Fase



Se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai (Filipenses).

Bocejos e sono, para teste de colchão, configurava o aspecto esfomeado da platéia composta de 300 pessoas participantes do VIII Seminário de Estratégia de Marketing. Duas importantes apresentações haviam sido feitas e já passava da hora do almoço. Uma versão anterior do PowerPoint que não permitia visualizar alguns subtítulos da palestra completava o cenário, pre-necrosando a esperança de uma boa fala do novo palestrante.

Fazia a introdução, olhando para umas cinco pessoas, que provavelmente estavam de saída para almoçar. É o triunfo da Lei de Murphy, aquela que preconiza o acontecimento de algum imprevisto em qualquer projeto. Pensando: xô lei de Murphy, respirei fundo e encorajei-me a começar.

Introdução
O treinamento é algo pertinente à pessoa humana. O homem gosta tanto de aprender, que se ninguém lhe ensinar, tentará buscar conhecimento do seu próprio jeito, trilhando por uma longa estrada, sem nenhum atalho. Um pesado fardo estará sobre suas costas, correndo o risco de no final da caminhada receber o nada terno abraço da mais ingrata desventura.

• Cronologia
Hamurabi
1800 aC
O rei da Babilônia, no código Hamurabi, inovou com a Importância do Treinamento para a Satisfação de Clientes.

Nabucodonosor
600 aC
Rei da Babilônia com administração voltada para marketing
Houve por bem regulamentar o controle de produção, incentivos salariais, reconhecendo a Importância do Treinamento para Satisfação do Cliente.

Platão
400 aC
Treinado por Sócrates, buscava a verdade através de perguntas e respostas. Fundou a primeira universidade da Europa. Só faltava ser de marketing.
As sondagens poderiam perfeitamente ter conferido a Platão, o pioneirismo na tese de satisfazer clientes.
Dizia que a felicidade era para porcos.

Agora no quinto “slide”, mais cinco pessoas deixavam o lindo auditório da Faculdade de Petrópolis - RJ. Comecei a fazer contas: se a cada 5 transparências 10 pessoas saírem, progredindo exponencialmente, certamente não chegarei até a vigésima e última figura.

10 X 2 = 20
10 X 2 X 2 = 40
10 X 2 X 2 X 2 = 80
10 X 2 X 2 X 2 X 2 =160
Soma
20+40+80+160 = 300
-- Viu que sufoco?
Como não sou chegado a cortar a própria carne, pensei em uma solução...
Vez, atendia a um treinamento junto ao pessoal da empresa WordPerfect, firma de Salt Lake City, Utah, Estados Unidos. Apesar de ser cidade do sal, em seus cursos, têm por hábito distribuir jujuba.

-- Cara, se eu tivesse trazido a jujuba, pensei, jogaria um pacotinho a cada 10 minutos e a palestra seria o maior sucesso. Já sei, na falta da jujuba, entro com o “sorviete de moriango”. E prossegui:

Chiquitito estava mais feliz do que pinto no lixo. O anúncio de emprego dizia:
Empresa de grande porte contrata profissional que saiba espanhol...
Pensou: É mole! Quem não sabe falar uma língua que é igual ao português?

Conchita iniciou a entrevista:
--Chiquitito traduza para espanhol a frase: sorvete de morango.
--Claro! Respondeu Chiquitito. –Sorviete de moriango!
--Desculpe Chiquitito, o certo é: helado de frutilla!
--Lógico onde estou com a cabeça!
--A moça pediu a tradução em português de outra sentença:
Um ratito, necesito de servícios!
O candidato pensou: imagine se um rato precisa de trabalho... Quanta perturbação!
Na verdade, a entrevistadora estava dizendo: um instante. Vou ao banheiro!
-- Hasta luego amigo (até logo amigo), falou a jovem, apressando-se em livrar-se do inconveniente candidato, que assim se despediu:
-- Amigo no, solo conoscido y nada mas. Amigo és la punta del cuchillo. (...só conhecido e nada mais. Amigo é a ponta da faca).

A palestra voltou a ter vida. O povo estava feliz, show de bola. Continuei:

Bill Gates
Hoje
Considera tão importante o Treinamento para a Satisfação de Clientes, que investe grande parte de sua receita nessa área. Apaixonado por seus bilhões de clientes, não sabe como agradecê-los!

Virtude
Falar já era. Seu funcionário precisa estar habilitado para mostrar ao cliente, na prática, como descobrir em sua empresa e colaboradores, a virtude. Isso só é possível com treinamento. Fazer o cliente descobrir a virtude e firmar com ele um compromisso umbilical, garante sua inteira satisfação.

• Reciprocidade
A virtude, gerada pela empresa, distribuída integrada, gerará reciprocidade, satisfazendo todos os envolvidos.

Empresa
Para que o cliente fique satisfeito, o princípio não é ser plenamente paparicado. Grandes organizações que tinham como regra adular o cliente, perceberam a tempo, que essa prática, sem embasamento científico, só lhes trariam prejuízos financeiros e perda de virtude.



Funcionário
Para que o modelo de negócio se caracterize pela satisfação do cliente, é importante submeter sua equipe a um treinamento específico. E não adianta importar regras alienígenas, sem que, antes, se compare o comportamento do consumidor do país onde é praticada a ação, com o nosso.

Cliente
Um software contendo os serviços prestados ao cliente, e seu perfil, além de evitar que você repita perguntas, ajudará o Setor de Marketing a planejar ações específicas.
Atenda bem!
Você anda meio sem amigo?
Que tal fazer um?

Quando chegou nesse ponto, o pessoal começou a ficar de bola murcha, como torcedor da última copa. Ta na hora de entrar com outra injeção:

-- Na antiga Grécia, um sujeito chamado Eubúlides defendia a tese de que: quando alguém diz que mente, fala a verdade. Do contrario estará mentindo. Como já tenho um artigo com esse nome, arrisquei:

-- Suponha que Eubúlides tenha tido um filho e o garoto tenha criado a seguinte história:
-- Um homem viu uma cobra engolindo um sapo e arrancou-o de sua boca. A jararaca enroscou-se em seu braço. Agora já era. O rapaz, pegou um pouco de cachaça e deu para a cobra, conseguindo assim, ser abandonado por ela.

-- Cortou o sapo retirado da boca da cobra em pedaços, fez isca e estava pescando, quando alguém bateu em suas costas. Era Ofídia XP, a cobra, que agora portava dois sapos, em sua boca.

-- Viram como o cliente satisfeito volta?

O povo recobrou o ânimo e continuamos...

Meu Cliente
Meu cliente às vezes brinca reclamando do preço. Devolvo-lhe o gesto com carinho. Seu sorriso, abraço e um novo contrato, confirmam, como foi bom tê-lo feito perceber as virtudes que compõem a empresa como um todo.
Não imaginava a Importância do Treinamento para a Satisfação do Cliente.

Meu Trabalho
Passo o fim de semana pensando nele. Não por causa de colegas sacais, regras insanas, neuroses ou uma enxurrada de reclamações dos clientes.
Fico feliz de pensar no próximo treinamento e nas virtudes dos funcionários. Semana que vem, seremos visitados por um fornecedor que quer saber das nossas virtudes.

Decantação
Analise o fluxo dos negócios conforme o volume da Empresa.
Aqui se vê a Importância do Treinamento para a Satisfação do Cliente.
Treinamento  Satisfação  Resultados
Fracasso
É semelhante a um maquinista reumático de um trem sem apito, descarrilado na curva de uma saudade.

Não tem mote e sim epitáfio. Exemplo: Revertere ad locum tuum.
Traduzido do latim significa: volta ao pó. Para os cômicos, quer dizer: se eu não encontrar a minha mulher, levo a de qualquer um.

Aqui, o povo respondeu positivamente ao estímulo. Sorrisos tornaram-se comuns e a palestra fluía legal.

Sucesso
E você?
Qual é o seu objetivo?
De onde veio?
Como está?
Onde quer chegar?

Nesse ponto falo do Bill Gates. Infiro que possivelmente tenha pensado:
Todos dizem que o Windows é uma porcaria.
Platão falava que a sabedoria era para porcos;
Napoleão entendia que os homens, como sendo porcos, que comem ouro;
Há mil anos porcos são treinados em Perigot, na França para catar trufas para quem tem recursos e se alimentar dessa iguaria. Nada como uma boa porcaria. E noventa por cento dos terráqueos está com Bill.

A Importância do Treinamento para a Satisfação do Cliente, é comprovada naquilo que ele lembra. Uma vez um conjunto cantou no Rokin´ Rio e até hoje recordo dessa música:

--- Love of my life don´t leave me. Em uma atitude ousada, dessa vez, quase cortando a própria carne, cantei esse trecho e palmas reconfortantes aprovavam a conclusão de uma palestra, que antes subtraia de mim suores frios.

Enquanto agradecia, novas palmas confirmavam a bondade do povo petropolitano. Arrepiado, conclui o painel: A Importância do Treinamento para a Satisfação do Cliente. Honrado, agora, preparava-me para fotos, no belíssimo, arrojado e moderno auditório da Faculdade Arthur Sá Earp Neto – FASE.


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Escrito por:
Gilberto Landim
[email protected]
www.vendasplus.com.br
Autor: Gilberto Landim


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