Rugosidade do solo?



O que é a rugosidade do solo? Esse texto é uma tentativa de esclarecer esse termo.

A rugosidade do solo pode ser definida como o aspecto das irregularidades que a superfície deste apresenta. De maneira simples, quanto maior forem os agregados da superfície do solo, maior será sua rugosidade.

Para se ter uma idéia mais concreta da rugosidade, uma superfície lisa apresenta baixa rugosidade. Do contrário, superfícies irregulares, ou seja, mais ásperas, são mais apresentam mais rugosidade.

Se pudéssemos nos aproximar milimetricamente da superfície do solo, a rugosidade corresponderia ao microrrelevo (microtopografia) que este teria em sua superfície.

Em termos práticos a rugosidade é estudada, pois, por exemplo, solos com alta rugosidade tendem a apresentar maior capacidade de armazenamento de água antes que se inicie o escoamento superficial. Desse modo, as irregularidades da superfície atuam como "recipientes" que estocam a água. Após o preenchimento dessas microdepressões, a água começa a escorrer em superfície podendo gerar erosão.   

A rugosidade sofre alterações ao longo do tempo. Por exemplo, quando um solo está sem cobertura vegetal, geralmente ele, após um evento de chuva, apresenta menor rugosidade do que antes da chuva. Isso decorre do fato das gotas de chuva atuarem destruindo os agregados, diminuindo a rugosidade do solo. Nesse contexto, um solo com estrutura bem desenvolvida e de alta resistência à deformação, está menos propenso à redução de sua rugosidade. Assim, adicionar matéria orgânica aos solos agrícolas é uma medida de manejo que age na direção de conferir mais agregação ao solo. Além disso, a adição de restos de cultura, cascalho e mesmo uma cobertura vegetal atuam no sentido de alterar a rugosidade do solo aumentando esta e, por conseqüência, por deixarem a superfície mais áspera, ou seja, com maior atrito, reduzem a velocidade da água e, portanto, o potencial desta de carregar e destacar solo, o que, em última instância, se traduz na resistência ao processo erosivo.

A alta irregularidade da superfície do solo faz com que o fluxo de água se concentre nas partes mais baixas do microrelevo do solo se comparada a uma superfície que não apresenta rugosidade. Por conseqüência, o fluxo tende a se concentrar aumentando a capacidade de transporte de terra pela água, influenciando a erosão. Contudo, esse fato não significa que superfícies menos rugosas são mais estáveis do que as rugosas. Por terem maior quantidade de irregularidades, as superfícies rugosas tendem a armazenar os sedimento nas pequenas poças que se formam nela. Além disso, se os solos tiverem estrutura altamente resistente ao impacto das gotas de chuva, o escoamento superficial poderá se formar sem necessariamente haver desprendimento e transporte de solo, ou seja, erosão. Já em superfícies lisas (baixa rugosidade) o escoamento superficial tende, ao menos durante o início da chuva, a não se concentrar. No entanto, após algum tempo de chuva, inevitavelmente, pequenas depressões se formam concentrando fluxo de água e causando erosão.


            A título de exemplo da aplicação do  conhecimento da rugosidade do solo, os canais escoadouros que recebem água drenada pelos terraços em áreas agrícolas, geralmente, são cobertos por grama, justamente para aumentar a rugosidade do solo, diminuindo a velocidade da enxurrada.

Com o exposto, fica evidente que a rugosidade é uma propriedade do solo que pode ser influenciada pelo manejo deste. Embora pouco comum no nosso cotidiano, se comparada a outras propriedades do solo,  entendê-la é de extrema importância para a conservação deste e da água.

Preparado a partir de:

HELMING, K.; RÖMKENS, M.J.M.; PRASAD, S.N. Surface roughness related process of runoff and soil loss: a flume study. Soil Science Society of America Journal, v.62, p.243-250, 1998.


Autor: Luiz Felippe Salemi


Artigos Relacionados


Erosão Do Solo: O Efeito Das Gotas De Chuva Sobre O Solo Descoberto

Incorporação?

Rugosidade Do Dossel?

Restrições Agrícolas De Solos Pedregosos

A Estrutura E A Drenagem Do Solo

País De Duas Faces

Impactos Da Agricultura Sobre As Propriedades Do Solo