Algumas palavras sobre educação à Distância



Algumas palavras sobre Ensino à Distância

“… a distância é o grande desafio, contudo jamais é a fronteira final da educação”

TODOROV


A educação à distância é um recurso de incalculável importância como modo apropriado para atender a grandes contingentes de alunos de forma mais efetiva, que outras modalidades e sem risco de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos em decorrência da ampliação do número de alunos atendidos. No entanto, assim como as modalidades tradicionais de ensino, caso não possua um bom planejamento e execução, não alcançará os objetivos pretendidos.
Acima de tudo, educação à distância não pode ter as mesmas características tradicionais da educação presencial como a centralidade do processo educativo na pessoa do professor. Aquela caricatura de profissional passando conteúdos totalmente abstratos e vazios, sem ao menos perguntar se era aquilo mesmo que os alunos queriam aprender é uma imagem difícil de se encontrar em um bom curso de educação à distância. Chaves (2005) nos deixa bem claro que para haver ensino tem que haver uma tríade: professor, aluno e conteúdo. Dessa forma, a educação à distância não se afasta desse conceito visto que apesar do Professor (Tutor) estar “longe” do educando, os meios tecnológicos de comunicação proporcionam uma forma de interatividade muito boa, principalmente através da web, fazendo com que a tríade de que fala Chaves possa ocorrer de forma plena.
Segundo o MEC, “Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados e veiculados”.
Muitos são os conceitos, definições e denominações sobre o que seria a Educação à distância ou ensino à distância. Para Chaves (2005), o termo mais correto de se usar seria Ensino á Distância. Ensino representa instrução, socialização de informação ou da aprendizagem, já a Educação, diz respeito à “estratégia” básica de informação humana, saber pensar, criar, inovar, construir conhecimento e participar.
Portanto, o Ensino à Distância é uma metodologia que busca através de uma relação não diretiva entre professor X aluno e por meio de materiais didáticos variados, criar condições para que o discente inicie um processo de auto-aprendizagem, mediatizada pelos meios de comunicação disponíveis. Em se tratando de ensino à Distância, a autonomia da aprendizagem é fator preponderante no processo ensino-aprendizagem uma vez que os alunos passam grande parte desse processo em contato somente com os recursos didáticos que dispõe.
Acredito que o Ensino a distância seja um modelo de fundamental importância, suprindo as necessidades de uma grande quantidade de jovens e adultos que por diversos motivos não podem freqüentar aulas presenciais tais como: trabalho, dificuldade de deslocamento, ou porque está fora da faixa etária, ou seja, aqueles que não puderam ou não tiveram acesso a Educação na idade própria.


Bibliografia:

CHAVES, Eduardo. Ensino à Distância: Conceitos Básicos. Disponível em: http://www.edutec.net. Acesso em: 27 de Abril de 2005

LITWIN, Edith. O que é Educação à Distância? In: educação à Distância: Temas para o debate de uma nova agenda Educativa. Porto Alegre: ArtMed editora, p. 13-22, 2001
Autor: Claudio Henrique Mascarenhas de Azevedo


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