Escola x Sociedade



No momento em que vivemos, com violência urbana, corrupção da parte dos nossos representantes, falta de estrutura digna para se viver em muitas áreas urbanas, ficamos nos perguntando: o que fazer?
Não podemos fechar os olhos e fingir que nada esta acontecendo, os problemas se inter-relacionam até se transformarem em crises, o desemprego, a baixa estima, a carência por dignidade, tendo todos esses problemas em vista, podemos discuti o que faremos para ter um bom desenvolvimento social, e é isso que varias pessoas se questionam hoje em dia. O futuro. Para ter um futuro promissor temos que freqüentar a escola? A escola contribui para o desenvolvimento social?
Teve um tempo em que se aprendia seguindo valores culturais de família, em que o conhecimento era passado de pai para filho, tanto na questão do trabalho, quanto aos valores éticos e morais, dessa forma o aprendizado do ser humano sempre foi ligado à questão da sobrevivência, pois assim aprendiam a pescar, caçar e até entender os sinais do tempo.
Na Idade Media pessoas começaram a se especializar em transmitir conhecimentos, mas só que quem tinha condições de adquiri esses conhecimentos eram a burguesia e os nobres, então na Idade Média que deu origem a esse tipo de ensino, a igreja era quem ditava as leis, por isso, os conhecimentos religiosos eram muito enfatizados, nesse período já tinha uma instituição de ensino que era a escola, mas porem só para os filhos da nobreza.
No século XIX veio a industrialização, e com a industrialização cidades tiveram que investir em vias publicas para deslocamento das pessoas para seus respectivos trabalhos, então as cidades foram se modificando aos poucos, com a modernização vieram as maquinas e tudo aquilo que antes era feito artesanalmente por uma ferramenta só, já na industrialização o trabalho era dividido em varias partes e aquela ferramenta que antes servia para fazer todo o trabalho também foi dividida tendo funções diferentes, então com as maquinas os trabalhadores precisavam de mais entendimento e espacialização, por isso os pais tiveram que colocar seus filhos em instituições de ensino para se tornar profissionais qualificados, e as industrias também precisavam de profissionais qualificados.
A escola dos tempos atuais é uma instituição fechada, ela prepara o aluno para se proteger da sociedade. Mas como pode a sociedade se proteger da própria sociedade?
A realidade do mundo não é abordada de maneira correta na escola, pois lá são criadas regras diferentes da sociedade, a criança vive enclausurada nessa educação, a realidade pode até chegar a entrar na escola pelo os livros didáticos, mas só que essa realidade da sociedade é abordada como se nada estivesse acontecendo, a autoridade da escola se torna inquestionável, o desinteresse do aluno torna a ser mais um fator a decidir se a pessoa vai ou não ter fracasso escolar, e esse fator é sempre apresentado como falta de empenho e esforço do aluno ou falta de apoio familiar, mas nunca esse problema é voltado a instituição, a escola nunca se responsabiliza por esse problema. A instituição universaliza o saber sem dar espaço pra questionamentos, tudo isso ocorre porque a escola não explica com clareza os conteúdos de maneira como ocorre no nosso cotidiano.
A escola atesta que o saber e a integração do individuo na sociedade é o diploma escolar, mas essa verdade não esta tão clara, é verdade que um individuo de uma classe media tem condições de freqüentar uma boa escola, se formar na profissão deseja com mais facilidade, mas eu lhe pergunto: como é que um individuo que mora em uma favela com mau condições de moradia e baixa renda familiar em uma cidade grande vai ter condições de se dedicar a vida escolar se não tem nem condições de pagar o transporte coletivo durante um mês inteiro para freqüentar a escola?
As escolas mais tradicionais não acreditam que os alunos não tenham perguntas estimulantes para ser feitas, e conservam idéias ortodoxas, como se o aluno fosse um mero receptor de informações e o professor, a peça que entope o aluno de informações, mas o aluno nem se quer sabe para que serve tais informações.
As crianças da nossa geração estão muito mais evoluídas intelectualmente quando falamos de informações, do que a criança da geração anterior. Mas a instituição escolar não acompanha esse desenvolvimento, pois mesmo estando no século XXI as dificuldades da criança ao entrar na escola são muito mais numerosas do que na geração antecedente.
A assistência para com a escola evoluiu, a psicologia escolar apareceu, a assistência psicopedagógica veio para orientar a criança em suas dificuldades, pois se os especialistas em diversas áreas do âmbito escolar apareceram nesse contexto. Então como explicar o aumento de problemas com relação ao ensino?
A tecnologia escolar parece ignorar quais são as bases de acesso aos conhecimentos. A base de acesso a esse conhecimento é a realidade existencial e não os programas pré-determinados. A memorização dos conhecimentos é incompatível com a realidade, o que explica o esquecimento rápido de tais conhecimentos.
A nossa instituição escolar se liga essencialmente a linguagem escrita e a memorização, mas é preciso inter-relacionar o conhecimento ali apresentado com as realidades vividas, com estrema coerência co a realidade em que vivemos, pois assim obterá a verdadeira compreensão do que esta sendo ensinado.
O professor com seu papel de contribuição para com a educação tem que saber escutar o aluno, deixa-lo expor suas opiniões, para que assim o professor possa opinar ou até mesmo contestar o que foi dito, para melhor entendimento do aluno sobre o assunto abordado. Pois dessa maneira o professor não vai ser inferiorizado por simplesmente escutar o que o aluno tem a dizer. Como já falei o aluno não é um simples receptor de informações, o aprendizado verdadeiro não é a memorização mecânica do conteúdo o aluno tem que participar da construção desse saber, a troca de informações entre professor e aluno também é muito importante para aprendizagem.
A educação no mundo em que vivemos não pode ser neutra, tem te que ter uma leitura da realidade vivida por nós, temos que aprender, conhecer, aprender a conhecer o mundo que vivemos e não um mundo que nem se que ouvimos falar. Temos também que aprender a conhecer nossos valores, e aprender a contribuir, e também saber olhar para trás ver o quanto contribuímos, Paulo Freire uma grande mente que contribuiu e continua contribuindo para a educação lembrou que: a “leitura” da palavra, da sentença, jamais significou uma ruptura com a leitura do mundo. E sim significou a leitura da “palavramundo”.(Freire, 2005).
O que a escola de nossos tempos deve fazer é unir a leitura do nosso mundo com a leitura da palavra, para que assim forme uma síntese e contribua para o desenvolvimento social digno.
Autor: LEANDRO NUNES


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