FICHAMENTO PCNS DE GEOGRAFIA COMPLETO 1º e 2º CICLOS



FICHAMENTO PCNS DE GEOGRAFIA

CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE GEOGRAFIA

Geografia no ensino fundamental

"A produção acadêmica em torno da concepção de Geografia passou por diferentes momentos, gerando reflexões distintas acerca dos objetos e métodos do pensar e fazer geográfico."

"Num segundo momento, a Geografia marcou o ensino pela criação do curso superior paralelamente á fundação da faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo e do Departamento de Geografia em 1934."

"Para La Blache os conceitos de lugar, paisagem e região, como territorialidade, se sobrepunha.."

"(...) fazer Geografia era explicar a diversidade regional do mundo como território, como a pretensão de encontrar alguns princípios gerais que explicassem sua diversidade regional.."

"A tendência lablachiana da Geografia e as correntes que dela se desdobraram mais tarde, a partir dos anos 60, passaram a ser chamadas de Geografia tradicional."

"(...) as desigualdades no desenvolvimento entre os lugares e territórios originavam-se no interior das classes sociais e nas formas de alianças que estabeleciam entre si no interior dessas sociedades."

"Os métodos e as teorias da Geografia tradicional tornaram –se insuficientes para apreender a complexidade do espaço."

"A partir dos anos 60, sob influencia das teorias marxistas, surge uma tendência critica á Geografia Tradicional, cujo centro de preocupações passa a ser as relações entre a sociedade, o trabalho e a natureza na produção e apropriação dos lugares e territórios."

"Essa Geografia, que se convencionou chamar de critica, ficou muito marcada por um discurso retórico..."

"Tanto a Geografia Tradicional como a Geografia Marxista militante negligenciaram a dimensão sensível de perceber o mundo: o cientificismo positivista da Geografia Tradicional, por negar ao homem a possibilidade de um conhecimento que passasse pela subjetividade do imaginário."

"Assim, fala imaginário em Geografia é procurar compreender os espaços subjetivos, os mapas metais que se constroem para orientar as pessoas no mundo."

"Se o marxismo possibilita compreender a maneira como a sociedade se organiza em torno das atividades básicas da produção e reprodução da vida material e mesmo de aspectos não-materiais como linguagem, as crenças, a estrutura das relações e as instituições, (...) pois com a precária incorporação das mudanças produzidas pelo meio acadêmico, provocaram a produção de inúmeras propostas didáticas, descartadas a cada inovação conceitual.."

"as propostas pedagógicas separam a Geografia Humana da Geografia da Natureza em relação aquilo que deve ser apreendido como conteúdo especifico: ou a abordagem é essencialmente."

"(...) é preciso que eles adquiram conhecimentos, dominem categorias, conceitos e procedimento, dominem categorias, conceitos e procedimentos básicos com os quais este campo do conhecimento opera a constitui suas teorias e explicações, de modo que possam não apenas compreender as relações socioculturais e o funcionamento da natureza ás quais historicamente pertence, (...)."

A Geografia no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais

"A Geografia é uma área de conhecimento comprometida em tornar o mundo compreensível para os alunos, explicável e passível de transformações."

Conhecimento geográfico e sua importância social

"Nesse sentido, a análise da paisagem deve focar as dinâmicas de suas transformações e não simplesmente a descrição e o estudo de um mundo aparentemente estático."

"O espaço considerado como território e lugar é historicamente pelo homem á medida que organiza econômica e socialmente sua sociedade."

"A categoria foi originalmente formulada nos estudos biológicos do final do século XVIII."

"Para professores de geografia é fundamental reconhecer a diferenciação entre a categoria território e o conceito de territorialidade."

"A categoria paisagem, porém, tem um caráter especifico para a Geografia, distinto daquele utilizado pelo senso comum ou por outros campos do conhecimento."

"A categoria paisagem, por sua vez, também está relacionada á categoria lugar, tanto na visão da Geografia Tradicional quanto nas novas abordagens."

"O estudo de Geografia possibilita aos alunos a compreensão de sua posição no conjunto das relações da sociedade com a natureza; como e por que suas ações, individuais ou coletivas, em relação aos valores humanos ou á natureza(...)"

Aprender e ensinar geografia

"(...) a maneira mais comum de ensinar Geografia tem sido por meio do discurso do professor ou do livro didático."

"É imprescindível o convívio do professor com o aluno em sala de aula, no momento em que pretender desenvolver algum pensamento critico da realidade por meio da Geografia."

"A televisão os computadores permitem que eles interajam ao Vico com diferentes ligares do mundo."

" O ensino de Geografia nesses ciclos pode intensificar ainda mais a compreensão, por parte dos alunos, dos processos envolvidos na construção das paisagens, territórios e lugares."

"A Geografia trabalha com imagens, recorre a diferentes linguagens na busca de informações e como forma de expressar suas interpretações, hipóteses e conceitos."

"A cartografia é um conhecimento que vem se desenvolvendo desde a pré historia até os dias de hoje."

"É relevante lembrar que grande parte da compreensão da Geografia passa pelo olhar."

"Os estudos de paisagens urbanas e rurais, com toda a sua problemática, pode em grande parte ser desvendados pela observação direta dessas paisagens."

Objetivos gerais da área

"conhecer, saber, utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições;"

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA:

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO

"Os eixos temáticos não representam um programa de curso e tampouco uma proposta curricular a ser seguida de forma dogmática."

"Os territórios não se constituem em simples elementos que estabelecem as mediações no fluxo dessas ações."

"porém, a preocupação da geografia é como o espaço terrestre e a forma como a sociedade se apropria dele."

"O Estudo de Geografia permite que os alunos desenvolvam hábitos e construam valores significantes para a vida em sociedade."

"Dentro dessa perspectiva, levando em consideração que os alunos estão desenvolvido processos cognitivos de conhecimento do mundo em níveis mais elevados de raciocínios mais complexos sobre o tempo e o espaço."

"Um cuidado que os professores deve ter ao relacionar o conteúdo dos seus temas, nesse momento em que a Geografia aparece como uma área de forma personalizada, é não pretender estar formando geógrafos."

"Diante dessas considerações, a opção foi organizar os conteúdos em eixos temáticos,temas e itens a partir de problemáticas amplas de Geografia."

Geografia e Temas Transversais

"Portanto, os conteúdos propostos articulam –se necessariamente com os temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais."

"Alguns temas transversais, como Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde, Trabalho e Consumo, são parte dos conteúdos da Geografia."

"O trabalho com os temas transversais reforma também um principio estabelecido a priori nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia: "(...).

"O ensino de Geografia muito pode contribuir para a formação ética medida em que se direcione a aprendizagem ao desenvolvimento de atitudes, como confiança dos alunos na própria capacidade e na dos outros para construir conhecimento sobre os lugares paisagens,(...)"

Pluralidade cultural

"Por outro lado, ai dar importância a esse saber, a escola contribui para a superação do preconceito de que a ciência é uma só e é produzida por algum sujeito indeterminado, nas academias; (...)"

"Desse modo, é possível visualizar melhor a dimensão da Geografia no currículo da escola fundamental: como um campo de problemas para construir conceitos e como um elemento de integração com o tema Pluralidade Cultural."

Orientação sexual

"Em Geografia, esse tema podem ser tratados quando o professor estiver desenvolvendo a temática da cidadania, nas formações sócio espaciais, a modernização, o modo de vida, entre outros."

"Outra forma de transversalizar os conteúdos de Orientação Sexual com Geografia pode ser dar por meio da cartografia."

Meio Ambiente

"A análise de problemas ambientais envolve questões políticas, históricas, econômicas, ecológicas, geográficas, enfim, envolve processos variados, portanto, não seria possível compreendê-los pelo olhar de uma única ciência."

"(...) O tema Sociedade e Meio Ambiente é o que sugere maior aproximação, pois, ao tratar de formação socioespacial, das novas territórios e temporalidade do mundo, aborda-se de formaampla os processos que geram uma determinada ocupação do solo, as demandas por recursos naturais, o crescimento populacional e a urbanização, entre outros."

Saúde

"Em Geografia, esse estudo dos Dados pode ser cruzado com os temas relativos ás desigualdades regionais, de distribuição de renda."

"Os levantamentos da saneamento básico e condições de trabalho e o estudo dos elementos que compõem a dieta básica, os tipos de agricultura, as desigualdades sociais nas cidades, a favelização são alguns exemplos de trabalhos que podem servir de contexto para a aprendizagem de conteúdos geográficos."

Trabalho e consumo

"Valorizar o trabalho como forma de expressão humana, das diferentes culturas e estrias em seus modos de viver, pensar, portanto o trabalho como presença histórica do pensar e fazer humano."

"Quando se discute a conquista da cidadania, os aspectos ligados aos direitos do consumidor também podem ser estudados por meio de Geografia para serem mas bem compreendidos:analisar como e para quem o mercado se organiza, a diversidade e qualidade dos produtos e avaliar seu impacto sobre a saúde e o meio ambiente(...)"

TERCEIRO CICLO

Ensino e aprendizagem

"No terceiro ciclo, o estudo da Geografia poderá recuperar questões relativas á presença e ao papel da natureza e sua relação com a ação dos indivíduos, dos grupos sociais e, de forma geral, da sociedade na construção do espaço."

"Desenhar é uma maneira da expressão características desse momento da escolaridade e um procedimento de registro que deve ser valorizado pela Geografia."

"O estudo do meio, o trabalho com imagens e a representação dos lugares próximos e distantes são recursos didáticos interessantes, por meio dos quais os alunos poderão construir e reconstruir, de maneira cada vez mais ampla e estruturada, as imagens e as percepções que tem da paisagem local e agora também global,(...)"

Objetivos para o terceiro ciclo

"distinguir as grandes unidades de paisagem em seus diferentes graus de humanização da natureza, inclusive a dinâmica de suas fronteiras, sejam elas naturais ou históricas, a exemplos das grandes paisagens naturais(...)"

"Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se devem ter na preservação e na conservação da natureza."

Eixo 1: A Geografia como uma possibilidade de leitura e compreensão do mundo

"O aprendizado desse método poderá ser percebido naturalmente pelo aluno, por meio dos temas e conteúdos."

"(...) de dar aulas sobre o que é Geografia.Compreendendo o espaço coloca-se como condição necessária para orientar as ações do aluno como pessoa e cidadão em relação ao seu comportamento de vida na rua, na cidade ou no mundo."

"A Geografia, como ciência das interações entre uma multiplicidade de fenômenos naturais e sociais, para não cair nas generalizações localizadas, poderá ter do professor cuidados metodológicos no tratamento das formas de explicações."

"Na evolução histórica e da cultura da humanidade é possível também identificar processos de curta e de longa duração."

"Vida de La Blache definiu a Geografia como a ciência dos lugares, e não dos homens."

"O professor poderá trabalhar o conceito de cidadania como a possibilidade efetivamente garantida de ter uma moradia e transportes adequados ás imposições que o sistema estabelece, principalmente nas grandes áreas metropolitanas."

"a segregação socioeconômica e cultural como fator de exclusão social e estimulo a criminalidade nas cidades."

Eixo 2: O estudo da natureza e sua importância para o homem

"Dentro dos limites do campo cognitivo dos aluno deste ciclo, quando ele já se familiariza com raciocínios mais abstratos e complexos, é possível discutir os mecanismos climáticos, por exemplo, das massas de ar, as variações diárias de tipos de tempos atmosféricos."

"A medida que o aluno compreende as leis que regulam a dinâmica do tempo atmosférico, a sucessão das estações do ano e dos climas, estará, também, em condições de compreender suas relações com as diferentes paisagens vegetais e a zonalidade dos tipos de solos, assim como a organização das bacias hidrográficas e o regime dos seus rios.

"Muitos são os fenômenos naturais que despertam interesse e curiosidade dos alunos pelos processos e tempos da natureza:"

"(...) a cidade de São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos, situada em uma linha de falha tectônica, que a coloca em permanente risco de uma catástrofe."

Os fenômenos naturais regularidade e possibilidade de previsão pelo homem

"Como em Geografia os fatos e fenômenos da natureza são estudados por meio de sua relação com os diferentes modos de apropriação dos grupos sociais, pode-se ampliar muito o conhecimento, discutindo os processos da natureza e suas relações com a vida das pessoas."

"Nas cidades os assentamentos populacionais com construções de moradias na áreas de risco são formas de estudar a relação entre o sitio urbano e a vida das pessoas."

A natureza e as questões socioambientais

"Pode-se sugerir um trabalho com a sociodiversidade e com o modo como diferentes segmentos sociais convivem com as florestas tropicais ."

"Da cidade para o campo, pode-se estudar como o ambiente vem sendo afetado pelos diferentes modos de produzir campo."

Eixo 3 : O campo e a cidade como formações socioespaciais

"(...) como as relações tradicionais no campo e o processo de modernidade, se estará inevitavelmente trabalhando com as idéias do novo e do antigo e os possíveis conflitos existente em seus ajustamentos históricos."

"As grandes cidades representam o centro de comando político, econômico e financeiro no mundo, principalmente nos sistemas capitalista."

"A mídia, com suas sofisticadas técnicas de marketing localizadas nos grandes centros urbanos, cada vez mais penetra pelas antenas parabólicas, pelo computador e pelos automóveis no cotidiano de algumas áreas da vida do campo."

"(...) questões como a da reforma agrária na solução do problema dos sem terra, até aquelas referentes a questões da renovação urbana, moradia, transporte, saneamento."

"(...) ao observa uma paisagem e nela encontrar uma vila operária no Brasil do inico do século XX, vê –se a memória de uma concepção de relações entre empresa e trabalhadores que poderá ter desaparecido, como relações do passado."

"Dessa forma, os alunos poderão compreender que as análises e os estudos geográficos do espaço se realizam numa perspectiva dialética de temo e espaço, em que o antigo e o novo interagem no processo da mudança."

"(...) como as lavoras de exportação subsidiadas por grandes financiamentos que garantem a entrada de divisas para o pais, coexistem as pequenas e médias propriedades, em sua quase totalidade desprovidas de auxílios financeiros, mas que respondem pela maior parte do abastecimento das cidades."

"è importante que o professor reflita e critique com seus alunos a crença de que as tecnologia importadas e suas conseqüentes inovações sejam capazes por si só de gerar os impactos necessários para o desenvolvimento da sociedade brasileira."

"Tanto no período colonial como no império a consolidação das oligarquias agrárias representaram o centro do poder."

"As conquistas das classes trabalhadoras desde a implantação da República sempre tiveram de enfrentar as alianças realizadas no interior das classes dominantes."

"O regime militar que se implantou a partir de 1964 foi a resposta autoritária do Estados legitimado pela cumplicidade da burguesia urbana, e de oligarquias agrárias do pais, às reformas pretendidas pelos trabalhadores."

"O processo de democratização pelo qual o Brasil passou após a queda do regime militar nos anos 80 não garantiu ainda a realização de uma verdadeira reforma agrária soluções para o problema de moradia e de desemprego."

"o professor poderá concomitantemente ajudar o aluno a desvendar os processos que passaram a atuar na mudança do comportamento social do campo com a chegada da televisão e as facilidades oferecidas pelos meios de transporte, facilitando as ligações entre os moradores do campo com a cidade."

Eixo 4: A cartografia como instrumentos na aproximação sos lugares e do mundo

"A Geografia, por uma imposição de método, trabalha com uma pluralidade de espaços e lugares com recortes muito variados, alguns mais próximos, outros mais distantes do observador."

"O aprendizado por meio de diferentes formas de representação e escalas cartográficas deverá estar contemplado nesse momento em que se inicia o aluno nos estudos geográficos."

Da alfabetização cartográfica à leitura critica e mapeamento consciente

"A alfabetização cartográfica compreende uma série de aprendizagens necessárias para que os alunos possam continuar sua formação nos elementos da representação gráfica já iniciada nos dois primeiros ciclos para posteriormente trabalhar com a representação cartográfica."

"(...) são básicas na alfabetização cartográfica tais como: a visão obliqua e a visão vertical, a imagem bidimensional, o alfabeto cartográfico (ponto e área), a construção da noção de legenda,a proporção e a escala, a lateralidade, referências e orientação espacial."

"Para desenvolver as competências necessárias para tornar o aluno um leitor crítico e mapeador consciente, pode-se a partir do terceiro ciclo introduzir o trabalho em três níveis: estudando um fenômeno isoladamente e analisando a sua distribuição espacial, produzido carta analíticas; combinando duas ou mais cartas analíticas; produzindo sínteses ou cartas que reúnem muitas informações analíticas."

Os mapas como possibilidade de compreensão e estudos comparativos das diferentes paisagens e lugares

"É muito importante neste momento o professor tomar a cartografia um recurso rotineiro em sua sala de aula."

"que trabalha com a cartografia fornece instrumentos de explicação e compreensão do espaço geográfico;"

Critérios de avaliação

"Como este critério avalia-se o quanto o aluno se apropriou das categorias básicas da Geografia e tem clareza em relação ao conceito de diferentes temporalidades que definem os ritmos e processos históricos e naturais na construção do espaço geográfico."

"Construir, por meio da linguagem escrita e oral, um discurso articulado sobre as diferenças entre o seu lugar e a pluralidade que constituem o mundo."

"Perceber no seu cotidiano como as pessoas se apropriam e se identificam com os lugares."

"Interessar-se em procurar como as pessoas se integram com os lugares, definindo um comportamento crítico em relação a esse fato."

QUARTO CICLO

Ensino e aprendizagem

"O aluno do quarto ciclo já capaz de maior sistematização, podendo compreender aspectos metodológicos da área quando estuda as relações entre sociedades, cultura, Estado e território ou as contradições internas que ocorrem entre diferentes espaços geográficos com suas paisagens."

"o jovem sensibilizado para questões cotidianas tem uma experiência com a realidade ancorada em problemáticas de escalas variadas de tempo e de espaço."

"(...) escolha de temática geográficas para interpretação do mundo, é muito importante entender esses e outros aspectos da cultura jovem nas sociedade atuais."

"No quarto ciclo, o estudo de Geografia compõe de um amplo leque que permite entrada significativa nesse processo de desenvolvimento sociocognitivo do jovem adolescente."

"Ainda dentro da questão da mobilidade do jovem, é possível ampliar e resitar conteúdos da Geografia dos ciclos anteriores."

"Aprender Geografia significa também conseguir perceber, observar com intenção e descrever nosso cotidiano nas paisagens, interpretando os seus significados passado, presente e interferir no seu futuro."

"É importante identificar o interesse pela participação do jovem no desenvolvimento da aspiração pelo equilíbrio na relação homem / natureza, o questionamento das relações sociofamiliares, as novas relações de lazer e prazer etc."

"(...) é possível também compreender por que a natureza favoreceu o desenvolvimento de determinadas atividades e não de outras, e por que alguns lugares do mundo se especializaram nas relações econômicas em função do seu potencial de recursos da natureza."

"O desafio temático da Geografia é então forma um aluno capaz de discernir aquilo que diz respeito a sua vida, diante de um mundo em que, num processo dialético de globalização e fragmentação, a informação instantânea e simultânea exige atitudes e discernimentos cada vez mais rápidos e complexos?"

"É também fundamental que a escola se preocupe com a formação dos alunos para o mundo ocupacional, não na forma de ensino vocacional ou profissionalizante, mas por meio de conteúdos que expliquem o mundo e lhe dê oportunidades de adquirir capacidades para lidar com ele."

"(...) o aluno pode, na medida do possível e do acesso, aprender a utilizar a tecnologia como ferramenta intermediaria da Geografia, a exemplo do computador como armazenador e organizador de dados empíricos, ou para construir simulações simples da realidade."

"o jovem sabe se expressar pelas imagens que constrói nas mais diversas possibilidades de manifestação artística."

"Compreender a paisagem, enfocando o tema da água, remete, necessariamente, ao estudo de como estruturar a vida humana em relação a esse recurso,como cuidar dos mananciais, o que fazer da capacidade natural de preservação, comprometendo-a com a poluição, ou a impermeabilização dos solos, como representar a espacialização desse recurso etc."

"Com a área de Ciências Naturais há ainda uma afinidade peculiar nos conteúdos desse ciclo, uma vez que o funcionamento da natureza e suas determinações na vida dos homens devem ser estudados também pela Geografia não apenas como processo, mas como esses processos foram apropriados pelas sociedades."

Objetivos para o quarto ciclo

"Espera-se que no quarto ciclo aqueles objetivos mais gerais propostos para a área de Geografia sejam atingidos."

"perceber que a sociedade e a natureza possuem princípios e leis próprias e que o espaço resulta das interações entre elas,historicamente definidas;

Conteúdos para o quarto ciclo

"Reafirma-se também que aqueles conteúdos selecionados devem tratar da presença e do papel da natureza e sua relação com a vida das pessoas na construção do espaço geográfico (seja sociedade, seja individualmente).

Eixo 1: A evolução das tecnologias e as novas territorialidades em redes

"Vários são os temas e itens que poderão ser desdobrados desse eixo.Porém, dois têm se revelado como grandes temas motrizes das principais forças humanas capazes de gerar profundas transformações no processo de interação entre a sociedade e a construção do seu território."

A velocidade e a eficiência dos transportes e da comunicação como novo paradigma da globalização

"(...) como fator de transporte do espaço, o professor pode estimular o aluno a se posicionar criticamente sobre a potencialidade criadora do homem em superar a barreira das distâncias e dos obstáculos que a Geografia Física dos lugares apresentou para as diferentes sociedades em sua evolução histórica."

"A estrutura do sistema viário e a ideologia do transporte individual são elementos altamente comprometedores da qualidade de vida das cidades."

"A compreensão dos processos de integração socioeconômica ao que se vem designando como o termo de globalização depende profundamente das idéias do instantâneo, do simultâneo e do sincretismo no acontecimento dos fatos."

A globalização e as novas hierarquias urbanas

"no mundo contemporâneo, o que melhor caracteriza o fenômeno da globalização é a rapidez como a informação chega aos mais distantes e diferentes lugares, garantindo uma interação instantânea."

"Hoje as pessoas localizadas em pontos distantes do território, sentadas diante do computador, ligadas a uma rede, poderão estar interagindo ao mesmo tempo na produção de uma projeto, seja ele na forma de um texto ou de um design."

"(...) que reflita com seus alunos sobre importância que as novas tecnologias vêm acarretando para essas transformações."

" os termos "paises desenvolvidos" passaram a ser usados, então no interior de um processo de conscientização designado como "o grande despertar", que nada mais foi do que o reconhecimento das profundas diferenças que separavam os paises ricos e pobres, em que a relação dominação / subordinação representava a origem dessas desigualdades, sendo que os séculos de dominação colonial e sua conseqüente descendência estavam nas raízes da pobreza de mais de 2/3 da população mundial."

"Tão importante quando discutir com os alunos as novas relações socioeconômicas que emergem no interior do processo da globalização, redesenhado as relações de negociações entre desenvolvidos e subdesenvolvidos, é discutir a nova Ordem Política Mundial.

"(...) faz-se necessário ajudar o aluno a compreender e explicar as novas condições que regulam as atuais relações no cenário internacional, a exemplo da aproximação entre os Estados Unidos e a ECl e a incorporação de Hong Kong ao socialismo chinês."

"Porém, nem sempre é fácil para o professor enveredar por esses temas e conteúdos e ao mesmo tempo manter-se metodologicamente compromissado com a análise geográfica."

"Outros temas e conteúdos, como o das relações internacionais, poderão também ser colocados para que os alunos possam se inteirar e compreender os processos de nova ordem mundial."

Uma região em construção: o mercosul

"È verdade que os quatro primeiros paises guardam entre si a contigüidade de fronteiras, o que si só favorece a integração em um bloco regional com interesses comuns."

"Entre eles pode-se destacar os seguintes: estágio de desenvolvimento do processo de produção e consumo dos países - membros, demografia escolaridade e desenvolvimento tecnológico e problemas ambientais comuns."

Paisagens e diversidade territorial no Brasil

"O Brasil é uma união de diversidades socioculturais, mas ao mesmo tempo guarda uma unidade que pode ser identificada pelos jovens por meio de temáticas variadas de estado, seja no estudo das redes urbanas, na agricultura ou nas manifestações culturais que dão significado e identidade ás regiões brasileiras."

"Em relação á Geografia, cujo objeto de estudo é a relação sociedade / Natureza, tais paisagens possibilitam um estudo mais aprofundado de questões próprias de cada região, em relação ás possibilidades cognitiva dos alunos."

"A leitura de imagens, o trabalho com diferentes tipos de documentos, a narrativa, os filmes, as fotografias, os textos literários, os jornais, as revistas, o estudo do meio poderão prosseguir, entretanto, com o aumento das competências para leitura, escrita e cartografia dos alunos é possível aperfeiçoar procedimento, tais como: entrevistas e enquetes; pesquisas em livros e enciclopédias; consultas a arquivos, Atlas e mapas: registro e organização de informações em arquivos, diários, cadernetas de campo e coleções; (...)"

"O enfoque dos estudos poderá centrar-se inicialmente, nas características atuais das paisagens, a partir das próprias experiências."

"A discussão sobre o consumo e o modo de vida, ao ser analisada do ponto de vista da globalização, não deve deixar de mostrar os seus aspectos contraditórios."

"Outros aspecto fundamental a ser trabalhado com os alunos é a constatação cada vez mais significativa de um grave quadro de pobreza de grande parcela da população mundial, somado a isso um grave estado de degradação ambiental."

"Os movimentos sociais de luta pela melhora da qualidade de vida, pelo trabalho, pela moradia, entre outros têm mostrado que questões sociais e ambientais não podem ser tratadas como lutas separadas."

O processo técnico – econômico e os problemas socioambientais

"(...) o professor pode trabalhar as questões energéticas, transportes, habitação,industrialização e agrarização do mundo, analisando como as técnicas tiveram um papel fundamental no modo de viver das sociedades e como foi por meio delas que o homem desenvolveu grande capacidade de transformação da natureza."

"O professor pode também introduzir a discussão sobre hábitos alimentares, que parece muito oportuna para os adolescentes, que buscam se identificar também com um certo estilo de vida, procurando discutir padrões de alimentação qualidade da alimentação e problemas ambientais de sua produção."

"É importante mostrar que a paisagem urbana, quando associada á indústria, muda conforme o tipo de indústria."

"Pode também ampliar essa discussão propondo análises de problemáticas globais relacionadas á sociedade industrial, tais como o aquecimento global da atmosfera, as chuvas ácidas , a morte de nossos rios, o desmonte do relevo na paisagem urbana, as grandes concentrações populacionais nas grandes cidades e metrópoles, a interdependência das indústrias, a terceirização da produção etc."

"(...) os modelos de desenvolvimento implantados no pais resultaram em desigualdades profundas,com deterioração da qualidade de vida e degradação ambiental."

"Outros aspecto relevante a se relacionar é no Brasil a industrialização foi financiada pelo aumento das exportações de produtos primários ( a agricultura, a pecuária e a extração mineral e vegetal) e pela exploração intensiva dos recursos naturais."

"(...) quando tratar da morte dos rios, o professor pode aprofundar e tematizar por que os rios morrem, quais processos naturais estão sendo comprometidos."

"Contudo tratar da questão ambiental do ponto de vista político é uma tarefa complexa."

"O estudo do desmatamento, seja na Amazônia ou na Atlântica, oferece amplas possibilidade de recortes para compreender a ação dos diferentes grupos de atuação nas florestas tropicais."

"Os problemas ambientais brasileiros são uma herança de um tipo de progresso criado pela era industrial, que os alunos podem compreender e explicar, identificando espaço de ruptura ou completa adesão ao modelo de progresso adotado no Brasil."

"Além disso, é muito importante debater os movimentos ambientalistas para além das fronteiras territoriais."

Critério de avaliação

"A avaliação deve ser planejada, assim, relativamente aos conhecimentos que serão recontextualizados em estudos posteriores, no ensino médio e principalmente na vida prática."

ORIENTAÇÃO METODOLÓGICAS E DIDÁTICAS

"Quando o professor entra em uma sala de aula, muito são os desafios que se apresentam a ele."

"(...) exigirá do professor uma atitude de mediador nas interações educativas com seus alunos."

"Essas considerações metodológicas e didáticas de caráter mais geral, que podem ser consideradas válidas para qualquer área do ensino e da aprendizagem têm a função de anunciar uma metodologia especifica para o ensino de geografia."

"Os avanços obtidos com as propostas teóricas e metodológicas da Geografia Critica e da nova Geografia Humanista, colocando o saber geográfico como algo construído, guardando em si uma intencionalidade que deve ser desvendada, passou a permitir ao professor a possibilidade de um ensino de Geografia em que o aluno pudesse interagir com sua individualidade e criatividade não somente para compreender o mundo, (...)"

Sobre didática

"(...)o professor pode planejar essas situações considerando a própria leitura da paisagem, a observação e a descrição, a explicação e a interação, a territorialidade e a extensão, a análise e o trabalho com a pesquisa e a representação cartográfica ."

Leitura da Paisagem

"A abordagem dos conteúdos da Geografia pode colocar-se na perspectiva da leitura da paisagem, o que permite aos alunos conhecer os processos de construção do espaço Geográfico."

"Ao se introduzir a leitura da paisagem, a comparação das diferentes leituras de um mesmo objeto é muito importante, pois permite o conforto de idéias, interesses, valores socioculturais, estéticos,econômicos, enfim, das diferentes interpretações existentes e a constatação das intencionalidades limitações daquele que observa."

"A leitura da paisagem mediante a identificação de suas estruturas auxilia também a perceber que muitos problemas enfrentados no bairro, na cidade no município e em outras paisagens são resultados de ações."

Descrição e observação

"A descrição é fundamental, porque a paisagem não é experimental, e sim visual."

Explicação e interação

"Como uma ciência social, porém com especificidade de trabalha a sociedade e a natureza, a análise torna-se complexa, pois deve complexa, pois deve explicar como dois conjuntos de elementos interagem sem deixar de lembrar que tanto a natureza como a sociedade guardam níveis de interações que lhes são especificas internamente."

Territorialidade e extensão

"O principio da territorialidade dos fenômenos geográficos, definidos pelos processo de apropriação da natureza pela sociedade, garante a possibilidade de se estabelecerem os limites e as fronteiras desses fenômenos, sua extensão e tendências espaciais."

Analogia

"Assim sendo, é preciso reconhecer a singularidade e a especificidade dos lugares nos processos de sua globalização em nível mundial."

A representação dos espaços no estudo de geografia

"Sendo assim, o professor pode abordar, simultaneamente, dois eixos: a leitura e a produção da linguagem gráfica."

"O professor pode também considerar as idéias diferentes e formar representação a partir da percepção que seus alunos têm sobre a representação do espaço."

"Programas de televisão eu abordem assuntos relacionados á Geografia podem ser recomendados aos alunos para serem assistidos fora do horário escolar, ou podem ser gravados e reproduzidos no videocassete, e ser utilizados como um meio para apresentar informações introdutórias ou complementares."

Como auxiliar do processo de construção de conhecimentos

"(...) o recurso tecnológico é usado como um meio didático no processo de ensino-aprendizagem.Mediante o uso das tecnologias da comunicação é possível problematizar os conteúdos específicos de Geografia."

Como ferramenta para realizar determinadas atividades

"É importante que os alunos tenham os recursos tecnológicos como alternativa possível para realização de determinadas atividades.Por isso,a escola deve possibilitar e incentivar que os alunos usem seus conhecimentos sobre as tecnologias para comunicar-se e expressar-se, como utilizar imagens produzidas eletronicamente na ilustração de texto e trabalhos pesquisar assuntos;confeccionar folhetos, mapas,gráficos etc,(...)"


Autor: Maria Anunciacao Souza


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