Fraude - não participe deste crime - ajude a combater a Fraude



A incidência de fraude é inversamente proporcional ao desenvolvimento e progresso de uma nação, quanto mais fraude se pratica, menor é o nível de vida e o desenvolvimento. As nações mais miseráveis do mundo, são aquelas cujos cidadãos estão mais diretamente envolvidos na prática de fraude de qualquer natureza, por outro lado, um baixo nível de incidência de fraude, identifica as nações mais desenvolvidas, cujo nível de vida dos cidadãos é mais elevado e os seus direitos são respeitados.

Fraude, de acordo com definição do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, significa: “qualquer ato ardiloso, enganoso, de má fé, com o intuito de lesar ou ludibriar outrem, ou de não cumprir determinado dever.”
Portanto, fraude é uma palavra que associamos a ações ilícitas, ilegais, contravenção, ao contrabando e que sempre atribuimos a práticas cometidas por criminosos, pessoas desonestas, que não fazem parte de nosso convivio diário, que estão sempre muito distantes de nós, que fazem parte de um outro grupo social, no entanto, a divisão entre praticar, participar ou não de uma fraude pode ser muito tênue e, eventualmente, praticamos, participamos de uma fraude, com maior frequencia do que podemos imaginar.
Uma fraude é praticada quando compramos produtos na rua de comércio popular, copiado, falsificado ou contrabandeado. Quando consideramos que, fazer um bom negócio é comprar um DVD por R$ 5,00 ou um CD por R$ 2,00, quando o original custa, na loja de shopping, respectivamente, R$ 40,00 e R$ 20,00.
Cometemos fraude quando, para nos livrar de uma multa de transito, tentamos comprar o policial para que ele não aplique a multa e cumpra o seu dever ou quando aceitamos ser achacados por cobrança de propinas.
Praticamos a fraude quando, em nosso negócio, entregamos 950 gramas de um produto, como se estivéssemos entregando um quilo e colocamos no bolso o valor equivalente a um quilo.
Incentivamos a fraude quando tentamos obter com antecedencia as respostas das provas, dos exames e dos concursos públicos.
Cometemos uma fraude quando recebemos o nosso salário para entregar determinado serviço ou produto e não entregamos.
Quando não cumprimos com nossa jornada de trabalho de maneira produtiva, de forma a retribuir ao nosso empregador o salário que ele nos paga todos os meses, também cometemos uma fraude.
Com frequencia, somos levados a acreditar que uma fraude é cometida apenas quando um alto executivo de uma grande organização desvia milhões de reais ou quando um político ou um empresário transfere para sua conta no exterior milhões de dolares, obtidos de forma ilegal, no entanto, nos esquecemos da fraude cometida todos os dias ao repassar o bilhete do ônibus para que seja reutilizado por vários passageiros dentro do prazo de validade, prejudicando assim a empresa fornecedora do transporte público, acões de fraude como esta são até, muitas vezes, “aplaudidas” pela população que acredita estar fazendo justiça pelos preços elevados das tarifas de transporte público.
Cometemos fraude quando não devolvemos o troco que nos foi entregue a maior, ou quando observamos que a conta está menor do que o devido mas não nos manifestamos, deixando o prejuízo com o nosso fornecedor.
Anos atrás, conversando com uma amiga, empresária do ramo de prestação de serviços de manutenção em equipamentos elétro domésticos, ela descobriu que, alguns de seus funcionários estavam oferecendo a seus clientes, serviços por um menor preço, que seriam prestados em horário fora do expediente normal de trabalho, sem emissão de nota fiscal, sendo que, na maioria dos casos, o ferramental utilizado nas manutenções era o de sua própria empresa, por esta razão, os negócios estavam indo bastante mal e ela estava analisando seriamente a possibilidade de encerrar as atividades, veja que lamentável, seus funcionários estavam colocando em risco seu próprio emprego, por desejar levar uma vantagem pontual, imediata e provisória, esquecendo-se dos efeitos deste ato a longo prazo. Por outro lado, neste exemplo real e lamentável, temos aqueles contratantes de serviços que, mesmo sabendo desta manobra de alguns funcionários das empresas de serviços aceitam este tipo de “acordo”, pois, o serviço fica mais economico, esquecendo-se das garantias perdidas e, principalmente, da honestidade que deve pautar as relações comerciais. Minha amiga encerrou as atividades de sua empresa, foi impossível superar esta concorrencia totalmente desleal, todos os seus funcionários perderam o emprego, aqueles que praticaram a fraude e também aqueles que não se envolveram com a fraude.
Lamentavelmente a fraude está mais arraigada em nosso cotidiano do que podemos imaginar, quantas são as simulações planejadas e executadas de forma a enganar as Cias. de seguros. Uma das principais razões para o elevado custo do seguro, está justamente no custo da fraude praticada por alguns e prejudicial a todos aqueles que contratam estes serviços. As companhias seguradoras mantém especialistas em diversas áreas (auditores) para analisarem os sinistros a fim de identificar algum vestígio de fraude. Temos também casos de Seguradora que, para não pagar o sinistro, atribui como fraudulenta, indistintamente, todos os sinistros; este foi o caso de uma grande seguradora, cujo diretor, para “mostrar serviço”, se uniu a uma quadrilha para aplicar este golpe nos segurados.
Quando os resultados de uma demonstração financeira de uma companhia são adulterados, comete-se fraude que pode prejudicar os investidores, fornecedores, clientes e funcionários.
Todos os dias somos surpreendidos com alguma nova técnica de fraude, todas elas não contribuem para o desenvolvimento individual das pessoas e muito menos para o crescimento das organizações, instituições e de uma nação.
Se esperamos fazer parte de uma grande nação, não podemos participar ou apoiar a fraude.
Indicadores de fraude em vários países do mundo mostram que, quanto maior o índice de fraude praticada naquele país, mais pobre ele é, mais pobre é a sua população.
Nas organizações empresariais, se considera que há dois tipos de fraude: O primeiro tipo de fraude está relacionado diretamente ao roubo de ativos da empresa. O segundo tipo de fraude está relacionado à adulteração das informações financeiras de forma fraudulenta, com clara intenção de alterar os resultados financeiros da organização, com fito na obtenção de bonus, premio, maior remuneração ou vantagens em negociações na bolsas de valores.
E por que há fraude nas organizações empresariais?
- Os controles são inadequados;
- O número de funcionários não é suficiente ou não possuem capacitação;
- Alta ou baixa rotatividade de pessoal;
- Baixos Salários;
- Ativos de fácil comercialização;
A Fraude não é apenas um problema moral e ético, a Fraude é também resultado das facilidades proporcionadas pelas fragilidades dos controles nas instituições.
Sejam quais forem os possíveis motivos para a prática de uma fraude, este caminho só tem um destino, o fim da organização e de todos aqueles que de alguma forma se “beneficiam” de sua existencia, os empregados, clientes, fornecedores, prestadores de serviço, etc.
Portanto, segue abaixo, algumas recomendações:
1)- Seja honesto em todos os seus negócios, diga não à fraude;
2)- Não participe ou apoie ações que resultem em fraude, denuncie;
3)- Manifeste-se abertamente contra qualquer tipo de fraude, seja firme;
4)- Seja um multiplicador no combate à fraude, pratique a cidadania;
5)- Seu exemplo no combate à fraude será a sua marca positiva.
Se você deseja compartilhar idéias sobre este tema ou deseja mais informações ou esclarecimentos de dúvidas, você pode contatar-me pelo meu endereço eletrônico.
Autor: Augusto Luiz de Almeida


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