Dedicação Total a Você: A Fusão do Pão de Açúcar com as Casas Bahia



Na Sexta Feira dia 4 de Dezembro de 2009 o mercado foi surpreendido pela compra das Casas Bahia pelo Grupo Pão de Açúcar, ambas as empresas que tiveram começo no estado de São Paulo o Pão de Açúcar na Capital com uma confeitaria de propriedade de Valentim dos Santos Diniz um imigrante português e as Casas Bahia outra em São Caetano do Sul com uma pequena loja de utensílios domésticos de propriedade de Samuel Klein um imigrante polonêsambos vieram tentar a vida em nosso pais.

A incorporação, conforme levantamento da Consultoria Economática, transforma o grupo no quarto maior entre as companhias de capital aberto no Brasil, ficando atrás somente de Petrobras, Vale e Gerdau.

O Grupo Pão de Açúcar se tornou um dos maiores Grupos de Varejo do nosso pais através de aquisições, em 1965 adquiriu os Supermercados Sirva-se com 11 lojas . Na década de 70, o Grupo passou por uma grande expansão, com a aquisição da rede Eletroradiobraz que na época a fez dobrar de tamanho, pois foram incorporados 08 supermercados, 26 hipermercados, e 16 magazines de uma vez alem de, uma financeira e concessionária de veículos da marca Chevrolet também foi o ano da inauguração da primeira geração de hipermercados do país, as lojas Jumbo que depois se tornou Junbo Eletro com o logotipo do Jumbo casando com a Baleia. Em 1978, as redes de supermercados Superbom (do Grupo Matarazzo), Peg-pag e Mercantil São José no Ceará com amplas e modernas lojas, são adquiridas.

Em 1979, inaugura a rede Minibox, um conceito de lojas despojadas, com um número reduzido de itens e preços muito competitivos, direcionadas à população de baixa renda na década de 80 é inaugurada tambem a Sandiz (loja de departamentos) lojas bem montadas ao estilo da Mesbla e Sears.

Em 1990, antigos hipermercados Jumbo, em São Paulo, Paraná e Belo Horizonte, são adaptados à nova filosofia e passam a se denominar Extra. Em novembro deste mesmo ano é inaugurado o Extra Abolição em Campinas, que construído especialmente para este fim e marca uma 2ª geração de hipermercados já em 1993 a marca Jumbo é desativada.

Em 2005 o controle do Grupo passou a ser compartilhado de forma igualitária (50% para cada) entre Abilio Diniz e o Grupo Casino terceira maior rede de supermercados francesa, com vendas líquidas de US$ 16,5 bilhões em 1998 e 4.694 lojas em nove países.

Em Julho deste ano a da rede Ponto Frio por R$ 824,5 milhões em uma disputa com o Grupo Silvio Santos, a operação fez o Grupo reassumir liderança do varejo brasileiro perdido para o Carrefour.O Ponto Frio tinha sua operação em 10 Estados e no Distrito Federal, por meio de uma rede de 455 lojas com faturamento bruto anual de R$ 4,8 bilhões e foi fundado por um imigrante romeno de nome Alfredo Monteverde.

As Casas Bahia têm esse nome em homenagem a seus fregueses, na maioria retirantes baiano vindo tentar a sorte na região. Segundo o site das Casas Bahia para dar suporte de expansão e atendimento ao cliente, a empresa mantém uma estrutura logística que abrange oito centros de, além de sete entrepostos em localidades distintas nos mercados em que se faz presente. A rede possui, também, frota própria de 2792 veículos pesados, de um total de mais de 3.500 veículos, que rodaram em 2008 mais de 143 milhões de quilômetros.

Na Casas Bahia, o slogan "Dedicação Total a Você" se aplica aos dois lados: clientes com campanhas de reabilitação de crédito e também a colaboradores. A rede tem investido na implementação de Centros de Convivência voltados ao bem estar do colaborador que incluem refeitórios, academia de ginástica, lanchonetes, centro de reabilitação física, bibliotecas, entre outros espaços de relaxamento e convívio.

A união do Pão de açúcar com as Casas Bahia faz nascer uma empresa com 130.000 funcionários, 1582 lojas e um faturamento de 40 Bilhões de Reais e estará presente em 337 municípios, incluindo super e hipermercados. As unidades estão em 18 estados e no Distrito Federal.

A associação vai unir as operações do Ponto Frio (Globex), das Casas Bahia e do Extra Eletro (Grupo Pão de Açúcar) em uma única e nova sociedade onde Klein ficara com 49% e o Grupo de Abílio Diniz com 51% não estão inclusos nos negócios os imóveis que a Casas Bahia possui, estimados em R$ 2 bilhões, 75% da fábrica de móveis Bartira. O Pão de Açúcar irá transferir para a Globex, por R$ 120 milhões, todos os estabelecimentos comerciais onde atualmente são operados negócios de varejo de bens duráveis, exceto os negócios de comercialização de bens duráveis que opera em seus supermercados e hipermercados - que não integram a associação. Em nota o grupo citou como varejo a ser transferido a Lojas Extra-Eletro.

Em 2003, o teórico e estrategista norte-americano C.K. Prahalad, afirmou que "A Casas Bahia prova minha tese a respeito da importância e da rentável oportunidade de mercado existente na base da pirâmide de renda", por isso é que o Pão de Açúcar se apressou em fazer a associação porque ele quer atuar por cluster, como no mercado de alimentos e parece que conseguiu porque o Ponto Frio tem como alvo os públicos A, B e C. e as Casas Bahia, por sua vez, possuem exposição às classes C, D e E, que devem registrar forte crescimento no curto prazo com a expansão da renda da população brasileira. Com isso, o Pão de Açúcar se coloca como o único grupo a se posicionar em todas as classes no varejo de bens duráveis. Um dos motivos dessa fusão teria sido o estreitamento das negociações entre Carrefour e Wal Martpois segundo publicou o jornal Le Monde em Setembro o grupo francês Carrefour está sendo pressionado por grandes acionistas para deixar mercados emergentes, como a China e Brasil o que não seria bom para as Casas Bahia e nem para o Pão de Açúcar.

Para Michael Klein, diretor executivo das Casas Bahia a fusão é uma maneira de continuar atendendo bem o cliente e para Abílio Diniz a associação é uma oportunidade de ocupar não só todos os estados, mas se possível todos os municípios do país.


Autor: Pedro Paulo Galindo Morales


Artigos Relacionados


Educação Ambiental - Meio Ambiente

Por Que Fazer Estágio?

Áreas Verdes: Necessidades Urbanas

Poluição Atmosférica

Alfabetização Ecológica

Clima Urbano: Êxodo Rural à Metrópole

O Salmo 23 Explicitado