CONTABILIDADE ESTRÁTEGICA



INTRODUÇÃO

Este artigo tem como objetivo reconhecer a nova era da profissão contábil, refletindo sobre o impacto que as novas regras trouxeram para a profissão fazendo-nos pensar nas necessidades que surgiram e no atual mercado de trabalho para este segmento profissional ressaltando ainda a contabilidade estratégica e a busca de soluções para as necessidades cada vez mais complexas e diferenciadas de seus inúmeros usuários ou empresas, os quais, invariavelmente, apresentam objetivos distintos.

Visando prover e analisar os dados contábeis que dizem respeito à estratégia da empresa, de modo a antecipar mudanças nos cenários futuros e assinalar a necessidade de mudanças nas estratégias da empresa, na sua primeira parte relatamos a fracassada visão do profissional contábil e em sua extensão levantamos dados a partir de pesquisas com pessoas que não estão ligadas a esta área.

Na segunda parte, dissertamos sobre a situação atual, buscamos dados concreto utilizando entrevista aberta com alunos, professores e profissionais da área.

Em um entendimento final, definimos o profissional do futuro e suas principais características levando em consideração os traços definidos como conjunto de habilidades, competências, maneiras de agir e de atuar deste profissional contábil. Nesse contexto salientamos também a evolução tecnológica que vem contribuindo para que as informações cheguem rapidamente ao conhecimento de todos. A Tecnologia da Informação (TI) que surgiu como uma fonte de dados para tomada de decisões foi além da agilidade desta contribuindo para que os custos sejam diminuídos sem subtrair a qualidade da informação. O uso da TI na contabilidade se tornará uma excelente ferramenta, contribuindo para agilidade, confiabilidade e integração de dados bem como servindo de ferramenta para estratégia gerencial e tomada de decisão.

RESUMO

Este artigo aborda a nova era do profissional contábil e seus desafios para vencer o impacto das novas regras e estar atualizado com o novo contexto como um profissional do futuro abordando a estratégia gerencial num contexto organizacional, mudando a maneira de pensar dos antigos contadores.

Palavra Chave: Contabilidade + Estratégia = Contabilidade Estratégica

A FRACASADA VISÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL

A maioria das pessoas ainda pensa que a contabilidade é somente registrar e controlar fatos administrativos, gerar guias, escriturar livros e emitir balancete.Ao conhecer profundamente a empresa, o profissional contábil é chamado constantemente a não apenas evidenciar o que já aconteceu; é chamado sim a dar sua opinião sobre o futuro da empresa, respondendo à pergunta: Que caminho devemos seguir agora? Sendo assim, o contador é peça fundamental para a sobrevivência das empresas, subsidiando as tomadas de decisões.

O dinamismo do mundo dos negócios faz com que a Ciência Contábil se depare com novas demandas, onde não é suficiente apenas o registro e divulgação dos fatos já acontecidos mas onde a visão contábil deve ser ampliada, indo além das informações produzidas para as atividades de planejamento e estratégia, de modo a antever as conseqüências para a empresa no futuro e tornando-se parte integrante do processo de decisão da empresa.

O PROFISSIONAL CONTÁBIL E AS MODIFICAÇÕES NO MERCADO DE

TRABALHO

Estamos diante de uma nova etapa na área contábil, ou seja, a fase mecânica cedeu lugar a fase técnica e esta está cedendo lugar a fase da informação. O mercado atual exige que os profissionais estejam atualizados e informatizados e que saibam utilizar as novas tecnologias disponíveis. A contabilidade é uma profissão que oferece um leque amplo de alternativas profissionais, permitindo dezenas de opções de especialização e cursos de aprimoramento profissional de forma a manter o profissional da área competitivo.

DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA

A origem do termo estratégia vem do grego, cujo significado é "strategos" que quer dizer a arte do general, tendo em vista planos e ações com intuito de vencer o inimigo.

A estratégia tem a ver com a criatividade, a imaginação de como a empresa deve interagir com uma realidade complexa para obter vantagens sobre os seus concorrentes. Assim, a estratégia nasce de um conjunto de experiências e conhecimentos próprios dos estrategistas que são pessoas envolvidas, atentas aos seus recursos, que aprendem constantemente sobre suas organizações e setores, porém, sabedoras de que a perspectiva individual não é suficiente para formulação das estratégias (PORTER; MONTGOMERY, 1998). Deduz-se, então, que estratégia tem a ver com aprendizagem em toda a organização. A aprendizagem organizacional consiste em ter os recursos humanos atentos, com conhecimento e experiência acumulada, de modo que possam aproveitar oportunidades, otimizar as forças, minimizar as fraquezas e as ameaças.

A importância da estratégia está na estabilidade que se proporciona à empresa, estabelecendo-se rumos, objetivos e gerando sinergia entre as unidades de negócios e os seus componentes para que atinjam as metas estipuladas.

DEFINIÇÃO DA CONTABILIDADE TRADICIONAL

Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. O nome deriva do uso das contas contábeis. De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade), a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a economia e a administração. No Brasil, os profissionais de contabilidade são chamados de contabilistas. Aqueles que concluem os cursos de nível superior de Ciências Contábeis recebem o diploma de bacharel em ciências contábeis (Contador). Existe também o título técnico de contabilidade aos que têm formação de nível médio/técnico.

CARACTERISTICA PARA O PROFISSIONAL CONTÁBIL ESTRATÉGISTA

O profissional deverá buscar um contínuo aprendizado para manter seu nível técnico adequado à necessidade da empresa ou setor que atua. Deverá ter capacidade técnica e estar em dia com as atualizações decorrentes de mudanças na legislação ou práticas contábeis.

Ter uma visão estratégica e holística de negócios, adaptando-se às mudanças culturais e econômicas para poder fomentar a tomada de decisão da equipe de gestão da empresas, através da apresentação de informações trabalhadas e interpretadas de forma correta.

Para o novo perfil profissional é fundamental considerar atitudes como:

ØIniciativa

ØLiderança

ØAuto-desenvolvimento

ØMultifuncionalidade

ØAgilidade e Flexibilidade

ØRaciocínio Lógico

ØProntidão para resolver problemas

ØHabilidade para lidar com pessoas

ØTrabalho em equipe

ØInformática

ØInteligência emocional

ØConhecimento de Línguas

Para esse profissional não basta apenas característica pessoais, exige-se constante busca pelo conhecimento, não somente ligados a sua área mas no geral manter-se informado e atualizado.

Assim a virtude do auto-desenvolvimento extrapola os limites da empresa e busca também adquirir conhecimento fora da sua aérea de atuação.

Nesse mercado o profissional precisa estar preparado para as mudanças e entender rapidamente esse processo para se adequar a elas. A contabilidade é uma área muito ampla onde o profissional tem um leque de opções para exercer a sua função. O contador lida todos os dias com a informação contábil, apontada como um dos bens mais preciosos e básicos em uma economia de decisão em qualquer aérea que este profissional possa atuar onde informação e conhecimento apresentam-se com grande relevância.

As empresas necessitam e fazem uso de informação que são elaboradas pelos contadores e cada um desses usuários requer um tipo especifico de informação para diferentes uso. "O papel do contador é suprir com informações desejadas a cada um desses usuários" ( frases entre aspas requerem fonte/origem ). O profissional contábil é de importância vital para as instituições, além de esclarecer dúvidas sobre a movimentação financeira da empresa, soluciona problemas e desenvolve o aspecto estrategista, já que é o grande auxiliador nas tomadas de decisões. O contador que atua nas empresas por meio de terceirização é um grande comunicador, pois está em sintonia com diversas áreas de atuação como: produção, vendas, custos e finanças.

Levando tudo isso em consideração podemos redefinir a figura do contador para um estrategista, que depois de entender todas as aéreas de uma empresa, pode definir pontos de erros e acertos a serem considerados e baseando-se nestas premissas possa formar um plano estratégico de médio e longo prazos. Alem de todas essas características devemos ressaltar que o elemento fundamental para qualquer profissional contábil é a ética e o comportamento profissional definidos como Competência: fazer o certo; Ética: agir de maneira correta.

O paradigma mudou e continuará mudando de forma cada vez mais acelerada.

MERCADO PROMISSOR

O profissional contábil tem que valorizar mais sua profissão, não ser apenas aquele contador que trabalha a 20 anos em um escritório e nunca se atualiza e não tem nenhuma perspectiva de mudança.

A tendência desta profissão é ser ainda mais valorizada, sendo que o mercado será mais exigente e complexo e precisará de profissionais especializados ampliando o escopo de trabalho fazendo com que o profissional se torne um "mutiespecialista" e eterno aprendiz.

QUADRO DE COMPARAÇÃO

Aspecto

Contabilidade Tradicional

Contabilidade Estratégica

Processos Internos

Lançamentos, conciliações, demonstrações e analise de balanço.

Planejamento, controle, avaliação e resultados.

Ênfase

Conseqüências do passado, objetividade e consistência nos dados.

Decisões que afetem o futuro, relevância e flexibilidade de dados.

Informação

Precisa e objetiva

Oportuna, objetiva e subjetiva.

Relatórios

Resumidos com informações numéricas e sem especificação.

Detalhados sobre setores,

departamentos, produtos, clientes, fornecedores, dentre outros.

CONTABILIDADE ESTRATÉGICA E A GESTÃO DE INFORMAÇÃO

As expressões "estratégica e informação" devem representar significado uniformes. A velocidade com que o conhecimento vai mudando vem aumentando e muito. Isso gera um enorme impacto na permanência das empresas no mercado atual, portanto, é crucial manter uma equipe em contínuo aperfeiçoamento, os clientes exigem isso, caso contrário trocam de fornecedor.

Precisamos de algo que se apresente em meios e objetivos composto de planos e metas, formando-se um indicador dos negócios da empresa e dos meios para reagir às mudanças.Todos esses fatores que são imprescindíveis para orientar o comportamento de uma organização, chamamos de estratégia.

MODELO DE PLANO ESTRATÉGIO UTILIZANDO A CONTABILIDADE

O ambiente atual de informações em relação aos produtos e serviços exige novas capacidades para assegurar o sucesso competitivo. Precisa-se, portanto, conhecer a organização sobre vários focos:

- Processos Internos

- Clientes

- Finanças

- Aprendizado

Ter um plano estratégico é diferenciar-se dos concorrentes, manter-se no negócio abrindo-lhe novos horizontes.

Podemos representar estratégia numa organização como:

Ao ____ A1

Ao = Início

_____ = Estratégia

A1 = Resultado Almejado

Atualmente todas as informações necessárias para o processo de gerenciamento do negócio de uma organização estão limitadas a relatórios econômico-financeiros tradicionais elaborados de acordo com a necessidade do mercado e que são chamados de demonstrações contábeis.

Na Contabilidade tradicional há dificuldade em atribuir valor financeiro confiável a alguns ativos como: processos, habilidades, lealdade, flexibilidade que são difíceis de se mensurar em balanços e demonstrações de resultado. Porém, são esses ativos que produzem capacidade para desenvolver o sucesso de uma organização. As Organizações possuem na contabilidade uma ferramenta que pode ser utilizada na gestão estratégica a curto ou longo prazo, que viabiliza alguns processos:

- Podemos citar: o controle dos custos através dos métodos de custeio; o Balanced Scorecard - BSC, a Teoria das restrições - TOC e outros processos ou metodologias das quais dependerá do objetivo e o sucesso da organização.

Dentre as ferramentas citadas o BSC é atualmente a que consegue reunir mais de informações de caráter estratégico aliadas as contábeis. O BCS é um sistema de gestão estratégica, que parte da estratégia da empresa para definir um conjunto de indicadores e mecanismos para gerenciar as ações em direção aos objetivos da organização. Sendo o BSC um sistema de informação, comunicação e aprendizado, no curto prazo a contabilidade financeira reporta cortes de custos como aumento de lucro, mesmo que leve a perda da capacidade de gerar receitas no médio e longo prazo. O BSC gera informações que planejam a perspectiva financeira, de mercado, aprendizagem e crescimento da empresa.

A contabilidade gera todas as informações necessárias para este planejamento visando a melhoria continua dos resultados das unidades de negócios da empresa.

A elaboração do BSC deve ser executada em etapas da seguinte forma:

- Arquitetura do programa de medição;

- Definição dos objetivos estratégicos;

- Escolha dos indicadores estratégicos;

- Elaboração dos planos de implementação.

Podemos abordar a estratégia conforme o diagrama:

Todo processo de decisão implica em uma escolha. A contabilidade gera informações para tomada de decisão, é uma ferramenta importante para o alcance dos objetivos empresariais e conquistas das estratégias elaboradas. Muitas empresas não sabem qual a finalidade dela e simplesmente a utilizam para atender o fisco ou instituições financeiras, ficando para segundo plano a busca de informações gerenciais para auxílio no processo decisório.

Sabemos que um dos maiores problemas encontrados nas empresas estão alocados nos custos: Como reduzir? Como aplicar estratégias ? Como operar e gerar lucro ?

Através do sistema contábil podemos identificar estas necessidades e soluções e é neste momento que se faz uso da ferramenta da estratégia.

A contabilidade torna-se cada vez mais a ponte para o sucesso dos negócios. No entanto, não basta apenas traçar metas para cortar custos, ou simplesmente desenvolver sistemas para implantação nas empresas precisa-se antes de tudo identificar um Gestor Contábil e que este estabeleça uma relação de confiança mutua interagindo com o empresário ou diretor para que seja edificado que tipo de informação que o mesmo necessita e que problemas está enfrentando.

O que geralmente tem ocorrido é que por falta desta visão holística vários sistemas de gerenciamentos ainda que por mais excelentes que sejam fracassam ou não apresentam resultados expressivos . É que os sistemas oferecidos trazem a visão de que a empresa deve se adequar a eles quando deveria ser o contrário, todo sistema precisa ser adequado à estrutura da empresa ou o mesmo não será eficiente e eficaz.

O Profissional contábil é plenamente capaz de identificar qual é a necessidade de informação do empresário pois vive e conhece a empresa em todos os seus aspectos, acompanhado e analisando as mutações do patrimônio e seus resultados financeiros.

Portanto, antes de se traçar qualquer meta, a estratégia empresarial é de suma importância saber, que tipo de informação o empresário deseja. Para que o sistema a ser desenvolvido possa surtir efeitos e contribuir na estratégia da empresa

CONSIDERAÇÕES FINAIS

No processo de desenvolvimento a contabilidade passa a ser cada vez mais importante e valorizada no mercado, na sociedade em geral, e é de importância vital para as empresas.

Em meio à turbulência da crise mundial é cada vez mais crescente busca pelo profissional estrategista que visa reestruturar e replanejar, ou seja, em buscar novos horizontes enfrentando estes vários desafios.

O profissional contábil pode fazer muito mais do que ser apenas contador, a pretensão é a de que possa se antecipar e reagir a qualquer tipo de mercado, atuar em diversos contextos, trabalhar com previsões, planejamento e que possibilite esse profissional tomar decisões, gerenciar empresas e pessoas.

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFIA

OLIVEIRA, Luis Martins de; PEREZ JR., José Hernandes; SILVA, Carlos Alberto dos

Santos. Controladoria estratégica. São Paulo: Atlas, 2002.

PADOVEZE, Clóvis Luis. Controladoria estratégica e operacional: conceitos, estrutura

e aplicação. São Paulo: Thomson Learning, 2003.

PORTER, Michael E.; MONTGOMERY, Cynthia A. Estratégia: a busca da vantagem

competitiva. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

FRANCO, S. Criando o próprio futuro: O mercado de trabalho na era da

competitividade total. São Paulo: Ática, 1999.

PEREZ JUNIOR, J. H.; OLIVEIRA, L. M. de. Contabilidade Avançada. São Paulo:

Atlas, 1997.

FiscoSoft, Resenha 2005.


Autor: Andréia Carvalho Sousa


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