Entendendo Alguns Períodos



Inúmeras são as normas, as leis, que vigoram em um país. No meio de tantas normas existem algumas que são superiores a outras, no sentido de que são mais amplas e estabelecem princípios a que as demais devem estabelecer. Assim, as normas elevadas de um país estão contidas em sua Constituição.

Por isso, a constituição também recebe o nome de Carta Magna, porque ela fica no alto da “pirâmide das normas jurídicas”. No ano de 1823, reuniu-se, no Rio de Janeiro, uma Assembléia, composta, em sua maioria, por ricos proprietários de terra, cujo objetivo era elaborar a primeira Constituição do Brasil.

A partir da segunda metade do século XIX, a sociedade brasileira atravessou um período de intensas transformações no plano econômico e social. Estas transformações se refletiam no plano político, provocando uma mudança de nossas instituições políticas. O regime monárquico deixou de vigorar em nosso país, sendo substituído pelo regime republicano.

Grandes acontecimentos marcam o Governo dos primeiros Presidentes da República brasileira. Trata-se do período em que, efetivamente, o regime republicano se consolidou na vida política do País. A história da República Velha se divide em duas grandes fases.

A primeira é o período de consolidação do regime republicano  e a segunda o momento em que se desenvolveu uma fórmula  política para seu funcionamento. De 1920 a 1930 sua estrutura é afetada por inúmeras crises. Foram anos de intensa agitação política e social.

Período que vai de 1930 a 1937, época  que Getúlio Vargas, como líder da Revolução de 30, instalou-se no poder. Este foi um momento por significativos acontecimentos, como a elaboração de uma nova Constituição e a fundação de partidos com programas políticos bem definidos e idéias totalmente opostas.

Com a Constituição de 1937, Vargas concentrou em suas mãos uma grande soma de poderes. Foi o início do chamado Estado Novo, fase de grande importância em termos sócio-econômicos, pois é nele que foram lançadas as bases do Brasil atual.

Com o fim do Estado Novo, a República entrou em uma fase de sua história, que se caracterizou por uma política orientada dentro das regras convencionais do “jogo” democrático. Todos aqueles que defendem como ideal a democracia devem voltar-se para os ensinamentos que este período nos trouxe.
Autor: Ágatha Sthefanini


Artigos Relacionados


Políticas Públicas De Segurança

País De Duas Faces

Grande Índio

Desapropriação Da Propriedade

A Ética Docente Como Influência No Ensino – Aprendizagem De Crianças Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Cidadania Social E Democracia

Da Poética Libertadora