A Uva como uma Potente Aliada no Combate e Prevenção de Patologias em Adultos



Especialistas através de estudos específicos, Afirmam que a uva é uma forte aliada ao combate de varias patologia, através da diminuição dos índices de LDL(Colesterol ruim)e na elevação da imunidade pela sua elevada taxa de antioxidante.A mesma ainda possui a capacidade de prevenção do câncer. Palavras-chave: Uva. Adulto. Saúde

SANTOS, Amanda campos dos.Acadêmica do 4º semestre de psicologia,da Faculdade de Quatro Marcos -FQM

Introdução

Ela é mais poderosa do que se imagina, Os cientistas demonstram que a fruta encara qualquer parada quando o assunto é prevenir doenças, levantar o sistema imunológico, afastar o câncer e ainda zelar pela memória daquele que fazer um uso diário da mesma ou de seus derivados. O segredo de tanta eficiência são seus compostos denominados fenólicos, "eles por sua vez são divididos em dois grupos, os flavonóides e os não flavonóides. á primeira categoria pertencem moléculas denominadas catequinas e antocianinas e a segunda é representado pelo reveratrol" (Penildon Silva).

Vantagens do consumo de cada derivado da uva

Os derivados da uva (Suco e Vinho) possuem assim como a própria fruta substancias essências para a prevenção de patologias afins, porem a mesma só surtirá efeito terapêutico se consumida regularmente em doses e horários estratégicos. Eliane Martins declara que, o suco da uva deve ser consumido em uma dosagem de 200 mililitros no almoço e se possível no jantar, a autora ainda completa que o mesmo deve ser feito com a fruta inteira, uma vez que muitas  substancias estão presentes na semente e casca. Elaine recomenda os sucos industrializados encontrados nos supermercado. "Apesar de perder algumas substancias durante a industrialização, o suco do supermercado também é bem vindo". Martins declara que o vinho é o mais rico em resveratrol, substancia essa que devido a fermentação protege as artérias, mas como toda bebida alcoólica a mesma deve ser consumida com moderação 150mililitros ao dia(um cálice). Elaine Martins acrescenta que derivados como geléia e uvas-passa contem um alto valor calórico, então, é preciso manerar.

A uva na prevenção ao câncer.

A uva como já descrito tem em sua composição um composto do grupo dos não- flavonóides denominado de resveratrol, o mesmo inibe o agrupamento de plaquetas, que provocam coágulos e também obstruem as artérias com  isso inibem fortemente o índice de infarto do miocárdio através da diminuição da pressão arterial(Marcos Knobel).o autor ainda acrescenta que a ação do reveratrol ainda se estende a blindagem contra o câncer, uma que contribui para a redução da incidência de certos tumores,como o do intestino,pulmões,intestino e colon,já existe vários estudos que demonstram que os compostos anti-oxidantes da uva previne danos ao DNA celular ,fazendo com que as células não se torne maligna.

Tipos de uva, suas características e vantagens

Pretas, verdes e vermelhas a uva contem uma família extensa, mas ambas com uma característica em comum, a prevenção de patologias, é oque afirma a nutrologa Eliane Martins. Martins completa que a varias espécies, porem as principais são as do tipo: Itália, rubi, Niágara. A primeira (Itália) é rica em vitamina do complexo b,cálcio e potássio,apesar de clarinha é conhecida por suas condutas antibacterianas e antivirais,A segunda(Rubi)Originaria da Europa, possui grande quantidade de vitamina C e de resveratrol,substancias essa que auxilia no combate LDL(Colesterol ruim) e por ultimo a do tipo Niágara,onde a mesma é campeã no índice de fibras e antioxidantes,é portadora de um gosto adocicado  e é a mais consumida no Brasil.

Considerações finais

A uva e seus derivados possuem um conjunto de substancias que podem prevenir varias patologias, basta a força de vontade daquele que a consumir, pois a mesma só surtira efeitos visíveis e duradouros se a pessoa mantiver uma dieta equilibrada e se atentar nas dosagens e horários que propiciam um maior efeito e biodisponibilidade de seus compostos.

Bibliografia

CAMPOS, Shirley; BARROZO, Afonso. Nutrição. Rio de Janeiro: Guanabara. 2002.

DESGUALDO, Paula. Patologia: clinica e laboratorial. São Paulo: atheneu. 2001.p.45.

RODRIGUES, Rosa Maria. Reumatologia. ed.campinas:Unesp.2006.p.25:27.


Autor: Amanda Santos


Artigos Relacionados


Aspectos Da Vitamina C

País De Duas Faces

AÇaÍ: O Mito CalÓrico

Cereja

Artista Que Combatem O Mau Humor E Previnem Crises

Células-tronco

Cálcio: Um Bem A Ser Armazenado Na Adolescência