FRUTAS ORGÂNICAS



 

Hoje a sociedade defende muito o conceito de sustentabilidade. Uma das ações que esta sendo colocada em prática é plantio de frutas orgânicas.

Esse tipo de alimento orgânico não recebe produtos químicos, como agrotóxicos, não poluindo o meio ambiente, além de serem alimentos saudáveis que apresentam um sabor maior e com mais nutrientes.

Esse tipo de agricultura esta crescendo muito, a uma estimativa sem dados concretos é que o mercado brasileiro aumenta em torno de 30% ao ano. E em 2008, 64 empresas exportaram US$ 58 milhões de produtos orgânicos.

O trabalho para esse tipo de plantio é maior, tem um processo mais cuidadoso, como, fazer limpeza da planta, ter controle da erva daninha fazendo manualmente e o mais complexo que é desintoxicar o solo, tornando o custo de mão de obra alta. Em função destas questões o produto final passa a ter um preço mais alto do que produto cultivado normalmente com agrotóxicos.

No entanto existe um publico que está disposto a pagar a mais para consumir estes produtos em busca uma vida mais saudável além de perceber que esta cuidando do meio ambiente em que vive.

Para o consumidor ter certeza que esta comprando fruta realmente sem agrotóxicos, a empresa que planta e vende precisa receber um certificado regulamentando esse tipo de produto.

Apesar desses produtos já estarem com um aumento de consumo, o numero de consumidores é pequeno em relação à população brasileira. Atualmente o público que consome é de classe média alta.

Para tentar popularizar mais os produtos orgânicos, o Governo Federal através do SEBRAE Distrito Federal e em parceria com o Sindicato dos Produtores de Orgânicos do DF (Sindiorgânicos), comercializou dentro do Shopping Deck Norte uma feira só de produtos orgânicos para divulgar e atrair diferentes níveis de público.

As campanhas políticas e a mídia em geral serão aliada para o desenvolvimento de vendas desses produtos. Através de noticias em jornais e televisão, além da internet,  que passam as informações de como é importante cuidar da saúde num dia a dia com muitos afazeres e como esses produtos tendem a não prejudicar a natureza.

O aumento da produção e a conquista de mercado tendem a crescer nesta área, gerando novos empregos e abrindo mais mercados de exportação.

Quando surgi um produto diferenciado mo mercado e existe uma procura dos consumidores mesmo sendo ainda pequena, é preciso investir, pois assim a organização terá uma oportunidade de expandir seu negocio para um mercado competitivo.

 

 

 

 

 

Referencias:

 

 

Site Clic RBS – Canal Rural

 

 

Zero Hora. Campo e Lavoura. Porto Alegre: 29  de maio de 2009.


Autor: Fabiana Daniel Felicio


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