Ser Mãe: Obstáculos, Malabarismos e Alegrias!



Mãe, personagem principal ou como pano de fundo, mexe com nossos sentimentos em relação àquela que nos proporcionou sermos sujeitos desse encanto chamado VIDA, faz-nos refletir sobre o que é ser mãe. E não adianta, mãe é para todos os momentos, ser mãe é uma corrida de obstáculos.

Nos dias de hoje, ser mãe é um empreendimento complexo e ao mesmo tempo maravilhoso. Embora esta função seja recheada de momentos preciosos ,ás vezes AS MÃES se sentem como se estivessem á beira de um colapso. Nos dias atuais muitas mães sacrificam seu tempo livre para dar atenção de que os filhos precisam.

A necessidade da sua entrada no mercado de trabalho, para aquelas, que trabalham fora, a vida ficou mais complicada porque, além de cuidar das suas responsabilidades tradicionais do lar, sua ajuda no orçamento da família, tornou-se indispensável. Hoje no Brasil, dados estatísticos apontam que as mulheres já representam 60% da força do trabalho e não exagerando, mais de 80% das mulheres mantém suas casas e educam seus filhos sozinhas ( solteiras ou sem cônjuge).

As mulheres que são mães e trabalham fora sabem dos malabarismos feitos para poder conciliar os trabalhos domésticos, cuidados com os filhos e seu trabalho fora. O cansaço é inevitável e a culpa por não corresponder às expectativas de mãe e esposa sempre aparecem.

Muitas mulheres e mães já chegaram à conclusão de que os malabarismos que fazem para lidar com o estresse do trabalho e as responsabilidades do lar as deixam sobrecarregadas, tensas e sem a devida remuneração financeira. Será que tudo isso vale a pena? O que estamos observando no dia-a-dia são mães estressadas, com isso diminuem o tempo e a tolerância para com os filhos, que vão ficando cada vez mais apáticos, agressivos, negligenciados, indisciplinados...

E os pais onde estão? É uma nação de pais ausentes. Os maridos nem sempre cooperam, é a queixa que mais se ouve! Vivendo numa correria louca, as famílias se arriscam a perder a essência da infância e a alegria da vida familiar.

Mas, com pequenas atitudes dá para driblar todos os obstáculos e viver muitas alegrias, para isso não dispense as reuniões familiares e faça as mudanças possíveis, peça ajuda e cooperação, tire um tempo só para você fazer o que mais gosta, cultive seu amor todos os dias, peça ajuda ao seu companheiro ou a amigos, liste as prioridades. E viva o seus dias da melhor forma possível, se vista bem linda e saia passear torne seus dias especiais.

Parabéns a todas as mães. Parabéns a minha que já não habita mais este mundo, mas que deixou suas marcas fazendo de mim uma guerreira.
Autor: Salete Santos Anderle


Artigos Relacionados


Dia Das Mães

Homenagem Às MÃes

A Importância Da Mãe!

MÃe Diferente

A Magia Do Amor De MÃe

O Filho Que Nunca Tive

Mulher - 8 De Março, Dia Internacional Da Mulher