Sabedoria: A Grande Descoberta da Vida



Durante nossas vidas, descobrimos diversas coisas, algumas boas, outras nem tanto. Umas, conseguimos descobrir quando jovens. Outras descobrimos tarde de mais. O que interessa no momento, não é o tempo, época ou data em que coisas foram descobertas. Não pretendo mostrar aqui quem sabe mais sobre determinado assunto há mais tempo que os outros. Minha intenção é focalizar as lições da sabedoria. Sim. Elas que muitas vezes são ignoradas e esquecidas.

Dizem os mais experientes que a sabedoria vem com o passar dos anos. Poucos são os que sabem da sua importância. Há pessoas que não acreditam em sua completa existência, afirmando ser possível alcançá-la apenas pela metade, ou quem sabe, em alguns momentos da vida em que se faz necessário um ato de maturidade acompanhado de certa quantia de discernimento, mas nunca por completo. Sinto dizer, mas enganados estão os que pensam assim.

Dizer que alguém é sábio, significa que a prudência, a moderação, a sensatez e a reflexão estão presentes em sua vida. Ser sábio não implica em afirmar necessariamente em “idade avançada”. Todos são capazes de alcançar a sabedoria. O problema não está no tempo, mas sim no lugar.

Onde temos buscado a sabedoria? Em quais lugares temos ido buscar crescer emocional e intelectualmente? Certas perguntas precisam de tempo para ser respondidas. Acredito que muitos de nós já fizemos besteiras na vida, mas, insistir no erro, seria uma atitude sábia? Olhar para trás, analisar nossas falhas e voltarmos ao presente sem tomar nenhuma atitude seria digno de ser chamado "ação sábia"?

Este é nosso grande erro: descobrimos quem somos, quais são nossas falhas, onde é nosso ponto fraco, mas mesmo assim não agimos dignamente com os outros nem com nós mesmos. Muitos costumam “levar a vida com a barriga”. Razoável é o número de pessoas que descobrem a verdade. Poucos são os que a aceitam.

A descoberta é uma solução conveniente. Se for conveniente é proveitoso, eu diria até interessante. Então, por que descobrimos na maioria das vezes tudo tarde de mais? Simplesmente pelo fato de nos faltar sabedoria. Diga-me: Quantos problemas seriam resolvidos se todos tivessem conhecimento das conseqüências de seus atos? Quantas discussões familiares seriam evitadas se os pais soubessem agir com os filhos? Quantas vezes deixaríamos de magoar a quem amamos? Só descobrirá a resposta àqueles que andam junto à sabedoria.

Não perca tempo em atitudes banais que não merecem tanto de você. Dedique seu tempo para realizar novas descobertas. Descubra como é bom cantar quando se está triste, como é bom ter amigos em momentos de angústia, como é bom abraçar uma criança, como é bom parar e pensar por alguns instantes. Descubra como é bom viver a vida de maneira sábia, pois essa será uma lembrança que poderá ser guardada para sempre, dia após dia, sem cessar.
Autor: Renata Jorge Carneiro


Artigos Relacionados


O Sábio Está Morto, A Sabedoria Jaz!

Viver

O Que Eu Aprendi Com A Vida

Objetivo Do Ser

O Emissor E O Receptor De Informações....

Reflexão

O Poder Divino Da Mente