Segurança Responsabilidade de Todos!



A Segurança é um sentimento que todos buscamos, sentir-se seguro, protegido, longe de risco e perigos quaisquer que sejam, é uma sensação ótima, todos já experimentamos, porém o normal em nosso dia a dia é a sensação de insegurança, ficamos preocupados quando andamos na rua, quando deixamos nosso carro nas ruas, quando deixamos nossa casa sozinha, quando avistamos alguém em atitude suspeita ou quando as pessoas com quem convivemos demoram um pouco mais para chegar e casa.
A segurança, como bem sabemos, é prestada pelo estado através de seus representantes legai, quais sejam, a Polícia Militar e a Polícia Civil, instituições que trabalham nas vinte e quatro horas do dia no combater do crime, tal prestação de serviço é um direito do cidadão positivado no artigo 144 da Constituição Federal. Sendo a segurança um direito legal previsto na norma, as pessoas que reclamam da falta de segurança tem certa razão, pois sabemos das limitações do estado em relação a recurso material e humano. O que poucos sabem é que a mesma norma que delegou as instituições acima mencionada o dever de prestar a segurança pública, também elencou em seu preceito legal que a segurança é responsabilidade de todos, e ai está o ponto que muitos desconhecem, o que a norma afirma é que cada cidadão deve contribuir com a sua parcela no combate ao crime, pois trata de uma responsabilidade comum a todos, tanto para aos organismos policiais, quanto para o cidadão comum.
Muitos leitores podem estar se perguntado, neste momento, mas como eu poderia contribuir. É claro que não podemos exigir que as pessoas saiam pegando em armas e fazendo justiça com as próprias mãos, isso além de ilegal não é o objetivo do preceito normativo. O que se espera são atitudes individuais de cada cidadão, seja nas ruas ou em sua própria casa, acredito que se cada pessoas contribui-se em seu âmbito particular, teríamos uma significativa redução nos índices de registros de fatos delituosos como furtos e roubos, além de outros.
A seguir exemplos de atitudes individuais que podem contribuir no combate ao crime: quando chegar ou sair de casa, ficar atento. Essas são as ocasiões mais propícias para roubos e seqüestros. Se desconfiar, aguarde, dê uma volta no quarteirão e chame a Polícia Militar pelo fone 190. Não deixe o carro estacionado na rua, principalmente durante a madrugada. Procure deixá-lo próximo a locais vigiados durante todo o dia e noite. Bolsas devem ser conduzidas na frente do corpo, com as alças firmemente seguradas. Não transite a pé ou em transporte coletivo portando somas elevadas, jóias ou outros valores. Se você achar que está sendo seguido, atravesse a rua ou entre em algum estabelecimento. Carregue seu celular da maneira mais discreta possível. Com relação às crianças oriente-as para andar em grupo no trajeto da escola ou em caminhadas e passeios. Não permita que elas andem sozinhas. Lembre-as para não aceitar presentes ou convites de estranhos.
A política da boa vizinhança sempre funciona, ao viajar ou sair por longo período avise um vizinho e deixe um telefone, é muito comum a ocorrência de furtos a residência em que o vizinho viu toda a movimentação dos delinqüentes, no entanto não ligou para a Polícia Militar, pois achou que fosse o dono da casa se mudando, ou simplesmente não imaginou que fossem ladrões atuando.
Poderíamos dar mais dicas de como cada um pode ajudar no combate ao crime, agora, pense em suas condutas rotineiras e veja no que você pode contribuir, e nunca de esqueça de ligar para o 190 e lembre se você não denunciar um criminoso, amanhã você pode ser a vítima.
Autor: Geverson Aparicio Ferrari


Artigos Relacionados


A Necessidade Da Interatividade Entre A Polícia E O Povo

SeguranÇa PÚblica Comunitaria

A Segurança Pública Prevista Na Constituição Federal Brasileira De 1988

Você Quer Ser Um Policial?

Saidinha De Banco - Segurança Na Saída Das Agências Bancárias

Boletim De Ocorências On-line

Inviolabilidade De Domicílio