Conheça os Personagens dentro da Empresa



Imagine a arca de Noé. Imagine a diversidade de animais dentro de um mesmo espaço, uns rugindo, outros ruminando, outros relinchando, alguns latindo, alguns miando e muito mais.

Nas empresas, os bichos são outros: alguns se parecem com animais e outros põem os pobres animais no chinelo e até humilham os pobres coitados!

Aposto que você já olhou para o lado, imaginou qual animal seria o seu colega do lado, seu chefe, o porteiro e a faxineira. Mas não quero neste artigo comparar homens e mulheres com animais. Vou falar dos personagens mais frequentes nas empresas:

Pessimista

É aquele(a) que no domingo à noite já começa a reclamar que vai ter que trabalhar no dia seguinte. É batata! Faça um teste com qualquer pessoa no domingo à noite e pergunte sobre segunda-feira. Você irá ouvir respostas do tipo:

“- Pra quê que você foi me lembrar disso?!”
“- Ahhhhhh, nãããooooo, vai estragar o domingo da véia!”
“- Amanhã vai começar a peleja”
“- Já que não tem outro jeito, vou ter que fazer este sacrifício”
“- Amanhã vou pra luta”.

Você depois poderá enviar e-mails para mim dizendo quais outras choradeiras você já ouviu.

O pessimista é aquele(a) que fica 5 minutos em uma rodinha e a rodinha se desfaz. Você diz “BOM DIA” para ele(a) na segunda-feira e ele responde “Bom dia por quê?”. Ele(a) é carruncudo(a), conta as horas para terminar o expediente. É aquele(a) que está sempre reclamando do chefe, da empresa, do governo, do presidente. Se a empresa dá aumento de 5%, ele(a) acha uma miséria, se der aumento de 15%, acha que poderia ser melhor. O(a) pessimista é tão chato(a) que se a empresa der 200% de aumento, ele(a) vai dizer que foi demais, que a empresa está jogando dinheiro fora.

E tem um ponto pior: a pessoa pessimista não é só pessimista no trabalho, é um modo de vida, ele destrói o ambiente no trabalho, na família, no clube. Que figurinha complicada, hein?!

Quando falo do pessimista, algumas pessoas dizem “Coitadinho, temos que ajudá-lo(a)!”. Acho que temos que ajudá-los(as) sim, mas em grande parte dos casos os pessimistas não querem ser ajudados(as) e ainda reclamam da sua intromissão da vida deles.

Vamos parar de falar desta coisa ruim senão você vai acabar desistindo de conhecer os outros personagens do mundo corporativo.

Xerife

O(a) xerife é um tipo malvado, mandão/mandona, de poucas palavras. Geralmente é mais caladão/caladona, cara fechada. Ele(a) pode ser pessimista (que tragédia hein, um pessimista xerife!) ou não.

De alguns anos para cá, com o aumento do número de cargos de chefia sendo comandados por mulheres, vemos muita mulher com postura “assertividade zero”, batendo a mão na mesa e falando grosso, às vezes até literalmente. E se a mulher xerife estiver de TPM, corra porque você está correndo perigo de vida!

A filosofia de “manda quem pode obedece quem tem juízo” ainda impera para este personagem.

Mas, com o passar dos anos, este personagem está perdendo força e dentro de algum tempo estará mais extinto do que mico leão dourado.

O xerife se confunde um pouco com outro tipo, que é o Sabe Tudo.

Sabe Tudo

O(a) sabe-tudo é um personagem que sabe tudo de tudo! Se alguém pergunta alguma coisa perto dele(a), mesmo sem ser chamado(a), ele(a) aparece do nada, dá palpites, ou melhor, dá a solução pois ele(a) está sempre certo(a).

Este personagem não sabe o que é humildade e não reconhece quando está errado(a), porque ele(a) acha que nunca erra!

Repare em sua área ou empresa, veja como o(a) sabe tudo age. Cuidado, pois você às vezes vai se pegar concordando com ele quando fala que dois mais dois é igual a cinco. Isto porque ele(a) desenvolveu uma lábia, uma habilidade do “Rolando Lero”, personagem do saudoso Rogério Cardoso na Escolhinha do Professor Raimundo.

Este personagem não percebe sua inconveniência, mesmo levando algumas patadas de pessoas “do bem”.

Zé Alegria

A preocupação principal deste personagem é aparecer, fazer gracinhas, chamar atenção. Tem uma lista de 8.000 piadinhas divididas em rápidas, médias e prolongadas que duram até 30 minutos.

Na maioria dos casos este personagem é masculino, mas existem vários casos no sexo feminino, que podem ser chamadas de Dona Alegria.

Não tenho nada contra pessoas alto astral, bem humoradas, muito pelo contrário, mas tudo na vida tem um limite e o bom senso deve prevalecer acima de tudo!

Este personagem muitas vezes extrapola e canta, coloca músicas altas no drive de CD do seu micro sem perguntar se os outros gostam do mesmo estilo musical. Nunca o volume do som fica baixo. Ele(a) finge que não conhece o headfone. Este personagem desconcentra àqueles(as) que precisam se concentrar no trabalho. Mas, quando ele(a) precisa trabalhar concentrado, qualquer barulho incomoda e ele(a) fica bravo(a).

Uma coisa engraçada é que adora brincar e gozar a cara dos outros, mas não admite que gozem da cara dele. É um engraçadinho ativo! Risos......

Outro fator comum é o tom da voz. Geralmente fala alto, conta piada alto, dá risadas altas enfim, tudo o que for necessário para aparecer. Parece aquele adolescente que quer aparecer para as garotas da faculdade.

Depois quando é demitido sai falando mal de Deus e todo mundo, dizendo que foi injustiça.

Otimista

É uma figura que aparenta ser a ideal para a empresa, mas com o tempo você percebe que este personagem fala mais do que faz. Sua frase preferida é : "O Brasil é o País do Futuro!"

Você deve estar se perguntando porquê o otimista não é o profissional ideal. É porque ele(a) tem energia, pensa positivo, ajuda a motivar os outros mas na hora de botar a mão na massa..........

Ele acredita nas coisas mas não faz a coisa acontecer!

Ao contrário do Otimista, existe o Entusista.

Entusiasta

O(a) entusiasta sim é a pessoa que toda empresa gostaria de ter. Ele(a) acredita nas coisas e na capacidade dele(a) e dos outros para transformar as coisas, atingir os objetivos, metas da empresa.

Por ele(a) ser uma pessoa para cima, alto astral, de bem com a vida, ele(a) geralmente faz carreira na empresa, possui diversos seguidores e se torna um(a) ótimo(a) líder.

Seus/suas subordinados(as) querem ser como ele(a) porque ele(a) dá exemplo!

Este profissional deve ser o benchmarking de todas as outras pessoas.

Ao contrário do pessimista, quando entra em um bate papo, ninguém deixa ele(a) sair, pois sempre tem mensagens positivas, estimulantes e também cita exemplos a serem seguidos. Ele(a) geralmente é bom humorado(a) e sabe dosar o humor na hora certa, auxiliando na manutenção do bom clima organizacional. Quando o clima não está bom, ele(a) é o(a) primeiro a ajudar a reverter a situação.

Então senhores e senhoras, palmas para o(a) Entusiasta!

PS: Se você conhece mais alguns personagens dentro da empresa ou tem casos para contar sobre os tipos acima, mande um e-mail para mim: [email protected]
Autor: Alexandre Luiz Gomes


Artigos Relacionados


Você Tem Emprego

Tpm

A Melhor Maneira De Se Demitir

Coisas Da Vida

Perdi O Emprego Porque Não Sabia Voar!

A História Do Mickey Mouse

Rotina Mata?