A Águia e o Rato



Certa vez, em uma alta montanha, estava uma águia alimentando seu faminto filhote. Como a estação não era uma das melhores, cada vez estava mais difícil conseguir alimento, e isso preocupava muito a águia. Em um de seus vôos diários, começou a cogitar como poderia conseguir alimento. Foi então que percebeu um bichinho que se movia. No mesmo instante pensou ser uma boa opção de alimento.

Observando de perto, viu que era um rato. Passado alguns instantes, resolveu atacá-lo, mas surpreendentemente, ele conseguiu escapar entrando em uma fenda. Já muito nervosa e irritada, a águia falou:

- Porque você não sai logo daí e facilita meu trabalho?

- Seria uma tolice entregar-me tão facilmente disse o rato.

- Tolice? retrucou a águia Sou muito mais forte e ágil do que você ratinho. Com apenas um deslize seu já poderei sair voando com você preso em minhas garras.

- Não duvido disso Dona águia, mas posso vencê-la com uma arma que pelo que observei você não tem.

- E qual seria essa arma?

- Não vou dizer. Só descobrirá com o tempo.

A partir desse momento, o ratinho começou a falar sem parar sobre diversos assuntos, muitos dos quais não interessavam de maneira alguma à águia. Com o passar do tempo, a águia já estava impaciente, até que resolveu desabafar:

- Ratinho, você venceu. Não sei a arma que você utilizou, mas eu desisto. Na verdade eu só queria conseguir alimento para o meu filhote, mas percebi que é praticamente impossível esse feito.

- É muito simples Dona águia. A arma que utilizei foi a paciência, tanto para ficar falando, quando para ficar esperando você desistir. Mas, antes que fosse embora, gostaria que me fizesse um favor. Consegue ver aquelas pedras logo ali? Bem atrás delas, mora uma cobra que vive a me atormentar, porque não a escolhe em meu lugar? Tenho certeza de que será bem mais vantajoso.

- Bem pensado Ratinho!

E assim prosseguiu a águia em sua caçada, conseguindo saciar a fome de seu filhote e tendo aprendido uma grande lição sobre a paciência: Se você souber esperar, o resultado será bem mais gratificante e recompensador. Nossa vontade pode até não ser cumprida, mas se tivermos acompanhados da paciência, no final tudo se torna mais fácil.
Autor: Renata Jorge Carneiro


Artigos Relacionados


Simplesmente Águias.

A Aguia Morreu.....

A Lenda Da Águia

Notrevew Ser Uma águia Poesia Cantada 08.05.08

Como Ser Determinado Como A Águia.

O EspÍrito De Águia

Auto Motivação No Trabalho – Simples E Eficaz.