O Rio da Transformação



Nossas vidas estão em constante mudança e evolução. Freqüentemente, estas mudanças envolvem tensão e ansiedade. Eis aqui um trabalho que desenvolvi no intuito de encorajar as pessoas a serem receptivas e a aceitar mudanças em suas vidas.

Imagine por um momento que você está nas montanhas. A vegetação é densa e o cheiro da terra, árvores e flores impregnam o ar. Há borboletas de cores intensas: azuis, vermelhas e amarelas que voam a esmo por entre flores de tonalidades igualmente intensas. Os raios de sol que se infiltram nos ramos das árvores parecem linhas de seda a unirem as árvores a terra. Sopros de vento sussurram por entre as folhas que dançam e vibram.

Ouve-se o som murmurante de um rio que atravessa o vale, correndo por entre rochas de formações milenares. Uma pequena cascata desvia parte das águas do rio formando uma piscina natural. Curtas ondas se formam no local por onde se infiltra a água. Essas ondulações perdem a intensidade até que desaparecem completamente ao atingir a extremidade. A água é pura e transparente. Há pedras, galhos e folhas nos limites da piscina que detêm momentaneamente seu conteúdo de prosseguir viagem.

Há um ciclo desorganizado que somente a natureza pode criar. As águas do rio e outros objetos entram na piscina através de fontes desconhecidas. Após permanecerem por tempo indeterminado, prosseguem viagem alegremente. Há insetos, animais, plantas e árvores que se utilizam do habitat como fonte de energia, poder e alimento. A piscina existe como é de sua essência e, mesmo com suas imperfeições ela é, na realidade, perfeita.

Nossas vidas se parecem com a piscina na montanha. Os acontecimentos de nossos dias, meses e anos são como as águas e demais objetos que nela entram. Algumas pessoas e coisas permanecem durante longo período. Outras vêm e vão de forma imperceptível. Por mais que desejemos, é impossível manter as coisas inalteradas em nossas vidas, em nossas piscinas. Mudança é fato inevitável e constante.

A piscina na montanha convive em harmonia com a natureza. Quando há uma tempestade, suas águas se tornam turvas e revoltas. Depois da tempestade, tanto a piscina quanto o que nela existe sofreram transformações, mas a essência permanece a mesma.

O mesmo se aplica a nós como seres humanos quando nos deparamos com mudanças. Nossas vidas e nossas mentes se tornam inicialmente tumultuadas diante dos novos acontecimentos. Enquanto assimilamos a nova realidade, nossas mentes são semelhantes à piscina turva e revolta. Quando passamos a encarar a mudança como um processo normal na vida, adquirimos uma arma poderosa de aceitação à transformação.

Nossa capacidade de avaliar a importância da transformação em nossas vidas determina nossa felicidade, direção e destino.

Quer superar uma situação conflitante? Drible-a!
Autor: Rob McBride


Artigos Relacionados


Casa Com Piscina Vale A Pena?

Exercícios Na água São ótimos Para A Saúde.

Sinais Do Verão

Gotinhas De Amor

As Flores E As Sementes

Cheiro De Primavera No Ar

Resumo Do Filme ''a Última Hora''