Louveira: Um bom exemplo de agroturismo
Aposto que se fizéssemos uma pesquisa iríamos constatar que grande parte da população iria nos dizer que esse contato com o mundo rural seria uma novidade.
Louveira um município de pequeno porte, com aproximadamente 24 mil habitantes, próximo a Campinas, vem realizando há vários anos a tradicional Festa da Uva. Porém nesse ano a festa traz uma novidade que vem encantando toda a região que é o chamado agroturismo. Essa modalidade de turismo vem para unir a agricultura ao turismo, e dá aos agricultores a oportunidade de venderem seus produtos diretamente aos turistas, agregando maior valor em seus produtos.
Com essa novidade o visitante da Festa da Uva de Louveria passa a ter uma opção a mais, ou seja, o visitante pode agendar uma visita aos sítios do município, em especial os que produzem a uva e outros produtos como compota de doces, licores feitos com as frutas da região, etc.
O turista desembarca na terra do produtor podendo se sentir por alguns instantes, um verdadeiro “homem do campo” e acompanhado de sua máquina fotográfica “clica” cada detalhe, que para ele tudo é uma grande novidade.
Essa maneira de se praticar o turismo é uma forma do homem urbano descansar, “desestressar” e conhecer um outro mundo. Um mundo mais simples, mais rústico, mais sadio, com maior qualidade de vida, sem tanto concreto, sem o stress que ataca a todos e principalmente sem violência que toma conta das cidades. Há quem diga que nesse mundo simples as horas parecem serem mais lentas.
Em Louveira os turistas são acompanhados de monitores vestidos à caráter, onde desvendam os segredos da produção de uva e podem colhê-las no pé e levarem para casa. Um passeio desses no mundo rural de Louveira dura aproximadamente 2 horas.
O agendamento para os passeios é feito no local da Festa da Uva e custa R$ 5,00 por pessoa incluindo o transporte. É um passeio agradabilíssimo e quem o fez nunca mais se esquece. A uva e os demais produtos podem ser adquiridos nos próprios sítios. Esse projeto também inclui passeios turísticos para conhecer outros tipos de produção agrícola durante o ano todo e há um telefone exclusivo para o agendamento.
Louveira é um bom exemplo a ser seguido!
Marçal Rogério Rizzo – Sócio fundador da Ong EcoAção, Economista, Professor Universitário, Mestrando no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Economia. Social e do Trabalho.
Artigo publicado no Jornal de Jales (SP) no dia 21 de abril de 2002 – Página 1-02 - Caderno Principal
Autor: Marçal Rogério Rizzo
Artigos Relacionados
Turismo Rural: Porquê?
Festa Da Melancia
Festas Infantis - Que Tipo De Festa Existem ?
Turismo De Eventos Religiosos No SeridÓ Norteriograndense: Estudo De Caso Da Festa De Sant?ana
JatobÁ
O Turismo Rural é Um Setor Singular
Ecoturismo – Uma Atividade Que Deve Implementar O Desenvolvimento Sustentável