Qualidade de vida... trabalhando em Gestão de Pessoas



O mundo está cada dia mais competitivo, exigente e rápido. Tudo isso tem levado o homem a se sentir cada vez mais em uma situação de cobrança, cobrança do meio e de si próprio. Com toda a correria existente, é necessário estar sempre atualizado, saber de tudo muito bem, pensar estrategicamente, ter “olhos de águia” para conseguir participar desse louco processo de globalização, da era da informação, desse mundo “high tech”.
E o homem, que ainda possui limitações, como está conseguindo conciliar tantas mudanças, tantas exigências?! O preço que o homem está pagando por tudo isso tem sido muito alto, pois nunca se falou tanto em depressão, síndrome do pânico, tentativas de suicídios, doenças psicossomáticas, entre tantas outras...
E então surge outra questão: Tem valido a pena?!
Independente de qualquer resposta, uma certeza é óbvia: o homem já provou do que é capaz, pois em muito pouco tempo conseguiu transformar um mundo mecânico em um mundo informatizado. Mas agora chegou o momento de aparar as arestas e buscar o tão sonhado equilíbrio.
É como se um ciclo estivesse quase se fechando e a perspectiva do próximo já estivesse sendo possível de se ver. É chegado o momento de olhar as coisas com mais cuidado, de perceber a importância da simplicidade e de fortalecer laços eternos.
“Qualidade de vida, segundo R. Fernandez Ballesteros, autor da comunicação em vídeo, apresentada em Montreal, em 1996: Qualidade de vida: conceito e acesso, diz respeito justamente à maneira pela qual o indivíduo interage (com sua individualidade e subjetividade) com o mundo externo, portanto, à maneira como o sujeito é influenciado e como influencia. Logo, o acesso a uma vida com qualidade é determinado por uma relação de equilíbrio entre forças internas e externas”.
É extremamente importante trabalhar, estudar, estar antenado com o mundo, mas para o homem é condição impar dormir, se não for pelo prazer do descanso, que seja para recarregar a bateria.
É necessário ter uma vida social, estar envolvido em reuniões e viagens de trabalho, porém a proximidade com a família acalma o coração e é o maior elo afetivo que se conhece, além de nos fazer ter assuntos comuns com outras pessoas.
Manter uma aparência formal faz parte dos negócios, contudo relaxar e alongar o corpo ajuda a melhorar o nosso maior instrumento de expressão.
Buscar respostas conclusivas e querer entender como tudo funciona é parte inerente do homem e, é até por isso que alcançamos tantos progressos, no entanto, acreditar em algo divino se não nos faz pessoas mais sensíveis e próximas, ao menos nos faz mais criativas.
Hoje as pessoas estão começando a perceber a importância de se ter uma vida com mais qualidade e as organizações já estão disponibilizando ferramentas para esse fim, seja através da ginástica laboral, da cultura organizacional ou de estudo de clima interno, pois entendem que o seu maior patrimônio é o “talento humano”. É nesse ponto que a área de Gestão de Pessoas tem sua importância revelada, pois ela possui a sensibilidade capaz de transformar o meio em um lugar mais agradável para se trabalhar.
Tudo é para ontem, o tempo está cada vez mais curto e o mundo se comunica instantaneamente, entretanto, é possível priorizar as importâncias e buscar o equilíbrio entre a razão e o sentir, entre as cobranças do trabalho e a necessidade de ser um humano, pois o homem precisa ter vida, porém, é fundamental vivê-la com qualidade, crescer profissionalmente sem prejudicar o seu desenvolvimento enquanto pessoa, apreciando o pequeno para entender o grande, na busca da sua plenitude.


Fernanda Cristina Pacheco Machado, é graduada em Direito pela FADI Sorocaba/SP e pós graduanda em Gestão de Pessoas pela UNISO. Trabalha há 08 anos na área de RH. É casada e ainda não tem filhos. Adora curtir a família e os amigos. Gosta de yoga e de assuntos relacionados à construção de um mundo melhor.
Autor: Fernanda Cristina Pacheco Machado


Artigos Relacionados


Qualidade De Vida Voltada Para O Bem-estar Do Trabalhador

Qualidade De Vida Analisada Sobre Vários Prismas

Atividade Positivas

“dançando A Vida” – Um Novo Olhar Para A Qvt (qualidade De Vida No Trabalho)

Penso E Resisto!

Você Tem Buscado Sua Qualidade De Vida?

A Power Balance No Desporto