O PASSADO E A HISTÓRIA



 

Dhiogo Jose Caetano

Acadêmico da UEG-Universidade Estadual de Goiás

Palavras-Chave: Fonte, Historiografia, Hermenêutica e Historiado.

A partir da análise de diversos textos, podemos notar que o processo historiográfico é algo vasto e complexo e influenciado pela visão do historiador. Tal influência deve ser lavada em consideração à falha da memória e as diversas problemáticas refutadas no processo.

Como podemos ver o trabalho de construção da história esta entrelaçado com a representação e a hermenêutica, algo fundamental na historiografia moderna, uma forma de organizar e investigar as fontes, no entanto o historiador dever ser preciso quanto ao olhar, ouvir e escrever um verdadeiro trabalho antropológico que visa propriamente dito sugar as informações, das diversas fontes orais e tradições de grupos, etnias e sociedades, fundamentais para uma construção do passado, algo que aprofunda na memória, na oralidade, no passado distante e próximo para romper com os limites da história.

No entanto o historiador deve olhar de forma analítica e empírica as fontes, não considerando a memória trabalhada como arma x, pois podemos encontrar problemáticas relacionadas com a memória seletiva a qual é influenciada pelo meio, além da subjetividade que muito é trabalhada pelos historiadores.

Portanto o processo historiográfico caminha na direção de uma complexidade, porém com problemáticas profundas, pois o "passado nunca pode ser repesado ou refutado tal como aconteceu".


Autor: DHIOGO JOSÉ CAETANO


Artigos Relacionados


Angústia

Presos Ao Tempo... Questionamos

About Me

ParÓdia: Tema : O Sol E A Terra ( Os Astros )

Quando Nossos Sonhos Se Acabam

Dia Das MÃes (peÇa De Teatro Infantil)

Despenhadeiro