Eventos: Estratégia de Marketing



Nos dias atuais, uma época em que regras e ações são avaliadas a cada dia, o evento se posiciona, diante do mercado, como uma grande ferramenta de marketing, com poder para modificar comportamentos e ditar moda, transitando por todas as áreas socioeconômicas. Diariamente estamos em contato direto com eventos, através da mídia e os ambientes sociais e familiares. No entanto a maioria das pessoas tem em mente um conceito de evento bastante simplificado, e o vê simplesmente como sinônimo de festa e diversão, como uma atividade de entretenimento e lazer. Na realidade, podemos observar que dentro de um processo de realização e promoção de eventos pode existir muito mais que um simples momento de descontração e lazer. Esta estratégia está sendo cada vez mais usada pelas empresas de consumo do país para se aproximar de seu público alvo a um custo menor quando comparado aos investimentos nos comerciais de televisão. Os eventos são complementos dentro da comunicação de uma empresa, é uma das únicas oportunidades de estar perto do público-alvo e ter resultados mais práticos em relação à publicidade. Dessa forma, um evento pode ser considerado um mix de ações promocionais, culturais e sociais, através das quais se atinge um determinado público, divulgando uma marca ou um produto, promovendo e potencializando suas vendas e, consequentemente, abrindo novos mercados.
Um evento é uma seqüência de atividades, planejamento, programação e monitoramento voltados para um determinado público. Analisando o evento como um produto, podemos estabelecer critérios de planejamento para seu desenvolvimento, no qual devemos buscar respostas para perguntas específicas, tias como: Qual a característica marcante do evento? O evento tem potencial de mídia? Qual o público alvo? Qual o objetivo desse evento? Através das respostas a estas perguntas, podemos partir para um planejamento inicial de um evento.
Autor: Alessandra Azambuja


Artigos Relacionados


Organização De Eventos: Fazer Merchandising Sem Ser Agressivo

Eventos: Como Conquistar Os Consumidores?

Evento - O EspetÁculo Da Sua Marca

Organizando O Seu Evento? Veja Algumas Dicas!

Adornatto - Produção De Eventos No Rio De Janeiro

Assessoria Para Eventos - Casamentos , Formaturas , Baile De Debutantes

Imagem E Ação