Palestrante Bollywood no Hexa



Se estiver embotado o ferro, e não se afiar o corte, então se deve pôr mais força; mas a sabedoria é proveitosa para dar prosperidade.(Eclesiastes 10:10)

A regressão da expectativa produzida pela atrofia da demanda, tolhe o sucesso dos menos preparados para atender à dinâmica das tendências competitivas de mercado. Embora cercada de aparentes impossibilidades, a audácia dos corajosos, substituirá a intimidação, por criativos procedimentos, perenizando-os no pináculo dos vencedores.

Essa semana, estive olhando minha caixa postal, selecionando perguntas de empresários dos ramos de: ótica, papelaria, livraria, farmácia e empresas de informática. Esses importantes brasileiros, têm demonstrado inquietação referente ao apoucamento dos negócios, envolvendo qualidade e outros diferenciais que impilam o cliente a desistir de pensar só em preço. Com passagem aérea custando menos de 10 euros, precisamos reagir, se quisermos permanecer no mercado.

Pensava nessas coisas e em futebol, quando fui pesquisar sobre cinema. O fim da pesquisa, fez aflorar em minha mente, a idéia de me tornar um Palestrante Bollywood no Hexa. Posso antecipar meus agradecimentos por você refletir comigo sobre essa colocação?

Você fala: -- O que é o ser humano? Uns ficam loucos por ter muito dinheiro e outros pela sua absoluta falta. Onde estará o Gilberto Landim, incluído? O que tem a ver Bollywood com hexa?

-- Obrigado! Você está cada vez mais atento. Caso hexa ainda signifique seis, eu lhe diria ser esta, a sexta vez que a Índia ganha dos ianques no mercado cinematográfico. Se eu intitulasse meu artigo Palestrante Hexa Hexa, certamente você iria reprovar. Faz sentido?

Bollywood, a maior indústria cinematográfica do mundo é um fato mais do que comprovado. O Centro de Produções Cinematográficas da Índia, Bollywood, produz cerca de 1000 filmes por ano, contra a média de 600 títulos que os americanos do norte lançam no mercado via Hollywood. O nome Bollywood, é uma mistura de (B)ombaim com (H)ollywood. As instalações ficam em Mumbai.

A tônica Bollywoodiana, é gerar uma expectativa na platéia, onde no ápice de sua ansiedade, depara-se com uma surpresa. Acontece algo diferente daquilo que a assistência pretendia ou uma dança frustra docemente a culminância desejada. É o humor garapa, "desapodrecendo" as más intenções de alguns ocidentais. Todas as seções de cinema encerram com os freqüentadores, exibindo um sorriso de alvíssimos dentes, comportando-se como se estivessem a testificar o prazer sentido com a diversão.

As filas na Índia para assistir filme nacional, lembram as do INSS aqui no Brasil, ultrapassando no mínimo uma quadra de rua. Preços muito em conta, atraem esse grande público por natureza cinéfilo.

-- Como andam seus negócios?

Lembre-se, de que o indiano não importou outras culturas para atender ao mercado cinematográfico. Limitou-se a incrementar a produção, disponibilizando uma imensa quantidade de títulos, ocupando-se apenas com o atendimento do mercado doméstico. A conseqüência da qualidade tornou-se um fator multiplicador dos negócios, levando Bollywood a alçar nichos internacionais, com seu produto inteiramente genuíno. Quem lança mais de 80 filmes por mês, sempre dispõe de novidade. Já pensou se aqui no Brasil você encontrasse 20 filmes novos todas as semanas.

Consciente de que o poder de decisão pertence ao freguês, a maior produtora de filmes da terra, dedica-se integralmente à satisfação dos seus desejos. Novidades da sétima arte ajudam a alimentar um voraz hábito por esse entretenimento.

Você então diz: -- Bem, então nada feito. Ta na hora de jogar a toalha, fazer uma dinâmica, prestar um concurso público e aguardar ser chamado daqui a 3 anos. Quem sabe, me tornar um camelô. É verdade, o país está em crise! Bem que eu já imaginava...

-- Calma, meu Amigo. Antes de você ser afetado pela criptonita, espere um instante, que vou dizer o que pode ser feito para mudar o cenário. Você precisa influenciar seu Cliente, impulsionando-o a adquirir seus produtos de modo a lhe trazer vantagens e benefícios antes por ele desapercebidos.

Expectativas além do feijão com arroz, fazem a loja flertar com o cliente sempre que este adentra o recinto! Aceita dicas do Palestrante Bollywood no Hexa?

• Copa
Aproveite a banda larga de Internet da loja e coloque um monitor LCD, virado para a vitrine, com o site voltado para informações da copa do mundo;

• Loja
Fotos
Com uma câmera digital, fotografe sua loja, sirva-se de um programa de computador do tipo PowerPoint e faça uma apresentação da empresa e dos produtos que mais interessa promover. Deixe o computador funcionando ininterruptamente, rodando somente esses slides;

Hexa
Instale um computador ligado à Internet, em um site que exiba notícias da copa 24 horas por dia, somente sendo interrompido na hora da transmissão dos jogos;

Par
Deixe o par de computadores juntos. Assim as pessoas estarão assistindo à copa e ao mesmo tempo sendo informadas do que sua loja poderá oferecer. Não esqueça das novidades.

• Humor
O brasileiro é um povo, por excelência, bem-humorado. Procure colocar as charges da semana na vitrine, tentando direcioná-las para algum produto da empresa ou promoção de venda.

• Novidades
Recentemente, precisei adquirir uma câmera fotográfica digital que vi na Internet. Fiquei surpreso ao constatar que o shopping não dispunha de uma única peça em suas instalações. Adquiri o produto em uma pequena loja, numa modesta galeria do centro da cidade;
Sinceramente. É bobagem você só dispor do produto que todo o mundo tem. Pare com isso. Busque outros fornecedores e não fique sem novidade. É uma forma ótima de atrair bons compradores para suas indispensáveis mercadorias. Lembre-se que Bollywood produz cerca de 4 filmes por dia útil;

O viés das novidades constitui-se na manutenção do interesse dos antigos clientes, ampliando seu potencial de compra e na atração constante de novos consumidores.

Se você não tiver interesse em investir em um monitor, poderá deixar seu notebook, durante o expediente para fazer essa tarefa. À noite poderá desfrutar dele. Concorda?

Você diz: -- São dois monitores! O que é que eu faço?

-- Arrume um emprestado ou simplesmente alugue por 60 dias.

Se seus recursos forem parcos, impedindo o sugerido investimento, faça como um microempresário americano: Ao saber que a maior loja do mundo estaria inaugurando uma filial em frente à sua lojinha, não se intimidou, escrevendo em um cartaz esta frase:

-- Quando voltar da Wall Mart, passe aqui para completar suas compras. Obteve um extraordinário aumento no volume de vendas.

Você pergunta: -- Então é para eu dizer que o cliente assista ao jogo no “lojão” do lado e volte aqui para comprar o que falta?

-- Posso responder? É quase isso. Coloque um cartaz na sua loja indicando por exemplo: Veja os jogos no conglomerado de bancos A.C.O.A. e depois volte aqui para comprar com calma.

ACOA
Acarajé Vespa
O banco que faz publicidade com todos os melhores jogadores. Tem tudo para trazer o hexa para a Bahia.

Cabresto
Faz uma ponte com quebra cabeça para a pessoa chegar até o bem de consumo desejado. Não sabia do saco de bondade do banco Cabresto, emprestando dinheiro a juros. Ignorava igualmente, a dificuldade em obter esse inolvidável favor.

Ovobanco
Um simpático ovo, transforma interrogações em exclamações e dizem que nem parece banco. Já sei: deve ter como base de cálculo, a taxa Chilique.

Amaro
Será um fato real, dizer que faz mais do que o possível? Ah, sim! Provavelmente esse banco é adepto do protocolo de Sudoku.

• Plus
Não imite seus competidores. Procure ultrapassá-los nas ações, indo quiçá além das fronteiras. Conceba idéias. Converse com empresários, colegas de faculdade, garçom, mendigo, político, gerente de banco, palhaço, criança, velho. Ouça o cliente. Observe as pessoas bem sucedidas e as derrotadas. Em caso de desespero, procure a sogra... o Palestrante Bollywood no Hexa.

Há um par de dias, recebi um “e-mail” falando do banco inglês Barclays, que está fornecendo gratuitamente antivírus para os computadores de seus clientes. É a concorrência, meu Amigo. Comprove o que estou falando no site: http://www.bullguard.com/news/

Posso Ajudar?
Aconselho parar com esse costume ultrapassado. Há mais de 10 anos, as lojas do primeiro mundo treinam seus funcionários para apenas cumprimentar o freguês, quando entra no estabelecimento. O vendedor fica a postos, ajudando sim, quando solicitado.

Troco
Esforce-se para sempre dispor de troco. Na falta deste, seja gentil com o cliente. É você quem está errado, não tendo troco e não ele. Aproveite a oportunidade, e, habilmente tente se aproximar, incentivando o fechamento de outros negócios.

Cartão de Débito
Não precisa você dizer que existe um custo operacional, bancado pelo lojista. É tão pouca gente que compra abaixo do valor mínimo que você estipulou. Se eu fosse você “entubaria” esse aparente micro-prejuízo, para o bem do seu comércio. Entenda esse tipo de despesa como um gasto em publicidade e não se sentirá logrado por algum esperto.

Crédito Consignado
É o empréstimo descontado em folha, do pessoal da terceira idade. Procure firmar convênio com as entidades financeiras que cuidam disso. É outra maneira de aumentar o volume das vendas.

Boas Maneiras/Bons Negócios
Mantenha seu pessoal ancorado pela docilidade. Engolir alguns sapos, certamente descartará a chance do surgimento de incômodas cobras. Admitindo o cabimento de cuidados especiais para essa parte, você se surpreenderá com a impressão que terá causado aos clientes.

Promoções
Não vulgarize este vocábulo. Leve a sério e logo o cliente recompensará seu trabalho com boas compras, e você não se surpreenderá com o natural aumento do volume de vendas. Filiais estarão sendo inauguradas para atender à expansão do mercado que você mesmo fomentou.

Eventos
Procure alugar a sala do Clube dos Diretores Lojistas, da Associação Comercial, de um hotel ou o auditório de uma faculdade e contrate o Mario Persona, o Gilberto Landim, o Palestrante Bollywood no Hexa. Prepare sua empresa, seu pessoal e seus negócios. Se o porte de sua firma não justificar o investimento, junte-se com outras de atividade diferente. Faça mesmo uma Palestra, um treinamento. Que tal comemorar o hexa exibindo seu próprio sucesso?

Não podendo seguir todas as etapas, pelo menos inicie. Lembre-se do que disse o chinês Lao Tsé: "Uma jornada de milhares de quilômetros sempre começa com um simples passo."

Um comércio desaquecido, é como um time de futebol ameaçado de ir para a zona de rebaixamento, que precisa ganhar força, erguendo-se para então conquistar o desejado título. Pavimente e perfume o caminho do cliente para trazê-lo até sua loja.

Palestrante Bollywood no Hexa

Palestrante Bollywood
Traça meta
Não se aperta
Nem se ilude

Não usa bola de gude
Simulando laborar
Treinando pra faturar
Parte pra uma atitude

Palestrante Bolywood
Incita o cliente
Que a loja freqüente
E jamais dela desgrude

Inda que toque alaúde
Na copa do hexa
Mais bolas anexa
Lucrando amiúde

Eu fiz o que pude
Faltou foi vender
Melhor conhecer
O Palestrante Bollywood

Fale a língua do cliente. Lembre-se: o pobre diz que vai tirar uma Chinfra; a classe média conversa sobre a Pose e o rico versa sobre a Empáfia. Você ouve a todos e tira o Pedido!

Enquanto Parreira trás o hexa para nós, os dias estão passando e sua empresa não pode parar. Saia do horizonte das possibilidades e lute para reverdecer, não o gramado alemão, mas o seu campo de trabalho. O resultado que você alcançar lhe colocará no cimo de gestor e facilitador de talentos e possuidor da taça da vitória.

Se ainda assim, a situação não mudar ou havendo necessidade de um diagnóstico específico de um técnico para lhe conduzir ao gol, à copa dos negócios, contrate depressa o Palestrante Bollywood no Hexa.

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Escrito por:
Gilberto Landim
http://gilbertolandim.blogspot.com/

[email protected]
Autor: Gilberto Landim


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