Características da Nova Educação: Reinventando o Aprendizado Com Foco na Relação Professor Aluno



Nos últimos dez anos o tema Educação no Brasil, tem sido alvo de estudo para grandes pesquisadores. A principal preocupação está voltada para os métodos, técnicas e procedimentos existentes no mercado brasileiro, ou seja, os pesquisadores buscam em sua ótica, reinventar, recriar novos modelos metodológicos para a promoção do conceito de educação, relacionados à formação da relação aluno/cidadão.

É preciso romper as barreiras dos paradigmas educacionais, impregnados nas instituições referentes às metodologias aplicadas. Etimologicamente, o significado de método está relacionado ao caminho a seguir, objetivando um fim, logo com resultados e metas traçados, planos bem elaborados e diferenciados, obtendo dessa forma suprir as necessidades do aluno/professor, associando teoria aplicada à prática exercida.

Precisamos ter consciência que ao abordarmos esse tema junto à realidade, buscamos utilizar o capital mais importante, considerando sentida a realização das ações aos acadêmicos, seu potencial, denominado de capital intelectual.

Ao ressaltarmos o pensamento de que: (Luckesi,1990:151) “O conhecimento da realidade exige uma forma metodológica de aborda-la com uma perspectiva positiva, segundo a qual a realidade é vista.” E que: “dessa forma os métodos utilizados ganham caráter teórico, permitindo a realização desejada, de modo que seja aprendida do ponto de vista do conhecimento”.1

Observamos então, que do ponto de vista das ações humanas, o processo de métodos devem ser de forma democrática e evolutiva, diante aos avanços em que estamos atravessando, junto à globalização e a tecnologia. Dessa forma cabe a cada um de nós elaborarmos métodos de ações decisivas, estudando cada indivíduo de forma parcial, sobretudo valorizando seu capital intelectual e envolvendo-o no sistema de maneira a ser pro-ativo para a sociedade.

Em síntese compreendemos que devemos focar nossos objetivos, traçar nossas metas e desenvolver um processo de metodologia educacional integro onde seu principal ator, o capital intelectual de cada indivíduo, assim estamos melhorando e educando aos que estão em nosso ambiente interno, utilizando os princípios da prática do bem, da emoção, da ação e da relação social em que o indivíduo se encontra.

“Através da excelência do ensino, da pesquisa e da extensão, formar profissionais competentes e críticos, preparados para implementar transformações que melhorem a qualidade de vida da comunidade em que se inserem, em sintonia com o cenário mundial”.2

Cristina Maria Campos é acadêmica do 8º período Curso de Administração em Marketing da FAA – Faculdade Alagoana de Administração.

Referências:

1. Lukesi,1990:151,
2. Rui Barbosa.
Autor: Cristina Campos


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