Você. Registre essa marca



No mundo dos negócios é fundamental para a consolidação de uma marca o seu registro, o que a torna única e efetiva. Em nossa vida pessoal essa atitude não deve ser diferente, pois, nós, seres humanos, já nascemos com uma marca exclusiva impressa em nosso código genético, em nossa fisionomia e principalmente, em nossas atitudes. Porém, no mundo globalizado em que vivemos, tem se tornado cada dia mais difícil conseguirmos demonstrar nossas particularidades e imprimirmos na história da humanidade a marca que irá no futuro comprovar a nossa passagem por este mundo.
A homogeneização1 da sociedade humana é crescente e irremediável. Fruto de uma política sócio-cultural voltada para objetivos comuns a todos, onde as diferenças tendem a desaparecer. Os países mais desenvolvidos ditam costumes, culturas e modas levando os subdesenvolvidos a lentamente perderem sua identidade. Esse processo que tem ocorrido em todo o mundo, é iniciado dentro de cada indivíduo, levando-o a agir de acordo com a maioria, numa atitude medíocre que fada-o ao insucesso.
Nesse contexto devemos parar e refletir aonde tudo isso irá nos levar. Se somos tão diferentes, porque agimos tão igualmente, com planos e objetivos tão comuns?
Na história da humanidade, analisando a vida dos grandes personagens que influenciaram sociedades e escreveram seus nomes nos áureos registros da passagem humana por este planeta, percebemos o quanto eles agiram e foram diferentes dos seus contemporâneos. Alguns eram vistos como loucos, outros como sonhadores e alguns poucos como heróis, mas o fato é que todos eles imprimiram nos anais da história da raça humana a sua marca exclusiva, insubstituível e inigualável.
Registrar a nossa marca em tudo o que fazemos é o primeiro passo para vivermos acima da mediocridade. Esta é sem dúvida a principal característica dos vencedores, daqueles que fazem a diferença e com sua filosofia de vida influenciam vidas, quebram paradigmas e mudam toda uma sociedade que hoje está, mais do que nunca, necessitada de pessoas capazes de promover uma nova concepção do mundo e da forma de viver.
Ser o que acreditamos. Viver os nossos sonhos. Realizar nossos projetos. São atitudes simples como estas que se tornaram em grandes desafios nos dias de hoje, no nosso dia a dia. Como é difícil não se deixar abater por uma palavra de desânimo ou por uma opinião negativa. Como é difícil sonhar grande quando os exemplos que nos cercam são de insucesso. Como é difícil lutar quando a maioria já cedeu e perdeu a guerra. Como é difícil sermos nós mesmos quando precisamos usar máscaras para parecermos com a maioria. Como é difícil ser falso quando a nossa sinceridade afeta as pessoas.
Esse dilema vivemos todos os dias. Se queremos ser aceitos pela sociedade temos que nos parecer com a maioria, nos vestir como a maioria, comer como a maioria, viver como a maioria. Porém, o sucesso não pertence a maioria. O sucesso sempre pertenceu aos que andaram na contra-mão e ensinaram as pessoas uma nova direção de vida.
O grande poeta português Fernando Pessoa escreveu: “Para ser grande, sê inteiro. Nada teu exagera ou exclui. Põe o quanto és no mínimo que fazes. Assim, em cada lago, a lua inteira brilha, porque alta vive.”
Como você quer ser lembrado por seus filhos e netos? Como você gostaria de lembrar-se do que fez quando estiver velhinho descansando em sua cadeira de balanço? Será que você estará arrependido do que fez ou do que deixou de fazer? Saiba que quem tenta alguma coisa tem 50% de chances de acertar e 50% de errar, mas quem não tenta, já errou.
Certe vez perguntaram a Oportunidade: “Onde você está indo?” E ela respondeu: “Eu estou passando...” A vida é feita de oportunidades e em cada uma delas é nos dada a chance de imprimirmos nossa marca, gravarmos nossa história. Ignorar isso e agir de forma medíocre como a maioria, é rejeitar a oportunidade que nos é dada todos os dias de escrever uma nova história e mudar o curso das nossas vidas utilizando para isso a nossa inteligência, o nosso potencial criativo e as nossas habilidades e com isso podermos dizer aos que nos cercam: Eu não sou medíocre! A minha marca está registrada! Eu sei fazer a diferença.
Faça isso e amanhã alguém dirá de você: “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez!”


1. No século passado, mais precisamente na década de 60, o canadense Marshall McLuhan publicou vários artigos em que previa o surgimento de uma “sociedade homogeneizada”, isto é, todo o mundo formando uma única aldeia com hábitos, culturas e costumes semelhantes, unidos através da comunicação altamente desenvolvida e pela tecnologia. Surgia assim o primeiro conceito de globalização, atual e coerente em nossos dias.


Isaelson Ramos de Oliveira
Administrador de Empresas, Contabilista,
Especialista em Recursos Humanos, Filosofia e Políticas Educacionais
Mestrando de Economia com ênfase em
Comércio Exterior e Negócios Internacionais
Professor-tutor da Faculdade Internacional de Curitiba
Autor: Isaelson Ramos


Artigos Relacionados


A Melhor Marca é O Ser Humano

Você Está Levando A Vida Que Você Quer Ou Está Deixando A Vida Lhe Levar?

Em Busca Dos Sonhos

Fé Na Vida

Paradoxo Da GlobalizaÇÃo

Dificuldades: O Caminho Do Sucesso!

Sucesso Na Guerra Ou Na Paz!