A INSERÇÃO DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO E A AVALIAÇÃO DAQUELE MOMENTO ATÉ AGORA



A INSERÇÃO DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO E A AVALIAÇÃO DAQUELE MOMENTO ATÉ AGORA

Adriana Vieira de Jesus[1]

Jackeline Celestina da Silva Santos[2]

Marcelo Santana dos Santos[3]

RESUMO

O presente artigo tem por finalidade relatar como se deu a inserção do computador na educação e a avaliação daquele momento até agora. Para atingir o objetivo proposto far-se-á um breve relato da história do computador e da sua importância na educação.

Palavras-chave: Inserção. Computador. Educação. História

ABSTRACT

This Article aims to report how occurred the insertion of the computer in education and the assessment that moment until now. To achieve the proposed objective will be one brief account of the history of computer and its importance in education.

Keywords: Insertion, Computer, Education, History.

 

INTRODUÇÃO

No Brasil, na década de 1970, deu-se início o uso do computador na Educação, a partir de experiências em Universidades Federais. Nesta mesma época, aconteceu a Conferência Nacional de Tecnologia em Educação Aplicada ao Ensino Superior. Apenas em 1982 é que essa nova tecnologia foi usada no ensino do 2º grau.

À medida que o tempo decorria, as novas tecnologias eram aplicadas mais frequentemente na educação no Brasil. E seus resultados positivos confirmavam sua importância para o melhor aprendizado da população.

Apesar de existirem algumas semelhanças entre o programa no Brasil e da França e Estados Unidos, o que mais se destaca são as diferenças, como bem nos mostra Valente (1995): "A primeira grande diferença entre o programa de Informática na Educação do Brasil e da França e Estados Unidos é a relação que se estabelece entre os órgãos de pesquisa e a escola pública." (p.21). Enquanto nos outros países o uso da informática na educação se deu a partir de iniciativas do setor particular da educação, no nosso país aconteceu o inverso, essa iniciativa partiu do setor público da educação. E as diferenças alcançam as propostas pedagógicas e o uso do computador, o papel que ele desempenha, ainda nos baseando em Valente:

A terceira diferença é em relação à proposta pedagógica e o papel que o computador desempenha no processo educacional. Nesse aspecto, o programa brasileiro de Informática na Educação é bastante peculiar comparado com o que foi proposto em outros países. No nosso programa, o papel do computador é de provocar mudanças pedagógicas profundas, em vez de "automatizar o ensino" ou preparar o aluno para ser capaz de trabalhar com informática. (1995, p. 21)

CONCLUSÃO

O governo investiu de forma coerente na educação através da Informática, capacitando professores e disponibilizando computadores nas escolas públicas onde estes ainda não existiam, em escolas do 1º e 2º graus, como se vê em Almeida (1995): "O que caracteriza este Programa dos anteriores é que a meta principal do Proinfo é colocar o computador dentro da escola," (p.31)

Através de programas como este, o MEC vem atuando de maneira que as escolas públicas melhorem a metodologia de ensino e os educandos alcancem assim níveis altos de aprendizagem, tornando-se profissionais aptos para concorrem e atenderem as exigências do mercado atual.

Certamente ainda falta muito para o Brasil atingir o nível desejado em tecnologia educacional, mas os obstáculos existem para serem transpostos, segundo SCHRUM (19.. ):

Os desafios para a transformação da Educação e a implementação de tecnologia são muitos. No Brasil, os desafios são aumentados por uma tradição de pouco envolvimento comunitário, pela limitação de recursos diante da enorme área geográfica e populacional, e por alguns administradores que talvez não possuam experiência em promover mudanças dramáticas. Embora esses desafios pareçam dificuldades, cada um deles oferece uma oportunidade de uso dos recursos disponíveis para estender a base, formada por educadores que aplicam a tecnologia.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Maria Elizabeth Biancocini de. O aprender e a Informática: A arte do possível na formação do professor. Coleção Informática para mudança na Educação. Brasília, MEC – Proinfo, 1997.

SCHRUM, Lynne. Tecnologia para Educadores: Desenvolvimento, estratégias e oportunidades. Coleção Informática para mudança na Educação. Brasília, MEC – Proinfo, 1997.

VALENTE, José Armando. O computador na sociedade do conhecimento. Coleção Informática para mudança na Educação. Brasília, MEC – Proinfo, 1995.




Autor: Adriana Vieira


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