Pedagogia da Conscientização
No processo de aprendizagem vamos aos poucos tomando consciência das coisas que existem, dos seres ou pessoas que constituem nossa realidade. Neste processo é preciso antes de tudo perceber-se como pessoa. Ou seja, saber-se como conhecedor que tem possibilidade de conhecer. Não basta ter acesso às informações e ao conhecimento, é necessário perceber-se apaixonado pelo saber, enamorado pelas informações. Nisto se dá a possibilidade da educação. Na medida em que o educador transmite ao educando sua paixão pelo conhecimento, inicia o processo de enamoramento entre o educando e o conhecimento, esse enamoramento garante a aprendizagem. É propriamente a tomada de consciência de que se é pessoa com a possibilidade de conhecer e que se está apaixonado pelo saber, que proporciona ao educando o mergulho no processo de aprendizagem.
Nascemos dentro de uma determinada cultura, de uma sociedade específica. Somos seres para a sociedade e não estamos isolados. Desde que nascemos somos cercados por um modo próprio de compreender o mundo, onde o conhecimento se dá num modo especifico. Assim, nos enamoramos pelo saber local, pelo conhecimento cultural que acontece naquela sociedade.
Daí que é necessário crescer para a autonomia, pois mesmo dentro de um modo específico de conhecer é necessário perceber as diversas nuanças do saber, superando o conhecimento simplicista e frugal. A autonomia permite ao educando o enamoramento particular e pessoal pelo conhecimento. O agente que tem a possibilidade de encaminhar o educando para a autonomia é o educador. O processo cognitivo se completa na medida em que o homem supera seu pequeno espaço, abre-se à realidade do mundo, das coisas e dos outros, gerando uma visão particular e independente de cada saber ou fato. A esta visão particular costumamos chamar de consciência critica, que só é possível àqueles que alcançaram a autonomia, àqueles que têm consciência das pessoas que são, dentro do espaço, sociedade e cultura, em que vivem.
Autor: Dennys Robson Girardi
Artigos Relacionados
A Busca Pela ExcelÊncia No Ensino AtravÉs Da Pedagogia Da Autonomia
Anotações Sobre Ensino E Os “tipos” De Educação Em Paulo Freire
A Importância Do Jogo Na Matematica
Por Uma Ead Autônoma, Crítica E De Qualidade:o Material Didático E Suas Diretrizes Na Educação à Distância
Educador Por ExcelÊncia: O Professor InesquecÍvel
Rcnei De Matemática: Uma Perspectiva Para O Cotidiano Da Criança
Ensinando E Aprendendo