O SER HUMANO QUER PAZ



A paz sempre foi buscada pelo ser humano. Ele quer a paz. Mais do que tudo, sua alma quer a restituição da paz perdida. O que perturba a paz dessa alma desolada? Quando o homem está em paz com sua consciência ele pode exclamar: Cumpri com meu dever

Os inimigos internos, que vivem dentro de cada ser, como, por exemplo, as deficiências psicológicas, o descontentamento e as debilidades são os responsáveis diretos pelo desequilíbrio comprometedor da paz interna.

Os conhecimentos transcendentes transmitidos pela ciência logosófica permitem que essas mazelas apontadas sejam eliminadas e isso se constitui num grande passo para a conquista da felicidade e da paz, tão almejadas pelos homem e mulheres de todo o mundo.

O estado de paz e tranquilidade deixará de ser uma aspiração para se tornar realidade quando cada um aprender com a Logosofia a evoluir conscientemente, porque é a única forma, e não existe outra, de conseguir a verdadeira integridade, de conhecer o verdadeiro valor da existência .

Nesse aprendizado encontro a serenidade adequada para que surja essa sensação de paz que quero para a minha vida. A verdadeira paz surge do renascer da confiança, do entusiasmo e da fé em si mesmo e no futuro, após jornadas de lutas e sacrifícios em prol da superação humana, rompendo com as amarras que nos escravizam.

Quais pensamentos nos impedem de viver em paz, em harmonia com nossos semelhantes e tranquilos com nossas consciências? Que germe maligno se introduz nas mentes humanas fazendo que estas, em torturantes desvios, compliquem as situações e multipliquem os problemas quando mais necessárias são as soluções e o entendimento mútuo ?

Não será acaso que as almas se intoxicam vivendo nas cidades, onde apenas existem espaços que se encontrem já ocupados pelos tantos milhões que as habitam? Não será, acaso, que a perda do contato com a Natureza, ou seja, com o campo, as montanhas, o mar, pouco a pouco vão insensibilizando os seres, endurecendo seus corações e fazendo que suas mentes se tornem agressivas? Finalmente, o ritmo acelerado da vida, as obrigações de toda ordem e as múltiplas atenções impostas pelo ambiente social pervertem em certo modo o sentimento que antes, quando não havia pressa por cumprir com as exigências do diário viver, caracterizou a vida das famílias?.

O certo é que para a edificação da paz futura o respeito deverá presidir todas as determinações. Afirma o pensador Gonzalez Pecotche se referindo a esse tema que não pode haver paz em um povo se o respeito às leis e suas intituições deixa de ser a garantia que ampara a cada um em seus direitos e em seus valores. Daí que quando se burla a dignidade humana, faltando o respeito às pessoas, sobrelevam as crises sociais, tão nefastas para a vida de povos e nações .

Portanto, conclui-se que o respeito mútuo entre os povos e entre os homens é o agente ou fator essencial da paz, porquanto enquanto este existe todos os caminhos são abertos para a busca de soluções para os problemas que surgem. Em contrapartida, quando são desrespeitados os tratados que foram firmados em solenes cerimônias e se quebram assim as normas do direito internacional, as guerras se tornam inevitáveis, pois nada há que agrava tanto a dignidade de uma nação, de um povo ou de um homem do que sentir-se menosprezado pela falta de respeito.

Quando isto ocorre, quando o respeito deixou de ser a fiança que consagra os convênios e as mútuas considerações, começa a romper-se a estrutura jurídica, econômica e social dos povos.
Autor: MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS


Artigos Relacionados


A Logosofia Abre As Portas De Uma Nova Civilização Para O Ser Humano

A SuperaÇÃo Individual

ReflexÕes Sobre A Vida

Os Grandes Objetivos Da Vida

A Logosofia Abre Para O Ser Humano As Portas De Uma Nova CivilizaÇÃo

FundaÇÃo LogosÓfica Em Prol Da SuperaÇÃo Humana

Os Pensamentos