O Planejamento Financeiro para o Micro Empresário



Atualmente o mercado para o micro empreendedor tornou-se extremamente competitivo, isto talvez, pelo fato da capacidade do desenvolvimento de suas atividades com a excelência esperada pelos seus clientes, ou seja, boa mão-de-obra com poucos custos.
Num momento inicial, essa ascensão das micro empresas revolucionou o mercado, uma boa parte dos consumidores da economia doméstica, optaram para sua utilização.
Contudo, as micro empresas ganharam seu espaço, grandes benefícios e importância na economia nacional. Porém, há um ponto em que muitas vezes não aparece como cenário importante para o micro empresário e que pode tornar-se um empecilho em sua vida: O Planejamento Financeiro.
O planejamento financeiro é responsável pela análise da situação real do negócio e por apresentar caminhos que poderão ser seguidos pelos empresários, de forma que eles tenham retorno no tempo esperado, podendo vir até a expandir seu negócio e quem sabe até deixar de ser micro empresário e passar a ser um empresário de pequeno, médio e grande porte.
A falta de um planejamento financeiro pode acarretar enormes dificuldades em manter o negócio lucrativo, pois, caso não haja um fluxo de caixa bem administrado torna-se improvável a visualização para a captação de recursos, assim como se o aluguel de uma loja for elevado para o empreendimento ou o preço do produto e/ou serviço estiver defasado diante do mercado. A probabilidade deste negócio se manter ativo no mercado são pequenas e muito das vezes acaba acontecendo o inesperado.
As análises de planejamento financeiro não consistem apenas em ver quanto entrou no caixa, quanto saiu, quanto tem para entrar e para sair, mas também nas expectativas de como poderá ser levantado o recurso necessário para que o empreendedor venha cumprir com suas obrigações, caso ocorra algum imprevisto.
Entretanto, faz-se necessário que todo empreendimento tenha um objetivo, um ponto de chegada, uma meta especifica e motivadora que venha transparecer urgência na sua realização, motivando o empreendedor a traçar novos planos para o futuro de sua organização.
A conquista dos objetivos levará ao questionamento o planejamento adotado, e se seria viável a realização de um novo plano financeiro para a nova fase dos negócios.
Normalmente os planos de negócios financeiros são realizados por setores terceirizados, por profissionais qualificados, por terem a característica da vivencia e a facilidade de suprimir diversas situações que a sua empresa pode estar passando.
O mercado financeiro e econômico tende a dificultar aos micro empresários saírem vitoriosos. Porém, isso não significa que devemos nos manter a essas regras. Pode-se construir um planejamento financeiro eficaz e contínuo com uma análise precisa da situação, estruturar a empresa mesmo em tempos de crise. Para tanto, faz-se necessário que o empreendedor compreenda as bases da meta e acredite, baseado em dados concretos, que os caminhos apresentados o levará ao sucesso.
Apesar de se ter esses recursos, muitos dos empresários preferem aprender com seus próprios erros ao seguir a um planejamento, o que poderia ser viável se pudéssemos errar mais de uma vez, o que normalmente não ocorre.
Costumo dizer aos meus clientes que “o consultor é o instrumento que direciona os negócios ao sucesso de forma lucrativa e rentável.”

O planejamento financeiro requer atenção, paixão, profissionalismo e dinâmica. O consultor deve ser motivador, realista e criterioso.
Autor: Maiccel Lopes


Artigos Relacionados


Principais Causas Do Fracasso Do Empreendedor Brasileiro

Empreender Será Mais Fácil

Panejamento Financeiro - O Que é?

Planejamento Financeiro Pessoal E A Importância Da Gestão Dos Próprios Recursos – Um Estudo De Caso Com Os Estudantes De Administração Da Faculdade Paraíso Do Ceará - Fapce

Dicas Para Um Empreendimento De Sucesso.

A Importância Do Plano De Negócio Para Estéticas

Como A Empresa Coleta Informações Para Decidir