O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade



O Transtorno do
Déficit de Atenção
E

Hiperatividade






Os principais sintomas são: desatenção, hiperatividade, impulsividade

Segundo o psiquiatra Russell Barkley, uma das maiores autoridades americanas em TDAH, "a atividade cerebral que comanda a inibição do comportamento, a auto-organização, o autocontrole e a habilidade de inferir o futuro está prejudicada por um metabolismo deficiente dos neurotransmissores, levando à incapacidade de administrar eficazmente os aspectos críticos do dia a dia" (1995).
O PENSAMENTO DO PORTADOR DESTE TRANSTORNO APRESENTA-SE DE FORMA NÃO LINEAR:
A  B  C  .......X  Y Z
MAS RADIAL:

Distúrbio bio-psicossocial – existem fatores biológicos associados a fatores sociais e vivenciais.
FATORES GENÉTICOS
USO DE SUBSTÃNCIAS PSICOATIVAS NA GRAVIDEZ
SOFRIMENTO FETAL
PROBLEMAS FAMILIARES NÃO CAUSAM, MAS PODEM AGRAVAR SINTOMAS.


COMO IDENTIFICAR
Se a criança tem pelo menos seis desses sintomas... Se a criança tem pelo menos seis desses sintomas...
• É inquieto, vive mexendo as mãos e pés e se remexendo na cadeira. • Não enxerga detalhes ou comete muitos erros por falta de cuidado.
• Tem dificuldade de permanecer sentado. • Tem dificuldade de manter a atenção.
• Corre sem destino ou vive subindo nos móveis, janelas, muros etc. • Parece não ouvir quando está entretido com alguma coisa.
• Tem dificuldade de engajar-se de forma silenciosa em atividades, mesmo que sejam de lazer. • Tem dificuldade de seguir instruções e regras ou não termina o que começa.
• Fala excessivamente • Evita ou não gosta de tarefas que exijam esforço prolongado
• Responde às perguntas antes mesmo que sejam formuladas • Perde frequentemente objetos necessários às suas atividades
• Age como se movido por um motor • Distrai-se com facilidade frente a estímulos alheios ao que está sendo proposto fazer.
• Tem dificuldade de esperar a vez • Esquece frequentemente de cumprir atividades diárias e perde suas coisas com facilidade.
• Interrompe ou se intromete em qualquer conversa • Tem dificuldade em organizar suas tarefas, materiais,, etc.
...ela pode sofrer do transtorno da hiperatividade ...ela pode ter déficit de atenção.
REGRAS
IGUAIS PARA TODOS
ESTABELECER EM CONJUNTO
CONTER AS SANÇÕES PREVISTAS
ESTAR FIXADAS EM LOCAIS VISÍVEIS A TODOS

MANEJO EM SALA DE AULA
 Estar preparado para suportar.
 Conheça seus limites, peça ajuda quando necessário.
 PERGUNTE Á CRIANÇA O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA AJUDAR.
 aulas estruturadas e ambientes estruturados.
 APOIO EMOCIONAL.
 ESTABELECER REGRAS CLARAS.
 OLHE a criança nos olhos.
 Sentar a criança perto do professor, longe de janelas e portas. Organizar a turma sentada em U.
 PREVEJA SUAS AULAS O MÁXIMO QUE PUDER.
 Ajude o aluno a se programar com relação a temas e provas.
 PROPICIE UMA VÁLVULA DE ESCAPE.
 RETORNO FREQUENTE.
 DIVIDA TAREFAS GRANDES EM MENORES.
 PERMITA-SE BRINCAR, SEJA MEIO EXTRAVAGANTE, NÃO NORMAL. MAS CUIDADO COM A SUPERESTIMULAÇÃO.
 ENSINE FORMAS DE MEMORIZAÇÃO.
 USE RESUMOS.
 AVISE SOBRE O QUE VAI FALAR ANTES DE FALAR.
 SIMPLIFIQUE.
 EXPLICITE SUAS EXPECTATIVAS.
 USE UM SISTEMA DE PONTUAÇÃO OU RECOMPENSAS.
 DESENVOLVA AS HABILIDADES ESPECÍFICAS DE CADA ALUNO.
 SEPARE OU JUNTE AS CRIANÇAS DE FORMA A FACILITAR A AULA.
 FAÇA ATIVIDADES DE INTEGRAÇÃO.
 Experimente um caderno CASA – ESCOLA.
 AUTO- AVALIAÇÃO.
 ESTIMULE E ENSINE A TRABALHAR COM AGENDAS.
 VARIE A FORMA DOS TESTES E PROVAS.
 SEJA UM MAESTRO.
 REUNA-SE COM OS PAIS FREQUENTEMENTE.
 INCENTIVE A LEITURA EM VOZ ALTA.
 REPETIR, REPETIR, REPETIR.
 EXERCÍCIOS FÍSICOS.
 DÊ UM RITMO DINÂMICO À SUA AULA.
 FAÇA SEU ALUNO REPETIR AS INSTRUÇÕES.
 DÊ À CRIANÇA OPÇÕES INTERESSANTES PARA QUANDO ELA TERMINAR SUAS TAREFAS.

PROBLEMAS ASSOCIADOS AO TDAH
 DESMOTIVAÇÃO
 AGRESSIVIDADE
 BAIXA AUTO-ESTIMA
 BAIXA TOLERÂNCIA À FRUSTRAÇÃO E AO TÉDIO
 COMPORTAMENTOS DE RISCO
 USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS
 TRANSTORNOS DE LINGUAGEM


ADOLESCENTES E ADULTOS COM TDAH.
SINTOMAS RELACIONADOS À HIPERATIVIDADE PODEM DIMINUIR, ENTRETANTO 70% DOS ADOLESCENTES E ADULTOS COM TDAH MANTÉM POR TODA VIDA OS SINTOMAS DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E IMPULSIVIDADE.
Adultos e adolescentes apresentam basicamente os mesmos sintomas:
• Desatenção, tem dificuldades de concentração;
• Pouca persistência no que faz;
• Desorganização: esquece de pagar contas, sua mesa de trabalho está constantemente bagunçada, esquece compromissos. Se tem muitas coisas a fazer não consegue estabelecer prioridades.
• Atrasos freqüentes;
• Enfadado e tédio nas férias e feriados;
• Falar muito, mobilizar as conversas. Dificuldade para ouvir;
• Tomar decisões precipitadas; impulsividade para dirigir, mudanças frequentes de trabalho, relacionamentos ou residência;
• Oscilações de humor;
• No trabalho seu rendimento é geralmente aquém de sua capacidade.

TRATAMENTO
Medicamentoso: Metilfenidato ( Ritalina, Ritalina LA, Concerta)
Psicoterapia com ou sem medicação
Associação de psicoterapia, psicopedagogia, fonoaudilogia, com ou sem medicação.
Autor: Salete Santos Anderle


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