Pedagogia da Conscientização



A aprendizagem é um caminho para a tomada de consciência. Um processo de abertura ao novo, processo em que se dá o conhecimento. A palavra conhecimento tem em sua raiz o termo “nascer”, em francês a palavra conhecimento é “connaître” e quer dizer “co-nascer”, isto é, re-nascer, nascer junto de. Assim, conhecer é antes de tudo um renascimento, um despertar para algo que já está aí e se dá no dia-a-dia. A novidade do saber não está no que se aprende, mas na postura e animação para a aprendizagem.
No processo de aprendizagem vamos aos poucos tomando consciência das coisas que existem, dos seres ou pessoas que constituem nossa realidade. Neste processo é preciso antes de tudo perceber-se como pessoa. Ou seja, saber-se como conhecedor que tem possibilidade de conhecer. Não basta ter acesso às informações e ao conhecimento, é necessário perceber-se apaixonado pelo saber, enamorado pelas informações. Nisto se dá a possibilidade da educação. Na medida em que o educador transmite ao educando sua paixão pelo conhecimento, inicia o processo de enamoramento entre o educando e o conhecimento, esse enamoramento garante a aprendizagem. É propriamente a tomada de consciência de que se é pessoa com a possibilidade de conhecer e que se está apaixonado pelo saber, que proporciona ao educando o mergulho no processo de aprendizagem.
Nascemos dentro de uma determinada cultura, de uma sociedade específica. Somos seres para a sociedade e não estamos isolados. Desde que nascemos somos cercados por um modo próprio de compreender o mundo, onde o conhecimento se dá num modo especifico. Assim, nos enamoramos pelo saber local, pelo conhecimento cultural que acontece naquela sociedade.
Daí que é necessário crescer para a autonomia, pois mesmo dentro de um modo específico de conhecer é necessário perceber as diversas nuanças do saber, superando o conhecimento simplicista e frugal. A autonomia permite ao educando o enamoramento particular e pessoal pelo conhecimento. O agente que tem a possibilidade de encaminhar o educando para a autonomia é o educador. O processo cognitivo se completa na medida em que o homem supera seu pequeno espaço, abre-se à realidade do mundo, das coisas e dos outros, gerando uma visão particular e independente de cada saber ou fato. A esta visão particular costumamos chamar de consciência critica, que só é possível àqueles que alcançaram a autonomia, àqueles que têm consciência das pessoas que são, dentro do espaço, sociedade e cultura, em que vivem.
Autor: Dennys Robson Girardi


Artigos Relacionados


A Busca Pela ExcelÊncia No Ensino AtravÉs Da Pedagogia Da Autonomia

Anotações Sobre Ensino E Os “tipos” De Educação Em Paulo Freire

A Importância Do Jogo Na Matematica

Por Uma Ead Autônoma, Crítica E De Qualidade:o Material Didático E Suas Diretrizes Na Educação à Distância

Educador Por ExcelÊncia: O Professor InesquecÍvel

Rcnei De Matemática: Uma Perspectiva Para O Cotidiano Da Criança

Ensinando E Aprendendo