Qualidade de Vida Voltada Para o Bem-Estar do Trabalhador



Há alguns anos, as empresas verificaram a necessidade de manter profissionais capazes de orientar os funcionários na realização de movimentos facilitadores da musculatura, melhoria da postura, etc., com o objetivo de melhorarem a qualidade de vida do trabalhador.
Quem já não ouviu falar em LER ( Lesão por Esforço Repetitivo), ou DORT (Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho).
É hora de cuidarmos mais do nosso corpo e evitar a LER que, geralmente, desenvolvemos por movimentos repetitivos, ficando horas diante do computador, como conseqüência disto podemos adquirir não só LER, como também vários tipos de lesões causadas por esforços repetitivos.
Apesar de não haver nenhum estudo comprovado, que a ginástica soluciona os problemas relacionados à LER, sabe-se que, além de relaxante, ela é uma tentativa de amenizar este problema, portanto, deu-se, então, início à chamada Ginástica Laboral, que consiste em exercícios específicos realizados no próprio local de trabalho. Ela age de forma preventiva e terapêutica nos casos de LER, sem levar o trabalhador ao cansaço, por ser de curta duração.
Para melhorar a qualidade de vida do trabalhador, podemos também utilizar a ergonomia, que é uma, ciência multidisciplinar fundamental para atingir muitos aspectos do bem-estar de quem trabalha. "A ergonomia tenta adaptar o ambiente e os meios de produção às características psicofisiológicas do trabalhador, como parte de visão bem orientada para a atividade humana"(Ferraz/1999). È uma área que analisa a atividade humana, e como é realizada cada tarefa, avalia os problemas relacionados aos meios de organização do trabalho, levando em conta os aspectos físico, cognitivo, psicossocial e emocional, além de adequar tamanhos de móveis à altura de usuários.
Devemos valorizar todas as oportunidades de ações de melhorias. É o momento
de refazer-se, voltar-se para si mesmo e avaliar nosso projeto de vida, saúde, satisfação e produtividade, que não são aspectos dissociados, pois devemos combinar desenvolvimento e bem-estar do trabalhador.
Programas de qualidade de vida são implantados para conscientizar os funcionários da importância de manter uma boa saúde. Mudar hábitos já enraizados não é tarefa fácil, mas a criatividade pode ser uma boa saída, pois a qualidade de vida não se resume apenas ao homem voltado para si mesmo e para seu trabalho, são escolhas de bem-estar que fazemos para nossa vida.
"A única forma de melhorar a qualidade da sua empresa, é melhorar a qualidade de vida do trabalhador"(McGlothlin/1999).



Maria Regina Amadio Moreno, reside em Sorocaba, graduada em Ciências/Matemática pela Faculdade de Ciências e Letras de Sorocaba, há 07 anos trabalha no Setor de Recursos Humanos da Fundação Dom Aguirre, cursa MBA Gestão de Pessoas na Universidade de Sorocaba.
Referê
Autor: Maria Regina Amadio Moreno


Artigos Relacionados


A Ginástica Laboral, Benefícios, Curiosidades, Exemplo De Alongamento / Exercício :: Revitality

Importância Da Ergonomia No Escritório

Ginástica Laboral

Doenças Ocupacionais: Implicações Psíquicas

A Importância Do Profissional De Educação Física Na Ergonomia E Aplicação De Ginástica Laboral Nas Empresas

Móveis Para Escritório Curitiba

O Que é Essa Tal De Ginástica Laboral?