Gestão de Pessoas e Inteligência Emocional: Processos que caminham lado a lado
Considerando
as mudanças nas relações de trabalho que vem ocorrendo atualmente devido às
exigências dos mercados, observa-se a importância da implantação de novos
modelos de gestão empresarial, tais como os processos de “gestão de pessoas” e “inteligência
emocional”. Para se discutir o entrelaçamento e a relevância destes processos, primeiramente
deve-se conhecer o conceito de cada um deles.
Entende-se
por gestão de pessoas, uma associação de habilidades e métodos apropriados, em
geral executados pelos gestores das empresas e responsáveis pelo RH, com o
objetivo de administrar os relacionamentos internos e potencializar o capital
humano, requisitos que vem sendo cada vez mais valorizados pelas empresas.
Já a Inteligência
Emocional refere-se à capacidade do ser humano em lidar com suas próprias emoções
e afetos. É saber se auto-motivar diante de situações difíceis, contornar os
fracassos e as decepções, controlar os impulsos e sublimar a angústia. É também
saber lidar com as emoções dos indivíduos que estão ao seu redor, relacionando-se
com os demais, superando as adversidades e os conflitos.
Compreende-se
que os conceitos em voga se fundem, ao passo que para se introduzir o processo
de gestão de pessoas, o gestor precisará conhecer os comportamentos de seus
colaboradores, objetivando que as pessoas certas, estejam desempenhando as funções
correspondentes ao seu perfil, assim como estejam satisfeitas no cargo que
ocupam. Diversos estudos demonstram que pessoas felizes, produzem mais e tendem
a ser mais flexíveis. Dessa forma, o
gestor terá uma visão macro de seus funcionários, evitando possíveis turnovers,
reduzindo até mesmo custos com demissões, indenizações, entre outros, já que
saberá distinguir as competências profissionais dos integrantes da sua equipe. Por
sua vez, também é necessário que o colaborador contribua para tornar o clima
organizacional agradável, usando de forma inteligente e eficaz suas emoções.
Hoje em
dia, existem diversas ferramentas que otimizam a inserção de processos de
gestão em empresas, delineando um perfil comportamental do profissional,
proporcionando uma visão sobre os pontos fortes e fracos dos indivíduos. Para
gerir pessoas, é também primordial que o gestor saiba ouvir o seu colaborador. A
boa comunicação viabiliza as atividades de gestão, harmonizando o trabalho
entre as partes envolvidas, facilitando a tarefa do gestor em analisar as
características pessoais do seu empregado, direcionando-o a execução de
atividades compatíveis com seu perfil pessoal e profissional.
Em
contrapartida, o colaborador deve buscar desenvolver sua inteligência
emocional, a fim de adaptar-se as diversas situações que surgem no ambiente de
trabalho, sintonizando seus sentimentos e comportamentos de forma positiva para
atingir os objetivos e interesses pessoais, bem como os organizacionais. Para
tanto, é preciso se autoconhecer, estar atento as emoções, reconhecendo como
elas afetam seu desempenho, sua forma de pensar e agir, esquivando-se dos problemas
e gerenciando os conflitos.
Cumpre
ressaltar, que o mapeamento da gestão por competências é a base para
instrumentalizar os gestores e verificar se o colaborador possui o perfil ideal
para desenvolver as funções requeridas no cargo em questão, suprindo a demanda das
empresas. Para sucesso deste processo, espera-se que o avaliado seja autêntico
em suas atitudes, sendo direcionado de forma assertiva e segura ao seu respectivo
cargo, lucrando com essa proposta, o empregador, visto que possivelmente terá
um funcionário contente e produtivo, e o empregado que estará realizado
profissionalmente.
Conclui-se
que a inteligência emocional e os processos de gestão trazem consequentemente
benefícios aos envolvidos, como por exemplo, a união da equipe, o
fortalecimento dos vínculos de confiança e comunicação, aumento da
produtividade, facilidades nas tomada de decisões, entre tantos outros,
tornando as pessoas mais participativas e motivadas. Neste contexto, as
organizações estarão alinhadas e norteadas por estratégias claras e definidas,
sustentadas em uma gestão forte e estruturada, que conta com a participação de
todos os envolvidos.
Autor: Josemary C�mara Lemos
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