Os Eco-taxis (ou Taxi-cletas)



É uma variação moderna e inteligente das antigas “liteiras” imperiais e dos velhos “tilboris” romanos, com o acréscimo de uma terceira roda, de um guidom e de um selim de bicicleta onde senta o condutor, passando a funcionar, então, como um triciclo, no qual quem o conduz vai sentado no selim, com as mãos no guidom e pedalando em pedais de bicicleta adaptados, enquanto  os passageiros, que podem ser um ou dois, vão sentados no banquinho de trás, numa espécie de cabina.

É um novo apelo visual que atrai tanto visitantes quanto moradores e que produz um forte impacto turístico. 

Inteligente, enobrece quem é conduzido e abre um novo mercado de trabalho para os seus condutores. 

Esse serviço foi iniciado por uma empresa pioneira que tinha um único dono, um total de seis unidades ( eco-taxis ) e uma dúzia de empregados. 

O telefone para solicitação desse serviço é o 9993-4443 e o local em que os eco-taxis ficam estacionados é na esquina das ruas Pinheiro Freire com Furquim Werneck ( o popular Vira-Canto ). 

O preço para qualquer trajeto de corrida a partir do local do chamado é de Cr$ 3,00 e não é cobrado o percurso do “Ponto” até o local do chamado. 

Foi uma inovação inteligente, de utilidade pública e que em boa hora chegou para dar  um novo colorido às atrações turísticas de Paquetá.


Autor: Marcelo Cardoso


Artigos Relacionados


Theo De Carvalho - Segundo AniversÁrio

Camaleão

Eu

Três Nomes Que Carecem De Oficialização

Sonhar é Viver

ParÓdia: Tema : O Sol E A Terra ( Os Astros )

Poema - Amando