Preservação e Conservação dos Recursos Naturais Através da Educação Ambiental



O planeta Terra é constituído de diversos recursos naturais que são insubstituíveis para a manutenção da vida e o bem estar do homem. Nas últimas décadas, o meio ambiente tem sido foco de relevantes discussões na sociedade Internacional, incluindo também a brasileira. Isto, muito provavelmente devido aos crescentes índices de desmatamento, queimadas, despejo de poluentes nos rios e mares, gerando graves problemas de ordem social, econômica, cultural e ecológica.

Nesse sentido, a relação homem-natureza, não tem se dado de forma adequada. Tal comportamento está relacionado ao descompromisso dos indivíduos para com a participação na resolução dos problemas ambientais, esse descompromisso é, ao mesmo tempo, resultado de suas relações sociais historicamente estabelecidas (TOZONI-REIS, 2004).

É indiscutível a necessidade de conservação e defesa do meio ambiente. Para tanto, os indivíduos precisam ser conscientizados e, para que esta tomada de consciência se alastre entre presentes e futuras gerações, são importantes que se trabalhe a educação ambiental dentro e fora da escola, incluindo projetos que envolvam os alunos.

Os educadores têm um papel estratégico e decisivo na inserção da educação ambiental no cotidiano escolar, qualificando os alunos para um posicionamento crítico face à crise socioambiental, tendo como horizonte a transformação de hábitos e práticas sociais e a formação de uma cidadania ambiental que os mobilize para questão da sustentabilidade no seu significado mais abrangente.

A escola educa, por sua vez também é responsável pela sociedade. A educação ambiental é uma forma abarcante de educação, através de um processo pedagógico participativo que procura infiltrar no aluno uma consciência crítica sobre os problemas do ambiente.

Tozoni-Reis (2004) ressalta que: A educação ambiental como mediadora dessa relação (homem-natureza) se estabelece sobre a idéia de conscientização, na articulação entre conhecimentos, valores, atitudes e comportamentos, podendo promover a transformação radical da sociedade atual. É tarefa de um educador ambiental desenvolver o associativismo, difundir o conhecimento e sugerir técnicas e instrumentos que inspirem o engajamento da comunidade, em prol da manutenção de sistemas ambientais.

Baseado em:

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação ambiental: natureza razão e historia. Campinas, SP: Autores associados, 2004.


Autor: Silas Dumont Pires Horta


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