Docência em Ciências Naturais: Didática e Dinâmica Curricular no Ensino Fundamental



O presente trabalho de pesquisa contém algumas reflexões a cerca da importância das questões que envolvem a Educação visto que no atual contexto em que estamos inseridos, dissertar sobre os paradigmas ligados a ela é algo por demais desafiador. Se formos desencadear um processo reflexivo veremos que a educação caminha lentamente na operacionalização do discurso da qualidade pedagógica. Ainda existem muitos desafios que precisam ser superados e para que isto aconteça é necessário que o professor reflita sobre sua própria prática e veja o quanto o papel que desempenha na questão educacional é de suma importância para o alicerce da cidadania. O professor deve estar comprometido com o papel que desempenha, deve exercer a amorosidade em seu ofício de ensinar e de aprender, pois sabemos que o amor é vital e incondicional, seja na vida ou no trabalho. Cabe salientar que o sujeito docente em Ciências Naturais precisa ser um revolucionário, ter um ideal e nunca esquecê-lo, resgatá-lo permanentemente para só desta forma, transformar o mundo e, assim, fazer com que as gerações futuras aprendam a respeitar os seres humanos e o planeta em que vivemos, despertar a consciência social por meio do conhecimento e promover o exercício da razão como forma de libertação.

Ø Maíra Damian Pivetta é Bióloga com pesquisas na área da Formação do Profissional Docente;
Ø Rodrigo Dalosto Smolareck é Pedagogo; Especialista em Psicopedagogia; URI – Campus Santiago.
Autor: Maíra Damian Pivetta


Artigos Relacionados


A Formação Do Professor: Uma Revisão Bibliográfica Sobre As Cocepções Teóricas

Os Novos Desafios Da Profissão Docente

Tecendo Saberes E Fazeres - Desafios Para Uma Prática Educacional Inclusiva

Competências E Ambiente Virtual De Aprendizagem.

Os Saberes Docentes E Sua Prática

A Importância Da Formação Continuada Na Prática Cotidiana Do Docente

O Significado Da Reflexão Na Prática Docente E Na Produção Dos Saberes Profissionais Do/a Professor/a