter consciência de si mesmo. É conhecer a si mesmo, conhecer o que faz com a própria vida, principalmente com a vida afetiva.

        É uma autopercepção, que é a atenção permanente ao que estamos sentindo internamente, as emoções que vivenciamos.

        É fazer uma avaliação realista e otimista das próprias capacidades de modo a desenvolver o auto-encontro gerador da autoconfiança.

Autodomínio:

        O autodomínio é resultado do autoconhecimento. Significa ter o domínio, o controle, das próprias decisões sem nelas interferir com sentimentos desagradáveis.

        É saber lidar com as próprias emoções de forma que facilitem a realização de suas atividades ao invés de atrapalhá-las.

        O autodomínio traz equilíbrio emocional para você enfrentar com serenidade suas aflições emocionais.

Automotivação:

        É possuir entusiasmo e perseverança para conquistar os seus objetivos e metas de forma direcionada e segura. É ter a iniciativa e ser altamente eficaz em seu dia a dia.

        É não ficar esperando que as soluções venham somente dos demais.

        É descobrir que qualquer mudança na sua realidade começa em si mesmo.

        É compreender o que Gandhi disse: “Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo”.

Empatia:

        É entender o que as pessoas sentem, se colocar verdadeiramente no lugar delas. A empatia lembra a solidariedade...

        Solidariedade significa sentir com os outros; ter compaixão, compreender os sentimentos alheios. É a base para o desenvolvimento da aptidão social.

        A empatia desenvolve-se a partir do autoconhecimento. Quanto mais consciente você estiver acerca de suas próprias emoções, mais facilidade terá para entender os sentimentos dos demais.

Aptidão Social:

        É lidar bem com suas emoções nos relacionamentos com as pessoas.

        É interagir com facilidade com os demais, solucionando possíveis divergências quando surgirem.

        É valorizar a importância de sua boa comunicação com todos.

        É reconhecer a importância de sua cooperação no trabalho junto a sua equipe.

        A inteligência emocional é fundamental para o sucesso pessoal e profissional. Ela lida diretamente com a produtividade, o discernimento e a motivação das pessoas. Nenhuma família ou negócio se move sem o mínimo de emoções positivas, saudáveis entre os envolvidos. O que está por detrás de todo sucesso são seres humanos inteligentes e emocionalmente capazes.


Autor: Alexandre Arrenius Elias


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