Comunicação Interna nas Organizações
A Comunicação Interna são as interações, os processos de trocas, os relacionamentos dentro de uma empresa, sendo ela a responsável por fazer circular as informações e o conhecimento. Podendo acontecer de forma verticalmente, ou seja, da direção para os níveis subordinados; e horizontal, entre os empregados de mesmo nível de subordinação, ou vice e versa.
Na comunicação, é fundamental que haja um bom entrosamento entre os seus elementos (emissor, mensagem e receptor), para que ocorra a devida compreensão da mensagem. O que acontece muitas vezes nas empresas é a não existência desse entrosamento, causando as indesejáveis falhas na comunicação. Muitas informações são produzidas e causam impacto na vida dos funcionários, mas nem sempre geram mudanças de atitudes, ou ainda, não causam efeitos positivos, ocasionando a falta de eficácia na comunicação.
Tradicionalmente, a comunicação interna tem sido relegada a um segundo plano no planejamento de comunicação nas organizações, certamente porque falta aos gestores a consciência de que uma boa comunicação, transparente, ágil, democrática e participativa, pode ser vital para o desenvolvimento e a sobrevivência das organizações.
A Comunicação interna amplia a visão do empregado, dando-lhe um conhecimento sistêmico do processo. “As ações da empresa devem ter sentido para as pessoas, sendo necessário que encontrem no processo de comunicação as justificativas para o seu posicionamento e comprometimento”, (Dra Marlene Marchiori). Os empregados devem ser considerados parceiros, e estarem sempre bem informados, pois assim estarão mais envolvidos com empresa e sua missão.
O processo de comunicação interna precisa ser valorizado, e os canais que ele dispõe (jornais, boletins, intranet, murais e etc) necessitam ser disponibilizados de forma eficaz e atrativa, para que realmente cumpram sua missão de integrar todo o quadro funcional de uma organização.
Conduzir um processo de aprimoramento da comunicação interna nas organizações pode ser altamente inteligente, pois, eliminando deficiências na comunicação provavelmente garantiremos melhores resultados.
Mara Marciano Alvarenga, 33 anos, Graduada em Administração de Negócios, um curso que engloba várias áreas. Cursa MBA em Gestão de Pessoas que é uma área que tem maior afinidade. Tem uma filha de 11 anos, e ela é a motivação para traçar metas e alcançar os objetivos.
Autor: Mara Marciano Alvarenga
Artigos Relacionados
''comunicação'' O Meio Mais Eficaz Para Um Bom Relacionamento
Comunicação é Poder!
A Participação Das Redes Formal E Informal No Processo De Comunicação Da Belagrícola
Processos De Comunicação
Comunicação Empresarial: A Importância De Um Setor De Comunicação Empresarial Na Empresa Pública Ou Privada
Atos De ComunicaÇÃo Processual
Comunicação Interna Nas Organizações