Comunicação é poder!



É fato - a pessoa que demonstra profissionalismo, conhecimento sobre o assunto, experiência e credibilidade desenvolve autoridade em seu ambiente profissional. Equipes altamente produtivas conseguem obter bons resultados porque se comunicam.

Quando a comunicação é eficaz, melhora a satisfação e o desempenho dos funcionários, eles compreendem suas tarefas e funções, sentem-se motivados e envolvidos no ambiente profissional.

O funcionário informado comete menos erros, além de evitar mal-entendidos, fofocas e burburinhos originados na chamada “radio peão”.

Entretanto, trabalhar a comunicação dentro da equipe exige um pouco mais do que o simples fluxo de informação.

A postura dos colegas de trabalho conta muito na questão da comunicação, pois de nada adianta trabalharmos no esclarecimento dos processos se os funcionários conversam e se comportam como gladiadores.

Gentilezas e empatia são muito bem vindas no processo comunicativo.
A postura do líder também conta para que haja credibilidade, pois a comunicação mantém um vínculo afetivo entre o líder e sua equipe.

Como disse um renomado psicólogo norte-americano: “A comunicação é um caminho de duas vias, é a transferência de informações de uma pessoa para outra e ela se processa através da compreensão desta informação, por parte de quem a recebe. É vista também como mecanismo de transmissão de idéias, fatos, pensamentos, sentimentos e valores”.

Para que ocorra a comunicação é necessário que haja presença do emissor e do receptor. Em uma empresa podem ser enviados vários memorandos e boletins informativos.

Se a transmissão da mensagem for falha e algum deles não for recebido, lido e compreendido, a comunicação não se terá completado.
Autor: Débora Martins


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