O Desafio da Produtividade



Assustados com as mudanças na economia dos últimos anos, empresários Americanos, Brasileiros e da Europa, buscam incansavelmente aumentar a produtividade de suas empresas. É uma busca pela sobrevivência, tendo em vista os desafios que a entrada de dois gigantes na economia internacional (China e Índia), situação sem paralelo na história econômica mundial, ocorre simultaneamente com o período de maior inovação tecnológica e de vida curta dos produtos que chegam ao mercado.

1.HISTÓRIA. A produtividade está no centro do desenvolvimento econômico dos últimos 250 anos. O conceito de produtividade foi usado formalmente pelo economista francês Quesnay, em 1766 e com pequenas modificações de interpretação pode ser definido como: "o quociente obtido pela divisão do produzido por um dos fatores de produção”. Assim, podemos falar da produtividade do capital, das matérias primas, da terra, da mão-de-obra e de outros. Em síntese, aumentamos a produtividade quando produzimos mais com menos.

2.COMPETITIDADE. Torna-se mais competitiva a empresa ou o país que consegue aumentar a produtividade em proporções maiores que seus concorrentes. No sentido macro, fatores físicos e econômicos influem na competitividade. Assim, a taxa de câmbio é um preço que permite que determinado país e suas empresas produzam com custo menor, caso sua moeda esteja excessivamente desvalorizada. Nesta situação estão hoje a Argentina e a China, dentre outros. O Brasil está no extremo oposto.

3.MOEDA VALORIZADA É BOM OU RUÍM? A resposta certa é sempre DEPENDE. Para os assalariados (que não correm o risco de perder o emprego) é bom. Aumenta o seu poder de compra. Para a economia em geral é bom, pois ajuda a manter a inflação sob controle e permite que a taxa de juros seja reduzida. Permite também a importação de novas tecnologias (bens de capital) que farão com que a economia seja mais produtiva no futuro. Para quem produz commodities e enfrenta preços internacionais em baixa, moeda valorizada é um problema.

4.É POSSÍVEL ENFRENTAR OS DESAFIOS COM AUMENTO DE PRODUTIVIDADE? Não sei se é possível em todas as áreas, mas não existe alternativa. O aumento da produtividade, eliminando desperdícios, descobrindo formas novas de produção, usando novas tecnologias, enfim, inovando e usando o máximo de conhecimento na produção é a forma de enfrentar os atuais desafios.

5.SETORES CRÍTICOS. Bens de consumo popular, não ligados ao setor da alimentação, provavelmente serão produzidos pela China e pela Índia. No entanto, existem perspectivas boas em setores comoagronegócio, turismo, biotecnologia e atividades para proporcionar bem estar às pessoas, principalmente da terceira idade.


A busca da produtividade no setor privado tem sido desesperadamente intensa e não se pode mais deixar que o setor público, que absorve 40% da nossa riqueza, continue “deitado em berço esplêndido”, consumindo o dinheiro dos impostos como faziam os Reis em séculos anteriores.

É chegado o momento da classe empresarial se envolver mais em política e ajudar a implantar um pouco de racionalidade e de produtividade nos gastos públicos municipais, estaduais e em todo o Brasil.
Autor: Edison Luiz Leismann


Artigos Relacionados


Uso De Pré-fabricados De Concreto Na Construção Civil

As Relações De Produção No Sistema Informacional

Inflação Na China: Fim Da Guerra Cambial?

Produção E Produtividade

Pesquisa Aponta Que 85 Dias Úteis SÃo Improdutivos No Brasil

Melhorar A Vida Das Pessoas Requer Participação Mais Efetiva Do Estado Na Economia

Perspectivas Dos Serviços Públicos E Privados No Brasil