Cliente é Rei?



É parece que as pessoas ainda não perceberam a importância do cliente, embora passem a vida inteira dizendo que é ele quem tem razão...
Qualquer empreendedor sabe que seu produto ou serviço só tem um destino: ser consumido! Ótimas idéias que envelhecem nas prateleiras ou não são sequer tocadas, de nada servem.
Não há justificativa em se estruturar um serviço com ambientes climatizados, iluminação perfeita, cores planejadas, etc., se o cliente não entrar e deixar algo em troca.
Diariamente cometemos erros em nome de possíveis melhorias, que nunca chegam a satisfazer nosso precioso consumidor, pois não temos o hábito de perguntar o que ele necessita ou deseja.
Ou pior, se perguntamos, sequer damos a devida atenção às respostas, preferindo ignorar críticas e ater-se apenas aos elogios imobilizadores, pois... “em time que está ganhando não se mexe” e se há pessoas satisfeitas, danem-se os insatisfeitos, mesmo que esses sejam a maioria.
Talvez o maior dos equívocos seja interpretar o primeiro consumo de um provável cliente como conquista realizada. Afinal de contas se ele está ali é porque o nosso produto é o que ele precisa. Certo?
Claro que sim... mas não basta apenas termos o produto certo, nenhum consumidor é absolutamente fiel se nós não o tratarmos sempre como se fosse a primeira vez e o convidarmos para voltar, com a diferença que agora podemos chamá-lo pelo nome.
Estamos sempre em busca de novos clientes, querendo que nossa “carteira” esteja repleta de nomes, mesmo que eles só tenham consumido uma única vez, acreditando que essa seja a melhor forma de crescer.
É preciso interromper essa prática de ignorar aqueles que se mostram interessados em consumir e partir sempre em busca de novos. O segredo é tratar bem, escutar e atender as necessidades dos clientes atuais e eles se encarregarão de viabilizar o crescimento pretendido.
E assim, o cliente será sempre Rei para a felicidade geral da organização.
Autor: Leon Iotti


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