O grande peso das pequenas empresas



Autores: Marçal Rogério Rizzo* e Juliana Moreira Lobo**

As micro e pequenas empresas respondem por importante parcela da economia brasileira. Essa empresas são essenciais para o país, pois representam 99% do número de empresas, 67% das ocupações, 28% do faturamento total das empresas e 2% do valor das exportações (dados da pesquisa do Sebrae Nacional – 1991, 2000, 2001 e 2004).

Em um artigo da revista Desafios do Desenvolvimento, publicado no mês de março de 2006, a assessora de operações financeiras da vice-presidência do Banco Mundial Anjali Kumar, reafirma os que os dados do Sebrae Nacional revelaram acima. Em seu texto, garante que as micro e pequenas empresas contribuem para o desenvolvimento econômico dos países e que são importantes fontes de geração de empregos e renda, especialmente na criação de novos postos de trabalho.

Destaca também que as microempresas aumentam a competitividade e o empreendedorismo, gerando, assim, mais eficiência, inovação e produtividade. É crescente o reconhecimento de que as MPEs funcionam como amortecedores que estabilizam a economia e têm papel importante na recuperação em períodos pós-crise.

Pesquisas comprovam que os países em desenvolvimento empregam maior quantidade da mão-de-obra em MPEs do que em grandes empresas, e que a contribuição das MPEs para o Produto Interno Bruto (PIB) também é maior. Outro fato relevante é que, com o aumento das MPEs, diminui-se o trabalho informal.

Um estudo sobre a economia do Brasil revelou que os obstáculos para as MPEs obterem crédito são mais severos do que se poderia esperar. Outro estudo examinou quatro mil empresas de 54 países, no ano de 2002, e concluiu que a redução de exigências para obter crédito é extremamente benéfica às MPEs e isso deveria ocorrer no Brasil.

Há quem acredite que há a necessidade de intervenção corretiva do Estado, podendo, assim, facilitar o crédito e evitar possíveis fracassos das MPEs devido o constrangimento para se obter linhas de crédito. Outra informação que Anjali apresenta no seu artigo diz respeito ao crédito das MPEs. “Países em que o registro e a implantação de negócios são facilitados, em que os direitos de propriedade são protegidos e onde existe acesso disponível e rápido ao crédito são ambientes melhores para o investimento e o crescimento empresarial”.

Também citou órgãos que auxiliam o desenvolvimento de empreendimentos de pequeno e médio porte e que atuam em países onde as MPEs compõem a maioria do setor privado. Como o World Review on Small Business Activities e o International Finance Corporation.

Está claro que, para se ter um melhor desenvolvimento econômico no Brasil é preciso incentivar o empreendedorismo e o microempresário. É necessária uma política governamental que derrube as barreiras existentes para a obtenção do crédito. Temos que priorizar a manutenção desse crédito. Assim, as empresas poderiam acompanhar a tecnologia e as tendências do mercado.

Para encerrar este texto, lembramos que já passa da hora de algo ser feito pelas micro, pequenas e médias empresas deste país, pois sem elas caminharemos em um rumo sem perspectivas de futuro. As que hoje são grandes, um dia nasceram pequenas!


*Marçal Rogério Rizzo: Economista, professor universitário, especialista em Economia do Trabalho pela Unicamp, especialista em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras, mestre em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp e doutorando em Dinâmica e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP de Presidente Prudente - SP).

**Juliana Moreira Lobo: Acadêmica do 2º. Semestre do Curso de Ciências Contábeis do Centro Univeristário Toledo de Araçatuba – UniToledo.

Observação: Artigo publicado inicialmente no jornal Folha D’Oeste de Jales (SP) na edição no. 4.048 do dia de 16 de setembro de 2006.
Autor: Marçal Rogério Rizzo


Artigos Relacionados


Considerações Sobre Os Clusters Ou Arranjos Produtivos Locais (apl's)

Colapso Hídrico

Tecnologia Da Informação Reduz Custos Para Micro E Pequenas Empresas

Causas Que Levam As Micro E Pequenas Empresas À InadimplÊncia Em OperaÇÕes De CrÉdito E À InsolvÊncia.

Dois Brasis E Suas Facetas

Eleições Versus Meio Ambiente

Educação De Verdade