UMA NOVA PERSPECTIVA SOBRE A EPISTOLA AOS ROMANOS



É preciso entender que as conclusões deste artigo são conclusões que não foram tomadas, copiladas, e desta forma é original dentro do arcabouço teológico que temos nos dias de hoje.

Tenho gastado muito tempo no livro de Romanos, pois todos os grandes teólogos desenvolveram trabalhos no mesmo. Karl Barth, o pai da Neo-Ortodoxia, Emil Brunner o teólogo da crise e opositor de Barth; Martinho Lutero responsável pela reforma na Alemanha em 1517; João Calvino, com as Institutas da Religião Cristã. Em Romanos concentra-se a maior parte doutrinaria do cristianismo. Isso é facilmente percebido.

Entenda-se que romanos foi escrito em um período de perseguiçãoextrema para com o movimento de Jesus. Os cristãos foram perseguidos primeiramente pelos autoridades religiosas judaicas que estavam preocupadas com o desaparecimento do judaísmo. Os requisitos, para se ser judeu eram demasiadamente difíceis de serem seguidos. O cristianismo era mais atraente neste aspecto e por isso era motivo de muita preocupação das autoridades judaicas.

Na época de Romanos, era o tempo em que os cristãos foram acusados de serem canibais, pois Jesus disse: "aquele que não comer da minha carne e não beber do meu sangue não tem parte comigo". Eles eram mortos por não prestarem culto ao Imperador. Eram considerados traidores por seguirem um homem que foi crucificado. Não possuíam o Libellus, documento romano que testificava da cidadania e lealdade a Roma. Paulo escreve Romanos em um período em que somente o ato de dizer que Jesus Cristo é o senhor, implicaria para o declarante pena de morte, pois senhor (Gr. Kurios) poderia ser somente Cesar.

Paulo esta preocupado com situação doutrinária da igreja. Haviam dois grupos principais de cristãos na igreja de Roma: Os cristãos judaizantes e os cristãos da graça. Os cristãos judaizantes eram aqueles que pregavam a circuncisão e a lei cerimonial. Os cristãos da graça podem também serem chamados de cristãos gnósticos. Os gnósticos por alguns são provenientes do cristianismo, por outros nasceram desassociados do mesmo. Haviam, várias correntes gnósticas, porém irei resumir que os gnósticos acreditavam que o corpo era mau e o espírito bom. Estes cristãos acreditavam que poderiam praticar quaisquer atos sem prejudicar sua espiritualidade. O que estava acontecendo era a banalização da moral. Entenda-se que não temos nada escrito pela pessoa de Jesus. Digo isso na Biblia. Temos mais epistolas de Paulo de que de quaisquer outros apóstolos. Isso mostra que a nossa teologia é paulina e não cristã. Analise que todos os comentários irão dizer que romanos foi escrito para Roma. Mas não acredito que seja tão simples assim. Friedrich Nieztsche disse em sua obra o anticristo que Paulo era um oportunista que queria liderar o movimento de Jesus. Ele queria institucionalizar a igreja, sendo que Cristo sempre lutou contra as instituições em seu tempo. Tendo isso em mente, penso que Paulo escreveu romanos com o objetivo de espalhar a doutrina cristã por todo o mundo. Em Roma, encontram-se estradas para todo o mundo. Paulo não pensava em Roma apenas. Ele queria formular o arcabouço teológico cristão e divulga-lo por todo o mundo. A teologia cristã não começou pronta. Ela teve um desenvolvimento e recebeu influencia de outras filosofias e religiões assim como o judaísmo. A teologia cristã não estava desenvolvida. Hoje, toda a nossa interpretação parte de uma teologia paulina. Entenda-se que Paulo em romanos forneceu toda a base teológica reformada que temos. A soteriologia nossa esta em romanos. Nenhuma das outras epistolas paulinas possui o conhecimento soteriologico que possui Romanos. Quero dizer com isso, que Paulo enviou a Epistola aos Romanos pensando em todas as outras comunidades cristãs. Ele sabia que se enviasse esta epistola para os romanos ela chegaria a outras partes. O conhecimento fornecido por meio dela seria divulgado. Então, proponho que esta epistola seja a epistola de base para a interpretação de todas as outras epistolas paulinas. Isso quer dizer que, se romanos é esse referencial, nenhuma das outras epistolas paulinas devem ser questionadas desassociadas de romanos. Elas não podem ser individualistas, pois dependem da base da doutrina cristã. Sem romanos a teologia "cristã" não existiria. Que outra forma Paulo alcançaria o objetivo de divulgar sua doutrina se não fosse por meio de Roma. Paulo aproveitou o que nenhum outro apóstolo fez. Enviar a epistola com o fim de divulga-la para o mundo.

Haviam, os gnósticos que não apoiavam as leis do Deus Javé. O Deus Javé na mente gnóstica era um deus egoísta que criou o universo e leis com fim de dominar pela força. Javé segundo eles era o demiurgo gerado por Sofia a deusa mãe. Estes gnosticos diziam que tudo aquilo que o Deus hebreu proibia deveria ser desobedecido. Tendo isso em mente, o capitulo seis da epistola aos Romanos nos mostra um novo significado. Ela possui uma diretiva com relação a isso. Paulo diz que como pecaremos se nós que para o pecado já morremos. É importante lembrar que a cultura romana é grega. A filosofia, o paganismo, orgias, homossexualismo era comum em Roma. Bem, Paulo escreve para uma comunidade de crentes e não de ímpios. Paulo era um homem de aparente sucesso segundo os tratados canônicos. Mas aparentemente ele não estava satisfeito. Não estava satisfeito em ser farizeu, ser cidadão romano, ter uma condição financeira abastada, ser casado. Ele aparentemente de acordo com o livro de Atos dos Apóstolos, tem um encontro fantástico a pessoa de Jesus. Este mesmo Jesus que realizava prodígios na Galiléia, viveu nos dias de Saulo.

Mesmo depois da ressurreição de Jesus, foi feita uma investigação para provar sua não ressurreição. Agora Saulo o Grande tem uma experiência sobrenatural e encontra o Mestre aparentemente ressuscitado. Isso para ele é um choque. Para os cristãos da época a conversão de Paulo era uma tática para pegar os cristãos. Paulo por muitos era visto como um espião. Alguém que queria se infiltrar no movimento de Jesus. Impedir assim o crescimento do cristianismo e deixar o espaço livre para o judaísmo. Mas ele fez foi o contrario. Ele foi aquele que desenvolveu a maior parte da doutrina cristã. Isso é muito curioso. Pois ele foi o ultimo dos apóstolos. Nós vemos Paulo mais ativo que os demais apóstolos. Nem Pedro que era o pastor da igreja, tido como o primeiro bispo pela Igreja católica romana foi ativo como Paulo. Note-se que nossa doutrina não é petrina, nem lucana e muito menos Joanina. Nossa doutrina é joanina no que diz respeito a divindade de Jesus, é petrina no que diz respeito a vida de sacrifício. Nossa teologia é principalmente paulina. Se retirarmos as epistolas de Paulo de nossas Bíblias o nosso N.T, ficara quase que vazio. Paulo tinha mais influencia, mais conhecimento teológico, mais patente que qualquer um dos apóstolos. Sendo ele o ultimo dos apóstolos ele não tinha credibilidade de apostolo. Mas mesmo assim ele continuou. Ele se considerava o menor dos apóstolos mas ao mesmo tempo dizia que recebeu do senhor Jesus (aparentemente depois de morto e ressurreto). Isso parece vaidade eclesiástica. Paulo aparentemente cita os padrões em que os membros do corpo de Cristo devem viver. Os demais apóstolos não faziam isso. Paulo em várias ocasiões coloca opiniões pessoais para os membros do corpo de Cristo.

Paulo utilizava de todo o seu conhecimento teológico, utilizava de uma hermenêutica filonica, usava também do conhecimento filosófico para ilustrar e criar a sua doutrina. Paulo demonstra ser um perfeccionista. A epistola aos Romanos resume bem o que acontecia em varias partes do mundo. Lembremos que dos romanos proveio toda o nosso sistema político. Se Roma imperava na época, logicamente a realidade política seria a mesma em todas as partes do mundo. Assim também teríamos uma similaridade com os problemas sociais, a cultura, etc.. Romanos continua a falar conosco nos dias atuais e falava com certeza com todas as partes do mundo. Também lembremos que o politeísmo era uma realidade naquele período. Mas o cristianismo com certeza se destacou dentre todas elas. As demais religiões como a Mitologia, Judaísmo e a Mitologia Egipicia tinha um sistema organizado de crenças e o movimento de Jesus esta caminhando com isso através de Paulo. Paulo em suas epistolas utilizava conceitos filosóficos e teológicos quando bem lhe interessava. Paulo parece que em Tiago refere –se ao Talmude de forma adaptada. Paulo demonstra-se um homem completamente voltado a propagação e defesa do Evangelho como se fosse uma empresa. Mas diferente da mesma ele se preocupa em não ser pesado aos irmãos. Uma coisa ele quer, ser reconhecido como Apóstolo de Jesus. Aparentemente ele vive uma vida muito sozinha, é extremamente carente e utiliza como fuga sua vida de atividade para fugir de suas paixões e seus problemas internos.


Autor: ITALU OLIVEIRA


Artigos Relacionados


Declaração Missiológica

O Caminho (vamos Caminhar)

As Viagens De Paulo

Quase Cristão – Ou Cristão Completo!

Fale Alto

A ImportÂncia Do PerdÃo

Cavalhadas