Imagem Em Educação Ambiental: Contribuições Das Ntics Para O Processo De Ensino-aprendizagem



Imagem em educação ambiental: Contribuições das NTICs para o processo de ensino-aprendizagem

Clayton Ângelo Silva Costa

Proponho aqui uma reflexão sobre a importância e/ou a incorporação da imagem como umaferramenta útil e fundamental para o processo de ensino-aprendizado da atualidade,uma vez que os mais diversos meios de comunicação invadiram boa parte da vida cotidiana da maioria dos alunos, então, ao trabalhar com os alunos do Ensino médio do Instituto Educacional Novos Tempos, localizado em Contagem (região metropolitana de Belo Horizonte/MG) foi lançando o desafio dos mesmos buscarem através de pesquisas na internet imagens que ao serem projetadas pelo data-show passassem para os expectadores uma idéia de possíveis aspectos relacionados de forma contextualizada as seguintes esferas; política, econômica, social, cultural, ambiental e ideológica apoiadas no conhecimento adquirido ao longo do processo de desenvolvimento do trabalho, ou seja, uma interpretação da própria imagem.

Ainda nessa linha de raciocínio foi sugerido aos grupos de alunosum tema único a ser vinculado as imagens que seriam apresentadas, que foi; as mudanças climáticas perante o aquecimento global.

Algumas imagens selecionadas:

Durante as apresentações ficou perceptível a motivação dos alunos perante uma ferramenta que possuem um certo domínio e que talvez por isso os levaram a pesquisar sobre o tema de forma mais aprofundada, demonstrando de forma clara e objetiva a relação intima das imagens com as falas que os adolescentes construíram em seu entorno.Várias foram as indagações e apresentações de medidas mitigadoras sobre a problemática do clima perante o aquecimento do planeta, resultado esse que veio fortalecer a semente da educação ambiental a ser desenvolvida em todas as ações do cotidiano desses alunos a partir das imagens utilizadas da net as quais foram a mola propulsora para se chegar aos resultados satisfatórios desse projeto,demonstrando assim, que a imagem possui o poder de expressar e ser também mediadora para diálogos sobre todo e qualquer acontecimento, para que assim, cada individuo consiga moldar seus encontros e caminhos postos a uma dada situação,como uma dádiva.

Segundo FERRARO(2005) se a dádiva é um conceito que tenta nos colocar num fluxo de dar-e-receber qual seria o próximo ato?Essa resposta é sua. É uma resposta fundada eticamente.O convite está feito para que, na sua trilha pessoal, a dádiva esteja sempre presente.

Para tanto, as imagens podem ser entendidas como uma grafia a ser pensada de forma a permitir sua representação e consequentemente sua leitura e informação. Mostrando-se ser uma grande aliada aos passos que a educação ambiental têm pela frente.Assim como os meios de comunicação estão presentes na vida de todos, o mesmo poderá acontecer com a educação ambiental e quem sabe venha a se tornar um traço cultural em nossa sociedade global.

REFERÊNCIAS

– Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores / luiz Antônio Ferrero Júnior, organizador. – Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005.

358p.;23cm.


Autor: Clayton Angelo Silva Costa


Artigos Relacionados


Educação Ambiental - Meio Ambiente

Dor!

Pra Lhe Ter...

Eu Jamais Entenderei

LaÇos Eternos

Tudo Qua Há De Bom Nessa Vida...

Minha Mãe Como Te Amo