Pensando Estrategicamente o Seu Negócio



Ok? Tudo pronto? .... Não!
Isto acontece quando muitos empresários e administradores de empresas começam a adiar o planejamento anual. Mas porque esta tarefa é tão desencorajadora? Para muitos, é porque nós imaginamos o planejamento anual como um serviço enorme, difícil e demorado. Que tal se for fácil e rápido? O que você poderá ganhar se planejar eficazmente suas ações para o ano seguinte? Com certeza planejando você remove as incertezas, evita surpresas, une sua equipe e ganha tempo e dinheiro.
Aqui está um processo simples para você realizar o planejamento anual. É relativamente fácil e pode ser realizado em um dia mais ou menos. Primeiro prepare-se. Você necessitará de algumas horas ininterruptas (num ambiente com um ou dois lugares apenas). Assim, separe um dia completo ou duas partes de meio dia em seu calendário. Se trabalhar com um(a) sócio(a) ou esposo(a) ou alguém da equipe de gerência da empresa, programem-se para fazer isso juntos, em equipe. Na ocasião, use roupas confortáveis e prepare café e lanche.
Para a maioria de empresas, o processo anual de planejamento é mais eficaz quando guiado por um facilitador profissional. Se você se decidir ser o facilitador, use o seguinte processo passo a passo:

1. Avaliação da empresa - Aqui nós veremos o que é importante para nós, onde estamos indo e se estamos próximos e qual é a nossa finalidade principal. Isto é o que significa pensar estrategicamente. Para esta fase, identifique as cinco ou seis áreas principais que são importantes e essenciais para o seu negócio - fluxo de caixa, clientes, empregados, imagem, crescimento, produtividade e assim por diante. Relacione-os em uma lista. Estes são os valores organizacionais da sua empresa. Em cada uma destas áreas, desenvolva uma visão cristalina de onde você esteja indo. O que é possível ser feito. Como e quando você está vivendo suas melhores expectativas em cada uma destas áreas? Descreva como você se sente quando pode ver que alcançou a meta em cada uma das principais áreas de resultado relacionadas e como fica feliz em cada meta alcançada. Isto representa um retrato de seu futuro, e de como você pretende ser. Se você puder articular uma visão nítida de seu futuro desejado, focalizando naquelas áreas que são importantes para você e para seu negócio, sua visão se transformará em seu destino.
Essa visão clara permite que você ajuste seus objetivos no sentido do seu futuro almejado e lhe fornecerá a motivação, a energia, a finalidade e o sentido necessários. Ela certamente ajudará você a comunicar-se melhor com seus colaboradores. Ter uma visão clara ajudará você a responder as perguntas que todos nós devemos fazer-nos todos os dias: -- Por que estou fazendo este trabalho? Onde preciso chegar?

2. Fazer escolhas - Este processo inclui dizer a verdade sobre nossa realidade atual. Nós necessitamos identificar onde e em que área está nossa maior necessidade. Onde podemos fazer os maiores progressos este ano? Para fazer isto, use uma escala de 1 à 10 (10 para excelente e 1 para péssimo) para avaliar cada uma das áreas organizacionais da empresa. Avalie cada uma a respeito de como você está vendo-as atualmente quando comparadas à sua visão de futuro. Se você estiver fazendo isto com um grupo, peça para cada pessoa descrever sua avaliação individualmente.

3. Estabelecer prioridades - A parte mais difícil e a mais vital para se pensar estrategicamente está em aceitar uma verdade simples: nós não podemos fazer todas as coisas que queremos fazer ou mesmo todas as coisas que são importantes. Quando nós tentamos fazer tudo, não fazemos algumas delas bem. Use as avaliações concluídas para selecionar uma ou duas áreas onde existam as melhores oportunidades de melhoria para o próximo ano. Localize onde está a maior dissonância. Em que área(s) a melhoria traria os resultados mais significativos? Em que área(s) está a maior discrepância entre sua meta e a realidade atual? Feito isso, selecione uma ou duas áreas como prioridade para o próximo ano.

4. Desenvolver o plano de ação – Esta etapa deve começar com liberdade total, sem definir sobre quem fará o que e quando. Comece com um brainstorming sobre todas as ações possíveis que poderiam levar sua empresa para mais perto do futuro almejado na(s) área(s) selecionada(s) anteriormente como prioritária(s) para o ano seguinte. Seja criativo nesta etapa. Não se limite a fazer o que você sempre fez, senão obterá os mesmos resultados que sempre alcançou. Uma vez que você criou uma lista de etapas possíveis de ações, agrupe-as em categorias tais como: marketing, comunicação, instalações, recursos humanos, etc.. Geralmente 3 à 5 categorias abrangem tudo (pode-se utilizar uma categoria “outros” para abranger outras áreas). Agora, volte para cada ação de cada categoria e atribua uma pessoa para ser a responsável direta pela execução desta ação, e para determinar quando esta ação estará realizada.

5. Execução - O planejamento estratégico tem pouco valor até que nós façamos algo com ele. Isto deve também incluir adaptações e revisões na sua execução. Cada pessoa deve ter uma compreensão clara de sua responsabilidade individual. Cada pessoa deverá ser justa com sua empresa deixando claro como realizará as tarefas que lhe foram atribuídas. Isto pode incluir o uso de algum tempo extra a cada semana para uma análise de suas ações. Uma ou duas vezes por mês, pare para rever o seu progresso. O que já começou a ser feito? O que não ainda não começou? Como está sendo feito? Examine cada etapa da ação que está sendo “enrolada”. Divida-a em tarefas menores, mais fáceis ou declare aberta e francamente que alguém não está conseguindo realizá-la. Comemore com seus subordinados sucessos e progressos alcançados. Ao mesmo tempo, não comece a trabalhar demasiada e impacientemente. Lembre-se que a execução do planejamento estratégico é algo que deverá ser realizada durante o ano todo, e não que só surtirá efeito se concluída no final do primeiro mês.
O processo de pensar estrategicamente sobre o seu negócio pode ser uma oportunidade excitante. Com este processo, todos na organização podem passar a compreender e a comprometer-se com um sistema consistente de valores e de visão futura da empresa. Ele ajuda a trazer o planejamento de forma viva até os colaboradores a quem compete a execução dos objetivos da empresa. O payback (tempo decorrido para o retorno do investimento no compromisso com o processo) é alto. Ele depende também da habilidade dos colaboradores em suportar o lado ruim da mudança. Porém, uma empresa sólida, com um objetivo claro e um planejamento estratégico bem executado, terá o seu foco naquilo que é importante e terá flexibilidade para responder imediatamente às novas oportunidades.

Tradução de Isaelson Ramos
do original em inglês “Thinking Strategically About Your Business“ de Gary Lockwood
Autor: Isaelson Ramos


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