Geografia da Ocupação Portuguesa Na África



Quando neste trabalho mencionamos o termo geografia da ocupação, estamos realizando uma análise de como o expansionismo Português se projetou geograficamente dentro do continente africano e consequentemente sua analise.
A colonização portuguesa da África foi o resultado de seus descobrimentos e teve seu começo com a ocupação das Ilhas Canárias ainda no princípio do século XIV. A primeira ocupação violenta dos portugueses no continente Africano foi à conquista de Ceuta em 1415. Mas a verdadeira "descoberta" do continente Africano iniciou-se um pouco mais tarde, mas ainda no século XV.
Portugal inicia assim um projecto nacional — o Norte de África que se iria estender a toda o continente africano e mesmo até à Ásia, que se prolongou por vários reinados e séculos, desde o reinado de D. Dinis (1279), com contatos nas Ilhas Canárias, até ao de D. João III (1557), altura em que se estabelecia o Império Português
Em 1444, Dinis Dias descobre Cabo Verde e segue-se a ocupação das ilhas ainda no século XV, povoamento este que se prolongou até ao século XIX.
Durante a segunda metade do século XV os portugueses foram estabelecendo feitorias nos portos do litoral oeste africano. No virar do século, Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança, abrindo as portas para a colonização da costa oriental da África pelos europeus.
Gostaria em uma breve explanação, colocar em ordem cronológica, o nome de algumas das principais colônias portuguesas no continente africano, colônias estas que compunham o que denominamos aqui de África Portuguesa.
Poderíamos começar com as Ilhas Canárias, entretanto o contato Português com esta ilha não teve uma relação de colônia, valendo salientar também, que este antecede o inicio do expansionismo português, sendo seu primeiro contato em 1279.
Nesta ordem, podemos dizer com certa consistência, que a conquista de Ceuta em 1415 foi o marco inicial desse empreendimento mercantilista português, seguido por Porto Santo (1418). Em 1424 inicia-se a colonização da ilha da Madeira, cuja capital atual é Funchal e que até hoje faz parte de Portugal como uma Região Autónoma, pouco depois em 1427, dão-se os primeiros contato com o arquipélago dos Açores que também tem mesma caracteristica politica, a de Região Autónoma.
Em periodos proximos houveram mais duas descobertas, a Guiné Portuguesa cuja o nome atual é Guiné-Bissau e que foi colónia portuguesa em1446 e Cabo Verde que foi descoberto em 1460, Arquipélago que pertenceu a Portugal desde sua descoberta, como ainda hoje pertencem os arquipélagos de Açores e Madeira, tornou-se independente em 1975 e hoje é uma república parlamentarista, temos ainda Alcácer Ceguer em 1458, São Tomé e Príncipe em 1470 e Angola em 1559. Outro que fazia parte era Moçambique que em 1498 teve seu primeiro contato com os colonizadores portuguesas mais que só a partir do século 16 e 17 foi tomada mais efetivamente, houve o avanço para o interior na sequência de campanhas militares. Os colonialistas estabelecem postos comerciais e empresas de minério.
A partir de meados do século XVI, os ingleses, os franceses e os holandeses expulsam os portugueses das melhores zonas costeiras para o comércio de escravos. Portugal ainda conservou antigas colônias. Os portugueses continuam com Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique.
Autor: Volnei Neto


Artigos Relacionados


África Portuguesa

DiscussÃo Acerca Da InclusÃo Da LÍngua Portuguesa Como Idioma Oficial Da Onu

A Literatura E A Língua Portuguesa Na África

Distribuição Geográfica Das Espécies De Morcegos Do Gênero Rousettus (raposa Voadora)

A Colonização Da Ilha De Santa Catarina

Continente Africano

Do Tejo Ao Prata - 8 - Um Passeio Pela História