Doutor Aristão



O  Dr. ARISTÃO GONÇALVES NEVES ( 1891 – 1934 ) foi um menino pobre em Paquetá , onde trabalhava ajudando no balcão da farmácia local para, assim, conseguir pagar os seus estudos e se formar em Medicina, tornando-se então um dos mais populares médicos da Ilha.

Êle era também prático de farmácia:  manipulava receitas e inventava produtos, tendo ficado famosos o seu xarope Broncholino e o seu popular sabão Aristolino.

Uma das curiosidades da sua personalidade, sempre preocupada com os mais humildes, era o modo como eram cobradas as suas consultas. Êle clinicava todos os dias, pela manhã e à tarde, na antiga Pharmacia Neves, na R. Pinheiro Freire, 71 , mas ninguém nunca ficou sabendo o preço das suas consultas, porque o seu esquema de atendimento era o seguinte:

- Quem chegava para ser consultado recebia um cartão numerado e ficava aguardando. Chegada a sua vez, entrava no consultório e entregava o cartão ao Dr. Aristão e consta que o pagamento era feito diretamente a êle e, assim, ninguém nunca ficou sabendo quem pagava, ou não ... e pobres e ricos sempre tiveram o mesmo atendimento.

Em 20/02/1935 a atual Rua Príncipe Regente recebeu oficialmente o nome de Rua Doutor Aristão, numa justíssima homenagem a esse ilustre médico de Paquetá que, durante muitos anos, residiu numa das casas dessa rua.

No Nº 8 do PAQUETÁ JORNAL – ano 1 – de 31 de Março de 1928 – encontramos a seguinte nota:

- "Dr. Aristão – O Paquetá Jornal sente-se feliz por vir com um dia de antecedência apresentar suas felicitações a esse grande amigo e distinto clínico da ilha.Passando amanhã o aniversário natalício do humanitário facultativo, não podíamos nos furtar ao dever de sermos os primeiros a apresentar-lhe os nossos votos de felicidades de que ele é tão digno e merecedor.Registramos pois com o máximo prazer essa efeméride que encherá de alegria a todos aqueles que gosam de sua estima".

No número seguinte desse mesmo jornal, em 7 de Abril de 1928, encontramos uma outra nota:

- "Muito obrigado – No nosso número passado demos notícia do aniversário do nosso amigo Dr. Aristão Gonçalves Neves, médico que todos conhecem e muito estimam. Ora, esta notícia não passava de mero 1º de abril, no entretanto rendeu ao nosso amigo um belo presente que um seu grande amigo mandou-lhe:  Ao Sr. Ernesto Marques pedimos desculpas pelo engano de que foi vítima; e do nosso facultativo lastimamos não nos convidar para ajuda-lo a comer tão lindo presente". 

Coisas de Paquetá ! ... 


Autor: Marcelo Cardoso


Artigos Relacionados


‘paquetá’ E Os Seus Homônimos

O Solar D’el Rei

A Lenda Do Cachimbo Branco

Três Nomes Que Carecem De Oficialização

Ilha Sem Pressa

Di Franco

Ênio Sátiro Goulart, O 'Ênio Da Farmácia'