DEZ QUESTÕES QUE SE COLOCAM PARA AS “IGREJAS DO SENHOR JESUS”



Alguns aspectos da vida diária das pessoas inquietam a muitos cristãos. E um desses é:

Como muitas pessoas voltadas para Deus, dedicadas ao Senhor Jesus e seguindo uma vida de retidão, segundo os padrões encontrados nas Sagradas Escrituras se livram da opressão demoníaca e suas manifestações, como doenças, problemas conjugais e sentimentais, fracassos profissionais, etc.?


Ou esses problemas não seriam causados por Satanás? O andar em santidade e retidão, por si só, assegura a saúde, a harmonia conjugal, o sucesso profissional, enfim, garante uma vida abençoada? Porque não é isso que se vê, mesmo entre pessoas cristãs. A Igreja do Senhor Jesus tem algum papel em relação a esses problemas?

A Bíblia Sagrada nos orienta, nestes casos, da seguinte forma:

Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.

TIAGO 5:14

Isso nos leva a ter algumas dúvidas, sobre as quais gostaríamos de ser esclarecidos:

1) É possível ou não realizar a cura de enfermidades e libertar da opressão demoníaca nas igrejas, através da realização de cultos específicos para isso e através das orações e unções dos pregadores? Ou isso poderia ser considerado como uma heresia antibíblica?

2) Podemos ou não atribuir a esses espíritos as doenças no corpo físico, os problemas na vida conjugal e na vida sentimental, os fracassos na vida profissional, etc.?

Inúmeras igrejas, fundamentadas na Bíblia Sagrada, realizam cultos dedicados à “libertação” que têm por objetivo livrar as pessoas dos “espíritos imundos”. De acordo com as Escrituras Sagradas, muitas pessoas manifestaram esses espíritos, e foram libertas deles pelo Senhor Jesus, conforme é possível ler em:

E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado.

MATEUS 17:18

Havendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual expelira sete demônios.

MARCOS 16:19

...e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;

LUCAS 8:2

Atualmente, em muitas igrejas vê-se (e muitas vezes, de forma irrefutável) a cura de doenças. Também ficam notórias a mudanças que as pessoas experimentam em suas vidas após freqüentarem as chamadas reuniões ou cultos de “libertação”. Inclusive, isso é apresentado diariamente no rádio e na televisão. Então:

3) O Senhor Jesus atribui ou não aos Seus seguidores a missão de, em Seu Nome, curar e libertar as pessoas da opressão satânica?

A Bíblia Sagrada relata inúmeras passagens onde o Senhor Jesus realizou curas e libertação de pessoas possessas por espíritos imundos. Ele próprio afirmou que daria autoridade aos Seus seguidores para tanto, conforme podemos ler em:

Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.

LUCAS 10:19

pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.

MARCOS 16:18

Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas.

LUCAS 9:1

Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome!

LUCAS 10:17

4) Então, por que tantos fiéis seguidores do Senhor Jesus, que vivem suas respectivas vidas verdadeiramente na presença de Deus (inclusive pastores, missionários, pregadores, etc.) parecem entrar em pânico, quando há manifestação de pessoas “endemoninhadas” durante as reuniões em suas Igrejas?

5) O Senhor Jesus não afirmou que isso aconteceria para que todos aqueles que Nele crerem pudesse aliviar o sofrimento das vítimas de satanás? Isso está escrito:

Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas;

MARCOS 16:17

6) O próprio Senhor Jesus também não afirmou que em Seu Nome, após sua ascensão aos céus, os apóstolos, e muitos outros depois deles, fariam obras ainda maiores do que as Dele, inclusive milagres, de acordo com o que podemos ler nas sagradas escrituras? Como:

Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.

JOÃO 14:12

Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça daí.

MATEUS 10:8

Afluía também muita gente das cidades vizinhas a Jerusalém, levando doentes e atormentados de espíritos imundos, e todos eram curados.

ATOS 5:16

Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados.

ATOS 8:7

a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas, e os espíritos malignos se retiravam.

ATOS 9:12

7) Nas Igrejas onde não existem atividades de libertação e de cura, como o poder de Deus se manifesta para libertar as pessoas da opressão de Satanás, e como as pessoas se livram das doenças e das opressões demoníacas?

8) Se isso não acontece nas Igrejas, então como as pessoas se livram dessas opressões?

9) Curar e libertar seria ou não uma função das igrejas, funções essas dirigidas por um único Deus, conforme encontramos na Bíblia Sagrada?

A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.

1 CORÍNTIOS 12:7

Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento;

1 CORÍNTIOS 12:8

a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar;

1 CORÍNTIOS 12:9

a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las.

1 CORÍNTIOS 12:10

A Palavra de Deus afirma que:

A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

1 CORÍNTIOS 12:28

As curas, as expulsões de demônios as libertações e milagres que o Senhor Jesus realizou apresentam duas marcas, que estabelecem o “perfil” do final dos tempos. Em primeiro lugar, o Senhor Jesus atribuiu os Seus feitos ao Espírito de Deus. E em segundo lugar, tais feitos anunciam a chegada do Reino de Deus:

Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós.

MATEUS 12:8

Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós.

LUCAS 11:20

Ou seja, a realização daqueles feitos pelo Senhor Jesus era algo que transcendia a Ele próprio, e vinha diretamente de Deus Pai acompanhando a chegada do Reino de Deus:

Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.

1 CORÍNTIOS 12:11

10) Enfim, como poderemos nos libertar da opressão demoníaca e de seus males decorrentes: as doenças no corpo físico, os problemas na vida conjugal e na vida sentimental, os fracassos na vida profissional, etc.?

Existem evidências, ao longo de todo o texto bíblico, que apontam para a necessidade da intervenção dos Homens de Deus para livrar as pessoas das garras do diabo. A realidade, porém, nos mostra que nem todos esses Homens têm compromisso com essa faceta libertadora de sua missão. Qual a razão disso, uma vez que foi o próprio Senhor Jesus que estabeleceu as diretrizes para isso?

Se considerarmos somente o Novo Testamento, veremos que inúmeros versículos do Texto Sagrado mencionam a cura e a libertação de pessoas endemoninhadas e possuídas por espíritos imundos pelo Senhor Jesus e pelos apóstolos.

Pelo menos 47 capítulos e 84 versículos do Novo Testamento, conjuntamente, referem-se às atividades de cura e de libertação de pessoas endemoninhadas e possuídas por espíritos imundos, pelo Senhor Jesus e pelos apóstolos.

Pelo menos 25 capítulos e 50 versículos dos Evangelhos mencionam atividades de cura por parte do Senhor Jesus.

Da mesma forma, também, pelo menos 11 capítulos e 18 versículos dos demais livros do Novo Testamento (afora os Evangelhos) mencionam atividades de cura por parte dos apóstolos.

Com relação à libertação de pessoas endemoninhadas e possuídas por espíritos imundos, em 10 capítulos e 15 versículos da Bíblia também são mencionadas as atividades do Senhor Jesus.

E o versículo 16 do capítulo 5 do livro de Atos refere-se às atividades de libertação que os apóstolos realizaram.

Podemos sintetizar isso da seguinte maneira:

· CURAS REALIZADAS PELO SENHOR JESUS:

-  MATEUS

Capítulo 4 – Versículo: 23

Capítulo 8 – Versículos: 7, 8, 13

Capítulo 9 – Versículos: 21, 35

Capítulo 10 – Versículos: 1, 8

Capítulo 12 – Versículo: 10

Capítulo 13 – Versículo: 15

Capítulo 17 – Versículos: 16, 18

TOTAL: 7 CAPÍTULOS E 12 VERSÍCULOS

-  MARCOS

Capítulo 3 – Versículos: 2, 10

Capítulo 5 – Versículos: 28, 29

Capítulo 6 – Versículos: 5, 13, 56

Capítulo 16 – Versículo: 18

TOTAL: 4 CAPÍTULOS E 8 VERSÍCULOS

-  LUCAS

Capítulo 4 – Versículos: 23, 40

Capítulo 5 – Versículos: 15, 17

Capítulo 6 – Versículos: 18, 19

Capítulo 7 – Versículos: 3, 7, 10

Capítulo 8 – Versículos: 2, 43, 47

Capítulo 9 – Versículos: 1, 2, 6, 11

Capítulo 10 – Versículo: 9

Capítulo 13 – Versículo: 14

Capítulo 14 – Versículo: 3

Capítulo 17 – Versículos: 15, 17

TOTAL: 10 CAPÍTULOS E 21 VERSÍCULOS

-  JOÃO

Capítulo 5 – Versículos: 6, 9, 10, 13, 14, 15

Capítulo 6 – Versículo: 2

Capítulo 7 – Versículo: 23

Capítulo 12 – Versículo: 40

TOTAL: 4 CAPÍTULOS E 9 VERSÍCULOS

Portanto:

7 CAPÍTULOS E 12 VERSÍCULOS do Evangelho segundo MATEUS

4 CAPÍTULOS E 8 VERSÍCULOS do Evangelho segundo MARCOS

10 CAPÍTULOS E 21 VERSÍCULOS do Evangelho segundo LUCA

4 CAPÍTULOS E 9 VERSÍCULOS do Evangelho segundo JOÃO

PERFAZENDO UM TOTAL DE 25 CAPÍTULOS E 50 VERSÍCULOS DOS EVANGELHOS referem-se às atividades de cura realizadas pelo Senhor Jesus.

· CURAS REALIZADAS PELOS APÓSTOLOS:

-  ATOS

Capítulo 4 – Versículos: 29, 10, 14, 22, 30

Capítulo 5 – Versículo: 16

Capítulo 8 – Versículo: 7

Capítulo 9 – Versículo: 34

Capítulo 10 – Versículo: 38

Capítulo 14 – Versículo: 9

Capítulo 28 – Versículos: 9, 27

TOTAL: 7 CAPÍTULOS E 12 VERSÍCULOS

-  1 CORÍNTIOS

Capítulo 12 – Versículos: 9, 28, 30

TOTAL: 1 CAPÍTULO E 3 VERSÍCULOS

-  GÁLATAS

Capítulo 4 – Versículo: 2

TOTAL: 1 CAPÍTULO E 1 VERSÍCULO

-  HEBREUS

Capítulo 12 – Versículo: 13

TOTAL: 1 CAPÍTULO E 1 VERSÍCULO

-  TIAGO

Capítulo 5 – Versículo: 16

TOTAL: 1 CAPÍTULO E 1 VERSÍCULO

Portanto:

7 CAPÍTULOS E 12 VERSÍCULOS do livro de ATOS

1 CAPÍTULO E 3 VERSÍCULOS do livro de 1 CORÍNTIOS

1 CAPÍTULO E 1 VERSÍCULO do livro de GÁLATAS

1 CAPÍTULO E 1 VERSÍCULO do livro de HEBREUS

1 CAPÍTULO E 1 VERSÍCULO do livro de TIAGO

PERFAZENDO UM TOTAL DE 11 CAPÍTULOS E 18 VERSÍCULOS DOS LIVROS DO NOVO TESTAMENTO, EXCLUÍDOS OS EVANGELHOS, referem-se às atividades de cura realizadas pelos apóstolos.

· LIBERTAÇÕES REALIZADAS PELO SENHOR JESUS:

-  MATEUS

Capítulo 4 – Versículo: 24

Capítulo 8 – Versículos: 16, 28, 33

Capítulo 9 – Versículo: 32

Capítulo 12 – Versículo: 22

TOTAL: 4 CAPÍTULOS E 6 VERSÍCULOS

-  MARCOS

Capítulo 1 – Versículo: 32

Capítulo 5 – Versículos: 15, 16, 18

TOTAL: 2 CAPÍTULOS E 4 VERSÍCULOS

-  LUCAS

Capítulo 1 – Versículo: 71

Capítulo 8 – Versículo: 36

TOTAL: 2 CAPÍTULOS E 2 VERSÍCULOS

-  JOÃO

Capítulo 8 – Versículo: 32, 36

Capítulo 10 – Versículo: 21

TOTAL: 2 CAPÍTULOS E 3 VERSÍCULOS

Portanto:

4 CAPÍTULOS E 6 VERSÍCULOS do Evangelho segundo MATEUS

2 CAPÍTULOS E 4 VERSÍCULOS do Evangelho segundo MARCOS

2 CAPÍTULOS E 2 VERSÍCULOS do Evangelho segundo LUCA

2 CAPÍTULOS E 3 VERSÍCULOS do Evangelho segundo JOÃO

PERFAZENDO UM TOTAL DE 10 CAPÍTULOS E 15 VERSÍCULOS DOS EVANGELHOS referem-se às atividades de libertação de pessoas endemoninhadas e possuídas por espíritos imundos realizadas pelo Senhor Jesus.

· LIBERTAÇÃO REALIZADA PELOS APÓSTOLOS (pelo menos):

-  ATOS

Capítulo 5 – Versículo: 16

TOTAL: 1 CAPÍTULO E 1 VERSÍCULO

 

Que Deus abençoe a todos, em Nome do Senhor Jesus.

 

T. F. Wilson

 

 [email protected]

 

 


Autor: T. F. Wilson


Artigos Relacionados


Cem Ou Sem. Quem é Quem?

Lacrimando O Sonho

Solo Abençoado

A ForÇa Do Nordestino

O Amoramar

Abrazileirando O InglÊs

O Beijo Do Amor